Guia da Semana

Por Adriana Farano


As férias estão chegando e a ida para praia também. Mas existem alguns cuidados que você não deve dispensar na orla do mar. "A exposição solar deve ser moderada e medidas simples com o uso de boné ajudam a prevenir as doenças de pele" , explica a dermatologista Dra. Juliana Neiva, do Rio de Janeiro. Aplicar o filtro solar antes de chegar à praia, usar chapéu, viseira e óculos escuros ajudam a prevenir os raios UVA e UVB de penetrar profundamente na pele. Usar o filtro solar compatível com o tipo de pele é outro detalhe que ajuda aos que sofrem de acne.

Na hora da prática de esporte você também tem que prestar atenção, o suor e o contato com a areia podem provocar o aparecimento de micoses e bicho-de-pé. Hoje em dia há camisetas de última geração que protegem dos raios ultravioletas e são indispensáveis para os atletas.

Confira os problemas mais comuns durante o verão:

  • SOS Desidratação - provoca o ressecamento da pele e cabelos quebradiços. Ingerir em média três Litros de água mineral, usar roupas leves e se proteger com os cremes específicos para o tipo de pele e cabelo são alguns cuidados indispensáveis.

  • Atletas aquáticos - não devem ficar sem o uso de cremes leave-in com fator de proteção solar, touca e xampu anti-resíduos para remover o cloro. Tanto o cloro como a água do mar ressecam o fio, deixando-o desbotado e quebradiço.

  • Esportes ao ar livre - merecem cuidados redobrados, pela exposição excessiva e suor.

  • Doenças de verão - Queimaduras de sol, piora das manchas, aumento das micoses, urticárias, picadas de insetos, brotoejas (miliária). Ao primeiro sinal procure um médico.

    Lembre-se que a prevenção é sempre a melhor solução, nem pense em desistir de aplicar o filtro solar só porque você já está bronzeada e ao primeiro sinal de manchas na pele procure um dermatologista.

    Serviço:

    Juliana Neiva
    Fone: (21) 2492-4118
  • Atualizado em 6 Set 2011.