Guia da Semana

São Joaquim, em meio a Serra Catarinense, é uma das cidades onde mais faz frio em todo o Brasil. No alto inverno, quem tiver sorte, poderá ver até mesmo neve por lá. Para deixar tudo ainda melhor, o destino é conhecido como a terra da maçã e produz alguns dos melhores vinhos do país!

A verdade é que em qualquer época do ano São Joaquim é um destino que vale a pena conhecer – lembrando que entre os meses de junho e agosto o termômetro pode apontar temperaturas abaixo de 0ºC.

Como a cidade é pequena, um ou dois dias são mais do que suficientes para conhecer tudo! Por isso, vale a pena incluir o destino em um roteiro maior pela região de Santa Catarina.

Para te inspirar a desbravar a região sul do país, o Guia da Semana fez um roteiro com tudo o que você precisa conhecer em São Joaquim e região. Confira:

CENTRO DE SÃO JOAQUIM


Foto: Shutterstock

A primeira parada para quem visita São Joaquim é o centro da cidade. O roteiro tem como principal destino a Praça João Ribeiro, que conta com a Igreja Matriz. Conhecida como uma das construções mais bonitas de toda a cidade, a construção do início do século 20 é o cartão postal de São Joaquim e foi feita a partir de pedras retiradas da Serra Catarinense. O passeio é uma boa pedida para quem gosta de história e também de conhecer lugares novos.

Ao seu redor, encontram-se os principais atrativos da charmosa cidade: restaurantes com comidas típicas, pousadas e lojinhas de lembranças. Aproveite para conhecer o lago com fonte, que costuma ficar congelado nos dias mais frios.

+ ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM SÃO JOAQUIM

SNOW VALLEY


Foto: Reprodução/Instagram @snowvalleyexperiencepark: Foto 1 e Foto 2

Inspirado nos modelos dos Parques Nacionais Norte Americanos, o Snow Valley foi criado para oferecer uma verdadeira experiência de neve em meio a um dos lugares mais frios do Brasil. O espaço oferece diversos programas diferentes aos turistas, entre eles está o Adventure Park, onde é possível realizar atividades como Tirolesa, Arvorismo e Escalada.

Ainda, é possível conhecer o espaço através de um programa de acampamento, que é realizado totalmente em inglês. No verão ou no inverno, jovens e crianças conseguem fazer uma verdadeira imersão na língua inglesa enquanto participam de atividades coletivas em meio à natureza.

+ ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM SÃO JOAQUIM

VINÍCOLAS DA SERRA CATARINENSE


Foto: Shutterstock

A produção de vinhos vem crescendo e se sofisticando na região da Serra Catarinense e nada melhor do que conhecer de perto essa grande novidade. A boa notícia é que várias vinícolas de São Joaquim já recebem turistas e preparam programas especiais para oferecer o melhor do enoturismo.

O melhor endereço para conhecer a produção de vinhos catarinenses é a Vinícola Villa Francioni. O empreendimento oferece um encontro encantador com a arte da vinicultura e o prazer dos melhores vinhos. A visita é sempre acompanhada por um guia especializado, onde são percorridos todos os estágios da elaboração dos vinhos da empresa. O trajeto é concluído com uma deliciosa sessão de degustação. Para conhecer, basta fazer a reserva online pelo site.

+ ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM SÃO JOAQUIM

BATE E VOLTA: URUBICI


Foto: Shutterstock

Para conhecer uma cidade próxima a São Joaquim e aproveitar a viagem, a dica é desbravar Urubici, que compete com o título de cidade mais fria do Brasil, já que por lá também é possível ver neve e encontrar os termômetros abaixo de zero. O local abriga atrações naturais e por isso é o destino ideal para quem gosta de ecoturismo e turismo de aventura.

Para se ter uma ideia de tamanha beleza, a natureza do município é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, pois faz parte da Reserva Mundial da Biosfera da Floresta Atlântica. A atração mais visitada da cidade é o Morro da Igreja, ponto mais alto habitado da região sul do Brasil, situado a 1822 metros de altitude. A estrada que dá acesso ao Morro da Igreja possui outra bela atração, que foi visitada logo em seguida: a Cascata Véu de Noiva, que possui 62 metros de altura com água escorrendo por um paredão.

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 10 Jul 2019.