Guia da Semana

Malhação: celeiro de revelações

A novela adolescente pode não estar com a visibilidade de antes, mas ainda é um laboratório para os atores iniciantes

Foto: Divulgação/TV Globo/João Cotta

Parte do elenco da 18ª temporada de Malhação

Malhação não vive seus melhores dias. A novelinha adolescente, que já bateu na casa dos 40 pontos no Ibope, hoje em dia está longe da metade desta marca. Mesmo distante do que já foi um dia, a trama da tarde, ao menos, serve à emissora como um celeiro de novos talentos. É em Malhação que estão as jovens apostas da rede para abastecer o elenco de futuras novelas da casa. E esta missão a trama teen tem cumprido com louvor.

Basta dar uma olhadela nas atuais novelas. Às seis, em Araguaia, a jovem Mariana Rios dá vida à invejosa Nancy. Mariana conseguiu o papel após se destacar em Malhação, onde viveu a engraçada Yasmin. A personagem caiu nas graças da audiência e alçou Mariana à fama. A atriz até lançou um CD, já que Yasmin era uma cantora de sucesso na novelinha.

Às sete, vários exemplos podem ser vistos. O galã de Ti Ti Ti é Caio Castro, outro destaque vindo dos bancos de Malhação. Caio foi o vencedor de um concurso promovido pelo Caldeirão do Huck que valia um papel na novelinha. Entrou na trama como Bruno, e lá ficou por mais de dois anos. Saiu de Malhação direto ao posto de herói romântico de Ti Ti Ti. Ele é Edgar que, ao lado da Marcela de Ísis Valverde, protagoniza os momentos mais dramáticos da comédia das sete. Uma aposta que se mostra acertada, visto o bom desempenho do rapaz até aqui. Além de Caio, Ti Ti Ti também traz no elenco outros atores que estrearam em Malhação, como Caroline (a Madu, que antes foi a Domingas na novela adolescente) e Humberto Carrão (o Luti, que viveu dois personagens em fases distintas de Malhação: o Diogo, em 2004, e o Caio, em 2009). Sophie Charlotte, a Stéfany, e Thaila Ayala, a Amanda, também já protagonizaram fases distintas de Malhação.

No horário mais nobre da programação, também é possível encontrar talentos vindos de Malhação. A jovem Fátima, adolescente problemática, foi a protagonista de vários momentos dramáticos em Passione, sobretudo no início da trama, quando quase morreu depois de se submeter a um aborto. E Bianca Bin, sua intérprete, não decepcionou e vem fazendo um belo trabalho. Antes de viver Fátima, Bianca foi a mocinha Marina em Malhação.

Estes são alguns exemplos atuais que mostram a eficiência de Malhação como "descobridora de talentos". Além deles, há ainda exemplos mais antigos. Quando Malhação deixou a academia de ginástica e se instalou no colégio, dando início à fase chamada "Múltipla Escolha", a protagonista desta nova fase era a então desconhecida Priscila Fantin. Dando vida à jovem Tati, Priscila caiu nas graças da audiência e dos diretores globais, tendo emplacado vários trabalhos seguidos. Saiu de Malhação direto para As Filhas da Mãe, interpretando a lutadora Joana. Logo em seguida, encarou sua primeira protagonista no horário nobre: a Maria, de Esperança. Já no time do "primeiro escalão global", Priscila acumulou bons personagens em novelas como Chocolate com Pimenta, Alma Gêmea e Sete Pecados.

E quem parece seguir pelo mesmo caminho de Priscila é Nathalia Dill. A jovem foi a vilã de Malhação 2008, onde interpretou a malvada Débora. Logo que saiu da novelinha, Nathália já estreou em novelas como protagonista, encarnando a Santinha do remake de Paraíso. Mal terminou Paraíso, e Nathália mais uma vez surgia como mocinha de novela das seis, dando vida à Viviane na recém encerrada Escrito nas Estrelas. Cauã Reymond, o Danilo de Passione, também já é considerado do primeiro time, tendo se destacado em novelas como Belíssima e A Favorita. Começou em Malhação.

Muito se fala sobre o final definitivo de Malhação, já que sua audiência segue em queda. Porém, se a trama da novelinha não anda lá essas coisas, ao menos seus intérpretes podem ter uma chance de aparecer e dar início a uma bela trajetória.

Leia as colunas anteriores de André Santana: 

Pouca trama em HD

Mais interessante que a sua?

Antes do fim

Quem é o colunista: André Santana.

O que faz: Jornalista e blogueiro.

Melhor lugar do mundo: Minha pequena cidade de Ilha Solteira - SP.

Pecado gastronômico: Filé à parmegiana... e batata frita!

Fale com ele: andre-san@bol.com.br ou acesse seu blog.


Atualizado em 10 Abr 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro

Globo planeja exibir versões censuradas de suas séries na internet

Diretor de mídias digitais da emissora já avalia a ideia

Band vai exibir episódio de "Os Simpsons" que previu vitória de Donald Trump

Programa vai ao ar nesta quarta-feira, às 22h10