Guia da Semana

Festa no apê

Compartilhar o conforto do lar com os amigos é a tendência. Veja dicas de como preparar a casa para receber seu convidados e ser um anfitrião dos bons

Mesmo com tantas opções de restaurantes, casas noturnas e locais para se divertir em grupo, não há lugar mais aconchegante para reunir os amigos que a própria casa. Nela é possível fazer desde um jantar romântico, um almoço de domingo, um esquenta para a noitada até uma open house que deixa muita balada no chinelo. Além disso, nem é preciso esperar uma mesa vagar para apreciar uma simples gelada. Mas, na hora de organizar a farra caseira, dúvidas como o que servir, onde acomodar as pessoas e o que fazer pairam na mente dos anfitriões.

"Receber em casa está sendo uma grande tendência para os dias atuais, pois conseguimos criar um clima mais intimista. E, atualmente, o que procuramos é estarmos com pessoas queridas em locais confortáveis e aconchegantes", comenta o organizador de eventos e idealizador do portal Santo Casamenteiro, Will Araújo.

Para não cometer nenhuma gafe diante dos seus visitantes, confira as dicas que o Guia da Semana preparou com ajuda de um especialista.

Convidados

Começamos pela lista: é preciso prestar muita atenção na hora de montá-la. "Na sua casa, você deve receber realmente pessoas queridas de seu convívio social, profissional e familiar, ninguém deve ser convidado apenas por educação", aconselha Will.

E muito cuidado ao misturar pessoas de diferentes nichos, pois seus convidados devem sentir-se bem em sua casa, não peixes fora d´água. "Em uma reunião de amigos do trabalho, evite misturar pessoas de seu convívio social em que estes ficarem totalmente deslocados, e vice-versa", indica o especialista.

Sem grilo

Tudo certo com a lista, agora é a hora de agilizar os comes e bebes e a programação. De acordo com o organizador de eventos Will, por mais intimidade com seus amigos, eles estão ali para serem servidos, portanto a famosa frase "Sinta-se em casa" não deve ser levada ao pé da letra.

Música sempre é fundamental para uma boa recepção, pois ela coopera para criar um ambiente aconchegante para os convidados. Caso eles possuam um perfil de jogos, seja de tabuleiro, baralho, selecione alguns para propor a integração.

Um detalhe nesse caso é que a atividade escolhida deve ser um entretenimento e nunca um jogo de azar, que pode levar a reunião a se transformar em um evento não tão amistoso assim.

Em seguida, verifique se possui os itens necessários para recebê-los. Não é preciso um jogo de jantar completo ou refinado. É possível misturar os utensílios, desde que haja harmonia entre eles. Confira também se possui a quantidade necessária de copos e taças, levando em consideração se são apropriadas para o tipo de bebida que servirá, como vinho, sucos, refrigerantes ou drinques elaborados.

Quem acaba de se mudar ou é recém-chegado à vida do lar e não possuir os apetrechos ideais para servir os convidados não precisa entrar em pânico. Uma boa opção é a locação de materiais - um serviço muito utilizado nos dias de hoje, devido também à rotina frenética de quem não tem tempo de organizar uma festa. Há várias opções de escolha, seja para um jantar, encontro informal e até um momento mais elaborado. 

Espaço

Os cômodos mais utilizados são salas de estar, jantar e ambientes abertos. O importante é adequar os locais da casa, pensando no bem-estar dos convidados, liberando espaço e lembrando sempre do conforto. Para isso, verifique a capacidade do lugar. O ideal é ter acomodação para que todos possam ficar sentados.

O anfitrião deve pensar em toda a logística e onde ficará a ilha de bebidas, comidas, louças. Caso seja necessária a contratação de serviços como garçons e copeiras, deve ser pensado na circulação destes profissionais para uma melhor prestação de serviços. E não se esqueça também dos fumantes, ambientes externos que possam utilizar, assim como cinzeiros, etc.
 
Havendo crianças no ciclo de amigos, o ideal é criar ambientes para os pequenos. Pense em um cômodo da casa só para eles, com filmes, vídeo game, jogos, dependendo da idade, brinquedos. E é importante que neste cômodo fique alguém responsável pelas crianças. De resto, é só curtir o lar, doce lar com a galera.

Atualizado em 10 Abr 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Confira a programação especial de fim de ano da Rede Globo

A emissora carioca preparou muitas novidades para o mês de dezembro

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro

Globo planeja exibir versões censuradas de suas séries na internet

Diretor de mídias digitais da emissora já avalia a ideia