Guia da Semana

A região hoje conhecida como Porto Maravilha tem passado por uma intensa transformação nos últimos anos. Carregada de história, os arredores da Praça Mauá é dividia entre a modernidade e a tradição, desde o imponente Museu do Amanhã à simbólica Pedra do Sal.

O Guia da Semana preparou um roteiro com diversas opções de lugares imperdíveis para conhecer na Zona Portuária. Confira:

Jardim Suspenso do Valongo

A construção data de 1906, por ordem do então prefeito Pereira Passos, como um simples muro de contenção na encosta do Morro da Conceição. Faz parte do Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana e seu acesso é por escadas na rua Camerino. Tem uma área de 1.530 m², de onde se pode ver também o Cais do Valongo e o Cais da Imperatriz, pontos de chegada dos escravos. Vale conhecer também o próprio Morro da Conceição, considerado marco inicial da ocupação portuguesa.

Onde: Rua Camerino - Centro

The Week

A The Week é considerada o maior clube do Rio, com capacidade para 3.000 pessoas. Recentemente inaugurou uma nova iluminação e é uma das responsáveis pela revitalização da Zona Portuária do Rio, atraindo público para o local, antes esquecido e agora com uma cena efervescente.

Onde: Rua Sacadura Cabral, 150 - Saúde

Trapiche Gamboa

Um casarão que conserva a arquitetura característica do antigo Rio de Janeiro, um pé direito de 13 metros, vigas de madeira de jatobá, paredes de pedra e piso de azulejo hidráulico. Construído em 1867, tem três andares e uma extensa programação cultural, que envolve rodas de samba, jongo e ijexás.

Onde: Rua Sacadura Cabral, 155

Angú do Gomes

Inicialmente servido em carrocinhas espalhadas pelo Centro do Rio, o Angu do Gomes tem um endereço fixo desde 1977 na região da Praça Mauá. Mistura de bar e restaurante, o tradicional é feito com angu de milho e o sarapatel por cima, levando miúdos de porco e temperos. Ainda há opções com frutos do mar, frango com milho, calabresa e carne moída.

Onde: Rua Sacadura Cabral, 75 - Saúde

Museu de Arte do Rio - MAR

Inaugurado em março de 2013, o museu ocupa dois prédios na Praça Mauá: o Palacete Dom João VI, dedicado às salas de exposição, e o antigo terminal rodoviário Mariano Procópio, agora integrado como "Escola do Olhar".

Onde: Praça Mauá, 5 - Centro

Pedra do Sal

Este é o lugar onde, de fato, nasceu o samba. A região era habitada por nomes como Heitor dos Prazeres, Pixinguinha e João da Baiana, precursores do ritmo mais carioca que existe. O nome do local se deve ao fato de lá ter sido um ponto de descarregamento do sal que chegava à cidade via mar.Todas as segundas, a partir das 19h, rola a tradicional roda de samba, no meio da rua, no meio do povo.

Onde: Rua Argemiro Bulcão, s/n - Saúde

Orla Conde

Um dos mais novos endereços da região, a Orla da Guanabara Prefeito Luiz Paulo Conde é um passeio público com 3,5km de extensão. Ligando o Armazém 8 do Cais do Porto à Praça da Misericórdia - onde está o Museu Histórico Nacional -, o boulevard contempla as belezas da Baía de Guanabara, principalmente após a derrubada da Perimetral.

Museu do Amanhã

No mais novo museu localizado na Praça Mauá, o público é convidado a examinar o passado, conhecer as transformações do presente e imaginar cenários possíveis para os próximos 50 anos. É um dos campeões de audiência no Rio e sua arquitetura chama a atenção para muitas fotos.

Onde: Praça Mauá, 1 - Centro

Por Marco Sá

Atualizado em 15 Set 2016.