Guia da Semana

Foto: Divulgação/TV Globo/João Cotta

Parte do elenco da 18ª temporada de Malhação

Malhação não vive seus melhores dias. A novelinha adolescente, que já bateu na casa dos 40 pontos no Ibope, hoje em dia está longe da metade desta marca. Mesmo distante do que já foi um dia, a trama da tarde, ao menos, serve à emissora como um celeiro de novos talentos. É em Malhação que estão as jovens apostas da rede para abastecer o elenco de futuras novelas da casa. E esta missão a trama teen tem cumprido com louvor.

Basta dar uma olhadela nas atuais novelas. Às seis, em Araguaia, a jovem Mariana Rios dá vida à invejosa Nancy. Mariana conseguiu o papel após se destacar em Malhação, onde viveu a engraçada Yasmin. A personagem caiu nas graças da audiência e alçou Mariana à fama. A atriz até lançou um CD, já que Yasmin era uma cantora de sucesso na novelinha.

Às sete, vários exemplos podem ser vistos. O galã de Ti Ti Ti é Caio Castro, outro destaque vindo dos bancos de Malhação. Caio foi o vencedor de um concurso promovido pelo Caldeirão do Huck que valia um papel na novelinha. Entrou na trama como Bruno, e lá ficou por mais de dois anos. Saiu de Malhação direto ao posto de herói romântico de Ti Ti Ti. Ele é Edgar que, ao lado da Marcela de Ísis Valverde, protagoniza os momentos mais dramáticos da comédia das sete. Uma aposta que se mostra acertada, visto o bom desempenho do rapaz até aqui. Além de Caio, Ti Ti Ti também traz no elenco outros atores que estrearam em Malhação, como Caroline (a Madu, que antes foi a Domingas na novela adolescente) e Humberto Carrão (o Luti, que viveu dois personagens em fases distintas de Malhação: o Diogo, em 2004, e o Caio, em 2009). Sophie Charlotte, a Stéfany, e Thaila Ayala, a Amanda, também já protagonizaram fases distintas de Malhação.

No horário mais nobre da programação, também é possível encontrar talentos vindos de Malhação. A jovem Fátima, adolescente problemática, foi a protagonista de vários momentos dramáticos em Passione, sobretudo no início da trama, quando quase morreu depois de se submeter a um aborto. E Bianca Bin, sua intérprete, não decepcionou e vem fazendo um belo trabalho. Antes de viver Fátima, Bianca foi a mocinha Marina em Malhação.

Estes são alguns exemplos atuais que mostram a eficiência de Malhação como "descobridora de talentos". Além deles, há ainda exemplos mais antigos. Quando Malhação deixou a academia de ginástica e se instalou no colégio, dando início à fase chamada "Múltipla Escolha", a protagonista desta nova fase era a então desconhecida Priscila Fantin. Dando vida à jovem Tati, Priscila caiu nas graças da audiência e dos diretores globais, tendo emplacado vários trabalhos seguidos. Saiu de Malhação direto para As Filhas da Mãe, interpretando a lutadora Joana. Logo em seguida, encarou sua primeira protagonista no horário nobre: a Maria, de Esperança. Já no time do "primeiro escalão global", Priscila acumulou bons personagens em novelas como Chocolate com Pimenta, Alma Gêmea e Sete Pecados.

E quem parece seguir pelo mesmo caminho de Priscila é Nathalia Dill. A jovem foi a vilã de Malhação 2008, onde interpretou a malvada Débora. Logo que saiu da novelinha, Nathália já estreou em novelas como protagonista, encarnando a Santinha do remake de Paraíso. Mal terminou Paraíso, e Nathália mais uma vez surgia como mocinha de novela das seis, dando vida à Viviane na recém encerrada Escrito nas Estrelas. Cauã Reymond, o Danilo de Passione, também já é considerado do primeiro time, tendo se destacado em novelas como Belíssima e A Favorita. Começou em Malhação.

Muito se fala sobre o final definitivo de Malhação, já que sua audiência segue em queda. Porém, se a trama da novelinha não anda lá essas coisas, ao menos seus intérpretes podem ter uma chance de aparecer e dar início a uma bela trajetória.

Leia as colunas anteriores de André Santana:

Pouca trama em HD

Mais interessante que a sua?

Antes do fim

Quem é o colunista: André Santana.

O que faz: Jornalista e blogueiro.

Melhor lugar do mundo: Minha pequena cidade de Ilha Solteira - SP.

Pecado gastronômico: Filé à parmegiana... e batata frita!

Fale com ele: [email protected] ou acesse seu blog.


Atualizado em 10 Abr 2012.