Guia da Semana

Para entrar em contato com a natureza, quebrar a rotina e ainda praticar exercícios físicos, as trilhas são uma excelente opção para aqueles que desejam sair um pouco dos ares urbanos. Com diversas opções e com diferentes níveis de dificuldade, no Rio de Janeiro é possível encontrar diferentes trilhas por toda a cidade.

+ Veja as trilhas imperdíveis em São Paulo
+ Confira os lugares para fugir do verão brasileiro

Prepare a câmera fotográfica, a garrafa com água e os sapatos confortáveis: listamos para você algumas trilhas para fazer no Rio de Janeiro. Cada uma delas conta com percursos, durações e dificuldades diferentes – para ir sozinho, com os amigos ou com a família.

Caminho das Bromélias

Uma trilha fácil para aqueles que estão apenas passeando pela cidade, o Caminho das Bromélias margeia um rio de águas cristalinas. Com caminhos abertos e com poucos obstáculos, é a aventura ideal para ir e apreciar a natureza.

Duração: 20 minutos
Dificuldade:Fácil
Atração: Paisagem e rio

Cascata da Fazenda

Com um trajeto curto e sem dificuldades de travessia, na trilha da Cascata da Fazenda você se depara com uma belíssima cachoeira – que dá nome à trilha.

Duração: 15 minutos
Dificuldade:Fácil
Atração: Paisagem e cachoeira

Pedra Bonita

Com um caminho pouco íngreme e com poucos obstáculos, a trilha da Pedra Bonita está localizada dentro do Parque Nacional da Tijuca – RJ. Inicia-se a trilha na Estrada da Pedra Bonita, onde também se encontra a rampa para voo livre de parapente e asa delta.

Duração: 40 minutos
Dificuldade:Médio – exige esforço
Atração: Paisagem

Morro da Urca

Com vista para a Baía de Guanabara, esta trilha com cerca de 1,5 km de extensão leva os visitantes até o topo do Morro da Urca. Inicia-se o trajeto pela pista de caminhada Claudio Coutinho, à esquerda da Praia Vermelha – por onde se pode chegar ao terminal do bondinho do Morro.

Duração: 40 minutos
Dificuldade:Médio – exige esforço
Atração: Paisagem

Morro Dois Irmãos

Localizado na zona Sul da cidade, um dos mais famosos e bonitos cartões-postais da cidade é um convite a conhecer mais de perto sua beleza e exuberância. Com uma trilha de 1,5 km, é possível subir até o alto do morro do “Irmão Menor”, de onde tem-se a visão de toda a parte sul da cidade.

Duração: 45 minutos
Dificuldade:Médio – exige esforço
Atração: Paisagem

Pedra da Gávea

Com um nível de dificuldade maior do que as anteriores, para fazer a trilha da Pedra da Gávea é necessário ter um bom condicionamento físico para aguentar toda a aventura – que termina com uma escalada de aproximadamente 30 metros de altura até o ponto mais alto do trajeto

Duração: 2h
Dificuldade:Difícil
Atração: Paisagem e cachoeira

Parque Lage / Corcovado

Também considerada uma trilha para quem possui um bom preparo físico, na trilha do Parque Lage vopcê entra em contato com a natureza, admirando pássaros selvagens e até mesmo alguns macacos mico. Na parte baixa, são encontradas cascatas para desfrutar de um breve descanso.

Duração: 1h45
Dificuldade:Difícil
Atração: Paisagem e cachoeira

Por Leila Vieira

Atualizado em 29 Jan 2016.