Guia da Semana

Essência energizante

Aromas terapêuticos aplicados na casa ou escritório estimulam a concentração e ajudam a relaxar depois de um dia estressante

Foto: Getty Images


Bastante conhecida por proporcionar bem-estar ao corpo, a aromaterapia também traz  benefícios se aplicada em casa ou no escritório. O tratamento é feito a partir dos aromas de óleos essenciais, que são substâncias naturais extraídas de flores, folhas, sementes, cascas e raízes.

Além da sensação olfativa agradável que é despertada, tem também forte ação terapêutica provocada pelos ativos químicos, como explica a aromaterapeuta e aromatóloga, Sâmia Maluf. "Eles têm função antisséptica e energizante, que relaxa ou revigora, conforme a composição".

Cravo, canela e a teatree (planta australiana) tem poderosa atuação contra bactérias e fungos. Já as essência de camomila e lavanda, que são as mais usadas, acalmam as energias da casa.

Um fator bastante determinante na escolha do aroma é a temperatura local. Sâmia indica para os dias frios de inverno misturar gengibre, cravo e cítrica, que pdoe ser a bergamota ou tangerina. Já o verão, pede aromas  refrescantes como eucalipto e hortelã-pimenta.

Há diversos aplicadores disponíveis no mercado, desde os mais simples aos mais sofisticados. Alguns  já vêm com as essências, como é caso das velas, sprays, pout-porris e cerâmicas aromatizadas. Outra possibilidade é aplicar no piso, obedecendo sempre a proporção de 20 gotas de óleo, duas colheres de álcool e 100 ml de água.

Foto: Getty Images


Para cada ambiente da casa existe um aroma terapêutico mais indicado. Confira!

Cozinha: Como é um local onde sempre se regofa alho, cebola e mantém odor de gordura, é recomendável misturar óleo essencial cítrico, que pode ser o de tangerina e aplicar no piso, diluído em álcool e água. 

Sala: Vale apostar nos óleos que trazem alegria, paz e serenidade como  tangerina, gerânio e lemongrass.

Quarto: O óleo de lavanda é o mais indicado porque ajuda a dormir melhor. Pingue duas gotas numa bolinha de algodão e coloque-a entre a fronha e o travesseiro.

Jantar romântico: Combine ylanglang (flor da indonésia) , patchoulini (oriundo da Índia) e limão tahiti, que são aromas que estimulam a sensualidade.

Banheiro: Para deixar com cheirinho de limpeza, misture eucalipto e hortelã com uma essência cítrica, que além de ajudar a limpar, traz ao ambiente uma aura positiva.

Foto: Getty Images


Escritório: Deve ser, preferencialmente, um aroma que torne as pessoas relaxadas, mas que não as deixe com sono. A dica é combinar cinco gotas de lavanda, cinco de limão- tahiti e outras cinco de hortelã - pimenta.

Casa de praia: Para diminuir a umidade e evitar o mofo, coloque giz de lousa em saquinho, com dez cravinhos, pedaços de canela quebrada e dez pingos de óleo de laranja.

Outra receita interessante te ajuda a deixar desperto durante o dia. Para isso, basta pingar cinco gotas de óleo hortelã-pimenta no chão de onde estiver ou, ainda, no piso do box do banheiro. Ao abrir o chuveiro, o aroma irá se dispersar pelo ar e seus princípios ativos estarão presentes no banho.

Independente da fragância, uma coisa é certa: tanta energia da natureza só poderá te fazer bem. "A aromaterapia, seja no corpo ou na casa, acaba sendo um pequeno ritual que te  tira do estresse do dia a dia e te faz relaxar", complementa Sâmia

Serviço:
http://www.bysamia.com.br

Atualizado em 10 Abr 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Confira a programação especial de fim de ano da Rede Globo

A emissora carioca preparou muitas novidades para o mês de dezembro

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro

Globo planeja exibir versões censuradas de suas séries na internet

Diretor de mídias digitais da emissora já avalia a ideia