Guia da Semana

Cozinhas à mineira

A 16ª edição da Casa Cor MG apresenta projetos sustentáveis e modernos que valorizam o cômodo responsável por deixar as visitas com água na boca


Com uma das culinárias mais ricas e características do Brasil, Minas Gerais merece uma atenção especial ao ambiente criador de tanta preciosidade gastronômica. Em mais uma edição da maior mostra de arquitetura e paisagismo do estado, a Casa Cor MG, o destaque fica para as soluções desenvolvidas para a cozinha.

Os projetos apresentados este ano tem como ingrediente principal o bem-estar, explorando a ideia de que o espaço é também centro de reunião de amigos e familiares. Uma colher cheia de sustentabilidade e uma pitada de tecnologia aliada à praticidade finalizam a receita de uma bela cozinha mineira, de acordo com as últimas tendências da decoração.

Conheça e saboreie os ambiente da Casa Cor Minas Gerais para essa parte da casa!

Ateliê Gastronômico

Foto: Divulgação
Ateliê Gastronômico, de Junior Piacesi

O Ateliê Gastronômico, criado por Junior Piacesi, propõe superar o conceito tradicional de cozinha por meio da incorporação dos valores de sustentabilidade e economia de recursos. Idealizado a partir da proposta de unificação do espaço, o ambiente é composto por uma bancada que abriga as diversas etapas da culinária, desde o preparo até a lavagem dos utensílios. A aplicação do espelho em uma das paredes é responsável por criar uma sensação de amplitude espacial.

Os copos, taças e demais utensílios, expostos em prateleiras ou em gavetas transparentes na despensa, são a própria decoração do ambiente, misturando-se aos objetos de arte e às peças de viagens do jovem gourmet. Seguindo a tendência da sustentabilidade, o espaço incorpora soluções simples e importantes, como a separação dos lixos orgânico e inorgânico e a aplicação de materiais cuja produção acarreta baixo impacto à natureza.

Lounge Gourmet

Foto: Divulgação
Lounge Gourmet, de Christine Boerger e Téia Moretzsohn

A ampla área de convivência com 65 m² explora o prazer de cozinhar e um jeito novo de viver, no qual a cozinha, a sala de jantar e de estar se integram harmoniosamente. A proposta é das arquitetas Christine Boerger e Téia Moretzsohn, ao desenvolverem o projeto do Lounge Gourmet. O espaço traz o aconchego das cores verde, laranja e grafite e reúne móveis modernos, feitos com materiais nobres, além de itens e acessórios que fazem referência aos anos 50 e 60 - numa charmosa e inusitada mistura.

A sustentabilidade aparece no mobiliário produzido com tecnologia limpa e madeira certificada; nas bancadas, material de alta resistência feito com quartzo; no piso vinílico de carvalho, que possui o selo Sustentax; nas cortinas de fibra natural e no tecido cru com estamparia exclusiva de Rebeca Duarte, feito com tinta não-tóxica, à base de matérias-primas naturais e sem nenhum produto químico.

Loft do Chef

Foto: Divulgação
Loft do Chef, de Márcia Carvalhaes

Inspirado em todas as pessoas de bom gosto que gostam de cozinhar e receber os amigos, o Loft do Chef é um espaço com estar, cozinha e quarto integrados. Criado pela arquiteta Márcia Carvalhaes, o projeto tem 73 m² e prioriza os materiais naturais e as cores bege e marrom, com alguns detalhes coloridos que dão mais sofisticação ao ambiente. No quesito sustentabilidade, destaque para o uso da madeira Lyptus dourada, por ela ter certificado e ser uma madeira sustentável.

Cozinha e Sala para Amigos

Foto: Divulgação
Cozinha e Sala para amigos, de Adriana Diniz

O ambiente é resultado da integração de uma cozinha com uma sala, visando valorizar a interatividade e a comunicação entre amigos. Assim, o grande objetivo de Adriana Diniz, decoradora responsável pelo projeto, foi criar artifícios que despertassem um caráter confortável, aconchegante, descontraído e resultante de longas conversas. Um ambiente organizado com garantia de receptividade.

No piso, foram usados dois tipos de materiais: um porcelanato cinza na área molhada e carpete, dando mais aconchego ao local. Na cozinha, prevalece o acabamento em aço inox, juntamente com um charmoso jardim iluminado. Ao centro, a ilha com cooktop vitrocerâmico, bancada, pia e coifa, também em inox, ressaltam a modernidade e ainda mais a praticidade do ambiente. Outro destaque é a iluminação, que é toda indireta, sem nenhuma luz proveniente do teto.

Cozinha Alternativa

Foto: Divulgação
Cozinha alternativa, de Alexandre Rodrigues da Costa

Uma cozinha urbana e contemporânea, que pode ser adaptada em qualquer pequeno espaço. Ideal para as pessoas que buscam praticidade, sem abrir mão de tudo que existe numa cozinha de chef e sem perder a sofisticação de um espaço destinado a receber. A configuração em "T" possibilita o aproveitamento setorizado do espaço, que foi dividido em três: Cristaleira e Adega; Ilha de Trabalho e Despensa e Horta.

Destaque para o uso do aço inox nos pisos, paredes e revestimento de parede, proporcionando visual sofisticado e moderno. Móveis em MDF, pintura especial, concreto aparente, acabamento fosco, persianas em alumínio, iluminação em LED e decoração humanizada completam a composição do ambiente.

Serviço:
Data: Até 5 de outubro.
Horário: Terça a sexta, 14h às 22h; sábado, 13h às 22h; domingo, 13h às 19h00.
  Preço: R$ 36,00 (estudantes e idosos pagam meia-entrada)
Endereço: Av. João Pinheiro, 580 - Lourdes - Belo Horizonte/MG.
Tel: (31) 3286-4587
Site: http://www.casacorminas.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Transmissão do Critics' Choice Awards 2016 na TV e internet

A premiação reúne os maiores talentos do cinema e da TV

Confira a programação especial de fim de ano da Rede Globo

A emissora carioca preparou muitas novidades para o mês de dezembro

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro