Guia da Semana

Antes celebrado em 13 de maio (data da Abolição da Escravatura pela lei áurea) o Dia Da Consciência Negra passou a ser comemorado no dia 20 de novembro a partir da década de 60.

Está nova data faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, principal líder da luta contra a escravidão, no ano 1665 e muitas cidades como São Paulo instituíram feriado neste dia. Fora do nordeste, a cidade de São Paulo é o local onde estão as principais casas e eventos que promovem de preservam a cultura afro-brasileira.

Confira uma lista com lugares que você não pode deixar de visitar para conhecer de perto esta cultura tão bonita, rica e importante para a história do país.

Academia Paulista de Letras

Reconhecendo os trabalhos literários de Luiz Gama, a Academia Paulista de Letras concedeu-lhe a honra de ser patrono da 15ª cadeira desta respeitável instituição literária. No acervo privilegiado da Academia, encontram-se diversas obras, entre elas "1ªs Trovas Burlescas", escrito em 1859, único livro publicado por Luiz Gama.

Largo do Arouche, 324 Leia mais

Casa das Áfricas

O espaço localizado no bairro da Vila Madalena possui um acervo que contempla galerias, textos, produções fotográficas, gravuras e objetos em exposições. O Instituto de pesquisa conta com material de pesquisas sobre o continente africano, além de promover atividades culturais diversas celebrando a rica história afro-brasileira.

Rua Harmonia, 1150 - (11) 3801-1718 Leia mais

Cachuera!

A associação cultural que nasceu de um projeto de pesquisas conta com um acervo que possui mais de 11 mil fotografias e 3 mil horas de gravações com ênfase na cultura afro-brasileira do sudeste do Brasil. Este material é disponibilizado para pesquisas e conta com produtos como CDs, livros e documentários como o jongo, cultura de danças e músicas cantadas pelos escravos.

Rua Monte Alegre, 1094 - (11) 3872-8113 Leia mais

Casa Mestre Ananias

A casa traz uma série de atividades culturais do país como roda de samba, capoeira, violão, cavaquinho, leituras, ensino da história africana e afro-brasileira, além de outras artes integradas como cerâmica, modelagem, gravuras, desenhos e pinturas.

Rua Conselheiro Ramalho, 945 - (11) 9437-8513 Leia mais

Museu Afro Brasil

Localizado no Parque do Ibirapuera, o espaço é voltado para conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural afro-brasileiro. Projetado por Oscar Niemayer, o museu abriga pinturas, gravuras, objetos, fotografias e documentos históricos que ficam a disposição para pesquisa.

Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n° - (11) 3320-8900 Leia mais

Samba da Vela

Desde o ano 2000, a Comunidade Samba da Vela se reúne todas as segundas-feiras na Casa de Cultura de Santo Amaro. Este "Culto ao Samba" como os próprios fundadores definem o evento, onde uma vela é acesa e usada como relógio, ou seja, o samba só termina quando ela queimar por inteiro resgatando o autêntico samba de terreiro.

Praça Francisco Ferreira Lopes, 434 - (11) 5522-8897 Leia mais

Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte

Este espaço, na Sé, foi palco de um marco histórico. Pela primeira vez nos bancos de uma igreja em São Paulo, negros e brancos se sentaram lado a lado. A igreja leva este nome devido a um hábito de escravos condenados à morte no Largo da Forca, hoje Largo da Liberdade, que a época de entravam na igreja para pedir à Nossa Senhora uma boa morte.

Rua do Carmo, 202 - (11) 3101-6889 Leia mais

Igreja Nossa Senhora Achiropita

O Padre Toninho, criador da Pastoral Afro em apoio com a comunidade negra realiza diversos eventos e encontros como casamentos, missas e celebrações. Destaque para a Festa da Mãe Negra, a Semana da Consciência Negra/ Missa de Zumbi, e o jantar afro.

Rua Treze de Maio, 478 - (11) 3106-7235 Leia mais

Centro Cultural do Candomblé

O Centro Cultural do Candomblé foi criado com o objetivo de promover e ensinar a doutrina e seus rituais. Pai Toninho de Xangô tem uma atuação ativa na luta pela inclusão e pela valorização da cultura negra em sua comunidade e organiza mensalmente festas abertas ao público que se interessa em aprender um pouco mais sobre o Candomblé.

Rua do Bosque, 246 - (11) 3392-5572 Leia mais

Por Marina Marques

Atualizado em 19 Nov 2013.