Guia da Semana

Que o Brasil é um dos países mais multiculturais em todo o planeta não é novidade para ninguém. Esse é um dos motivos para que existam tantas manifestações artísticas diferentes espalhadas pelo país, cada uma no seu estilo.

Pensando nisso, o Guia da Semana separou uma lista de cidades brasileiras para quem gosta de arte visitar na próxima viagem. Da tranquilidade de Minas Gerais à loucura de São Paulo não vão faltar opções.

Inhotim

O Instituto Inhotim está localizado em Brumadinho, Minas Gerais, e têm o título de maior centro de arte ao ar livre da América Latina. Além disso, o local possui um dos maiores acervos de arte contemporânea do Brasil. Ele fica apenas a 60km de Belo Horizonte.

As atrações e obras estão distribuídas por jardins, galerias, espaços dominados pela Mata Atlântica e até mesmo lagos ornamentais. O Jardim Botânico traz diversas espécies raras e exóticas de plantas, inclusive da maior flor do mundo, conhecida como Flor Cadáver. Outro espaço é o Museu de Arte Moderna, que reúne 170 obras.

Os cenários e salas construídos oferecem experiências sensoriais aos visitantes. Em um deles, você entra em um recinto onde tudo é vermelho e passa para um outro ambiente totalmente escuro com uma pia iluminada ao fundo e barulho de água corrente. Os visitantes tem a sensação de que, ao entrar no quarto escuro, vai cair em um poço de água. Tudo ilusão criada por elementos sensoriais.

Brodowski

Se você nunca foi ao interior de São Paulo, provavelmente nunca ouviu falar de Brodowski. O que você não sabe é que um dos maiores artistas da história brasileira nasceu e começou sua carreira por lá: Candido Portinari.

O Museu Casa de Portinari recebeu um investimento de R$ 4,2 milhões em reformas para que fosse modernizado e restaurado. Ele está instalado onde era a antiga residência do artista. Além das obras, o espaço reúne móveis e utensílios pessoais da família Portinari. É um ambiente indispensável para os amantes de arte, especialmente brasileira.

Ouro Preto

Mais uma cidade mineira entra na nossa lista. Logo nos primeiros momentos em Ouro Preto já é possível se impressionar com a beleza de sua arquitetura colonial. Eleita uma das sete maravilhas brasileiras, a cidade respira arte, tanto que sedia todos os anos o Festival de Inverno Ouro Preto e Mariana.

O estilo Barroco é uma das maiores referências por aqui. Além das atrações artísticas, Ouro Preto é cercado por parques naturais e traz uma infinidade de museus. Isso que a própria cidade já é considerada um museu a céu aberto.

Brasília

Além de ser a capital do nosso país, Brasília é classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade. Claro que esse título não é por acaso. A cidade já era uma obra de arte antes mesmo da sua construção. Vista de cima, Brasília tem o formato de um avião ou de uma borboleta. O projeto foi elaborado por Lúcio Costa e recebeu o nome de “Piloto”.

Claro que não podemos deixar de falar de Oscar Niemeyer. Além de ter participado da construção da cidade, o arquiteto tem nada mais nada menos que 50 monumentos projetados ao redor da cidade. O Ministério, a Catedral Metropolitana e tantos outros são um show a parte no quesito artístico.

Curitiba

Curitiba é um bom exemplo de cidade cosmopolita que soube se enriquecer artisticamente das suas diferentes culturas. Além disso, a capital tem muita influência europeia. Isso se reflete nas obras expostas em seus museus, na arquitetura de monumentos e em vários aspectos urbanos.

Em um passeio por lá, é possível se sentir em casas coloniais portuguesas, teatros romanos e em grandes cidades ao mesmo tempo. Obras como “O Homem Nu” de Erbo Stenzel estão distribuídas ao redor da cidade, assim como uma infinidade de espaços para shows e apresentações.

Rio de Janeiro

É óbvio que você não precisa de muitos motivos para visitar o Rio de Janeiro. Além de ser uma das cidades mais bonitas do mundo, o Rio é o berço de grandes nomes em diversas vertentes artísticas. Machado de Assis, Olavo Bilac, Carlos Drummond de Andrade e Clarisse Lispector são apenas alguns exemplos de nomes que construíram suas carreiras por lá.

O Museu de Arte Moderno (MAM), o Museu Nacional de Belas Artes e o Museu Histórico Nacional se destacam como pólos de obras e grandes exposições. Não deixe de conhecer o bar “Garota de Ipanema”, onde Vinícius de Moraes compôs a música mais tocada em todo o mundo que intitula o lugar.

São Paulo

A maior cidade da América Latina também é uma as mais artísticas do continente. Aliás, é impossível dar uma volta por São Paulo sem se deparar com alguma talentosa artista de rua ou com algum belo museu. MASP, Museu de Arte Sacra, MuBe e a Pinacoteca do Estado estão entre os lugares onde você com certeza vai encontrar uma exposição melhor que a outra.

Se a sua praia é arquitetura, fique tranquilo. Os prédios históricos do centro, a Catedral da Sé e, especialmente, a Estação da Luz são verdadeiras maravilhas arquitetônicas as quais você não precisar desembolsar 1 centavo para ver.

Além das ruas, várias casas de shows estão espalhadas pela cidade e abrigam os mais diferentes estilos e tamanhos de atrações. A Sala São Paulo, o Citibank Hall, a Arena Anhembi e o Espaço das Américas trazem grandes atrações todas as semanas.

Por Ezio Jemma

Atualizado em 11 Fev 2015.