Guia da Semana

Calendário de chuvas de meteoro 2013 e 2014

Saiba quais fenômenos você poderá ver da sua casa

As chuvas de meteoros são um dos poucos eventos astronômicos que podem ser observados a olho nu. E no final de 2013 e também em 2014, será possível conferir aqui do Brasil diversos fenômenos.

+ Veja também a chuva de meteoro Oriônidas
+ Veja também a chuva de meteoro Geminídeas
+ Veja também a chuva de meteoro Perseidas

Condições

São diversas as condições para observação que influenciam na quantidade de meteoros que podem ser vistos: a poluição luminosa, a presença de nuvens e da Lua em suas fases mais luminosas, por exemplo, podem reduzir consideravelmente a quantidade de meteoros observados, pois o brilho dos meteoros mais fracos é ofuscado pelas fontes luminosas ou obstruídos por barreiras físicas.

Melhor horário

Devido à rotação da Terra, o melhor horário para observar uma chuva de meteoros é de madrugada, pois esta parte do planeta "colide" com os meteoroides no espaço, fazendo com que a frequência de meteoros nesse horário aumente. Esse fenômeno pode ser comparado a um carro andando em uma rodovia, onde os flocos de neve, por exemplo, atingem com mais frequência a parte dianteira do veículo em relação à parte de trás.

Meteoros

Os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, queimando parcial ou totalmente devido ao atrito com a atmosfera terrestre e ao contato com o oxigênio. Este fenômeno deixa um risco luminoso no céu, que é popularmente chamado de "estrela cadente".

As chuvas de meteoros não representam riscos para a Terra e acontecem em praticamente todos os meses, algumas com mais intensidade e ampla visibilidade.

Confira a agenda com as próximas chuvas de meteoros que você poderá observar aqui mesmo do Brasil:

21 e 22 de outubro de 2013


Entre 25 de setembro e 25 de novembro, ocorre uma grande chuva de meteoros, conhecida como Oriônidas, os fragmentos dessa chuva vêm do Cometa Halley, quando a Terra cruza sua órbita. Neste ano a chuva vai acontecer perto do equador celeste, ou seja, será igualmente visível em ambos os hemisférios norte e sul. Saiba mais.

17 e 18 de novembro de 2013


Assim como todos os anos em novembro, a chuva de meteoros Leonídeas pode ser observada da Terra, e os brasileiros podem conferir o fenômeno de suas casas a olho nu. Com radiante na constelação de Leão, a chuva de meteoros Leonídeasterá seu pico entre os dias 17 e 18 de novembro de 2013 e, em média, poderão ser observados até 10 meteoros por hora. Saiba mais.

13 e 14 de dezembro de 2013


As Geminídeas são uma chuva de meteoros causadas pelo asteroide 3200 Faetonte, o que faz dos Geminídeos, junto com os Quandrantídeos, as duas principais chuvas de meteoros que não se originam de um cometa. O pico desta chuva de meteoros acontecerá entre os dias 13 e 14 de dezembro de 2013. Saiba mais.

21 e 22 de abril de 2014


chuva de meteoros Lirídeas, na constelação de Lira, acontece todo mês de abril, e em 2014 seu auge será na madrugada de segunda para terça (22), às 3h, no hemisfério Sul. Serão cerca de 20 explosões por hora no ponto máximo. Saiba mais.

5 e 6 de maio de 2014


Eta Aquarídea é uma chuva de meteoros cujo radiante está localizado na constelação de Aquário. Seu pico em 2014 acontece nos dias 5 e 6 de maio, poderão ser observados até 30 meteoros por hora. Saiba mais.

27 e 28 de julho de 2014

 
Com pico entre os dias 27 e 28 de julho de 2014, a chuva de meteoros Delta Aquarídeas tem seu radiante também na constelação de Aquário. Durante sua passagem pela Terra, poderão ser observados até 10 meteoros por hora. Saiba mais.

11 e 12 de agosto de 2014


A anual chuva de meteoros Perseidas, conhecida popularmente como "lágrimas de San Lorenzo", acontecerá de novo em 2014, com pico entre os dias 11 e 12 de agosto. A taxa média de meteoros por hora será de 15 e seu radiante está na constelação de Perseu. Saiba mais.

Atualizado em 21 Out 2013.

Por Marina Marques
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Transmissão do Critics' Choice Awards 2016 na TV e internet

A premiação reúne os maiores talentos do cinema e da TV

Confira a programação especial de fim de ano da Rede Globo

A emissora carioca preparou muitas novidades para o mês de dezembro

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro