Guia da Semana

Integração de espaços

Uma casa integrada não precisa ser grande: uma solução é retirar as paredes e deixar os cômodos mais amplos

Foto: Getty Images


Nessa época de festas e férias, quando nós visitamos e viajamos, é importante perceber como o convívio com amigos e familiares é uma prática agradável: os encontros em casas de praia, sítios ou mesmo hotéis, em varandas, cozinhas e áreas de lazer em geral podem e devem ser repetidos em nossas casas. Acredito ser unânime o desejo de ter uma casa ampla e espaçosa, mas, por questões de praticidade ou financeiras, muitas vezes isso não é possível. Porém, usando de certos artifícios, conseguimos transformações muito interessantes nos ambientes.

A ideia é, cada vez mais, usar a casa toda, conjugar ambientes e transformar espaços pequenos e compartimentados em ambientes integrados e amplos. Podemos ver isso nos apartamentos novos, onde quase invariavelmente encontramos churrasqueiras ligadas às salas de estar e almoço. Simplesmente retirar paredes pode deixar algumas pessoas assustadas. Podemos usar alternativas, como portas de correr, persianas e painéis, para quem ainda considera essa integração um pouco ousada, mas garanto que estes elementos estarão, em grande parte do tempo, recolhidos e que, em uma próxima oportunidade, deixarão de existir.

Nossa casa deve ser o lugar onde queremos estar, para onde queremos voltar depois dos dias cada vez mais corridos e do trânsito enlouquecedor. Digo isso apesar de ser uma pessoa que adora sair, passear e viajar. Nada melhor que encontrar um espaço que nos acolha e traga lembranças e energia positiva de momentos ali muito bem vividos. Uma casa acolhedora não é uma casa pequena e repleta de móveis e acessórios, e sim aquela onde identificamos a personalidade de seus moradores, seja por objetos, cores ou pequenos detalhes, ainda que em um ambiente minimalista, limpo e claro.

Outro dia estive em uma palestra da designer italiana Rosita Missoni. Ela usou a seguinte frase: "Sabemos que estamos fazendo certo quando somos copiados". Adoto a integração de sala e cozinha na minha casa há bastante tempo e, a cada encontro que promovo, recebo vários elogios, além de perceber que, realmente, os convidados estão usufruindo desta solução. Uns ajudam a preparar a comida, outros, os drinks, enquanto alguns preferem escutar música e ficar na varanda observando toda a movimentação. Tenho certeza que esta ideia estará em sua lembrança quando tiver a oportunidade de construir ou reformar.

Procuro sempre transmitir para meus clientes esse conceito de espaço integrado e completo. A primeira reação costuma ser conservadora, mas após alguma argumentação, a grande maioria concorda com, podemos até dizer, essa mudança no "estilo de vida", e garanto que a satisfação de poder desfrutar mais de suas casas, tanto no dia a dia como em momentos especiais, torna essa mudança absolutamente positiva e aprovada.

Quem é a colunista: Uma pessoa de bem com a vida.


O que faz:Arquiteta, atua nas áreas residencial e comercial.

Pecado gastronômico:Chocolate, qualquer chocolate.

Melhor lugar do mundo:Uma praia.

O que está ouvindo no carro, mp3, iPod: Quase tudo, ouço música o dia todo.

Fale com ela: sylvia_figueiro@hotmail.com

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Transmissão ao vivo do Planeta Atlântida 2017 na TV

Anitta, Wesley Safadão, Capital Inicial e Alok são algumas das atrações da edição deste ano do maior festival do sul do Brasil

Ellen DeGeneres e Britney Spears brilham no People's Choice Awards 2017; veja os vencedores

Apresentadora bateu recorde na história da premiação, enquanto Brit levou a melhor em três categorias

Transmissão ao vivo do People's Choice Awards 2017 na TV e Internet

Banda Fifth Harmony está confirmada – e sem Camila Cabello!

Participante do "The Voice Kids" presta queixa após sofrer racismo na internet

Franciele Fernanda da Silva, de 14 anos, foi chamada de "neguinha" em comentário no Facebook

Globeleza aparece vestida em nova vinheta e internautas reagem com memes

Confira a repercussão (positiva e negativa) nas redes sociais!

Transmissão ao vivo do Globo de Ouro 2017 na TV e internet

Cerimônia premia os melhores do cinema e da TV dentro e fora dos Estados Unidos