Guia da Semana

Lendo no cafofo

Saiba como modernizar sua sala de leitura, com móveis e decoração apropriados, mesmo em pequenos espaços da sua casa

A biblioteca deixou de ser exclusivade de espaços grandiosos com a típica aparência sóbria e escura. Hoje em dia é possível construir projetos de salas de leituras em pequenos espaços e, com alguns cuidados e toques especiais, o ambiente pode ter um aspecto descontraído e moderno.

Um ponto essencial de um bom projeto de biblioteca em casa é a iluminação local. Aproveitar ao máximo a luz natural é uma das dicas do arquiteto Jorge Elmor. Ele assinou um projeto para escritório que pode ser adaptado para qualquer casa."Utilizei janelas amplas para aumentar a iluminação e permitir maior ventilação, já que os livros acumulam muito pó", explica. A vista para o jardim da varanda deu um toque despojado ao ambiente clássico da biblioteca.

Se o ambiente não tiver luzes naturais suficiente, é preciso compensar com artificiais. "O ideal é uma iluminação dinâmica, com uma mistura de lâmpadas de cores quentes e frias", aconselha. Utilizar luzes focais em abajur e lamparinas é outra opção indiciada.

Como escolher as prateleiras dos livros?

É importante pensar na profundidade e na altura das prateleiras, conforme os tipos de livros que estarão expostos. A luz deve ficar entre o observador e o móvel para impedir a formação de sombra. Se a ideia for colocar livros pesados, a madeira ainda é o material mais adequado.

Mas se a estante for para revistas ou livros leves, pode abusar. A arquiteta Luciana Pena assinou o projeto de biblioteca na Casa Cor Goiás 2008 e deu um toque artístico ao móvel principal. "Na parede de fundo amarelo, coloquei prateleiras de vidro com uma moldura bem imponente de quadro, como se as revistas fossem obra de arte", conta.

O projeto tem também outro detalhe importante: iluminação embutida no próprio móvel, que destaca e foca os livros. A alternativa para quem quer copiar a ideia, mas com uma coleção um pouco mais pesada é colocar um móvel forte abaixo para sustentar as prateleiras de vidro.

Tons escuros não são indicados

Na hora de inovar, cuidado para não deixar o ambiente muito colorido."Cores berrantes desconcentram e atrapalham a leitura", afirma Pena. Cores claras e neutras na decoração são as melhores opções.

Segundo Pena, um ou outro adereço pode ser destacado com uma tonalidade um pouco mais forte. Na biblioteca da Casa Cor, por exemplo, Pena utilizou móveis brancos, papel de parede com tons suaves que contrastam com um tapete verde, responsável pelo toque especial ao visual clean.

Sofás e poltronas aconchegantes também são essências para qualquer sala de leitura. Variar nos formatos é uma opção para deixar o ambiente mais moderno. Aos que costumam fazer consultas e pesquisas, a dica é incluir um espaço com mesa e uma cadeira confortável.

Para uma família com crianças, pode ser reservado um espaço descontraído com poltronas baixas e um tapete colorido de fibras antialérgicas. "Não é porque se trata de uma biblioteca que o ambiente precisa ser pesado. Pelo contrário, tem que ser um espaço bastante convidativo, para estimular a leitura", afirma Elmor.

E aos que não tem um lugar reservado para ler, Elmor garante: "Não é necessário um espaço entre quadro paredes. Com uma poltrona e uma estante, é possível colocá-lo integrado aos outros cômodos da casa, em um ambiente de lazer e leitura diária".

Atualizado em 10 Abr 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

7 programas de TV para quem ama moda e beleza

Transmissão ao vivo do Oscar 2017 na TV e Internet

A 89ª cerimônia de entrega dos Academy Awards é dia 26 de fevereiro

Transmissão do Carnaval 2017 na TV e internet

Confira a programação da Rede Globo, SBT e Band durante os dias de folia

SBT anuncia volta do "Show do Milhão" - em versão infantil!

Data de estreia e horário de exibição ainda não foram divulgados

Conheça os indicados ao Kids Choice Awards 2017

Saiba quais são as categorias da premiação mais melecada de Hollywood

Transmissão da luta de Anderson Silva pelo UFC 208 na TV e internet

O brasileiro enfrente o americano Derek Brunson na categoria peso-médio