Guia da Semana

Novas séries nacionais na TV paga

Lei do audiovisual passa a valer por completo este mês e estimula produções originais

Há dois anos, a televisão brasileira está diferente. Foi em setembro de 2011 que entrou em vigor a lei 12.485/2011, mais conhecida como “lei da TV paga”, que determinou que todos os canais de TV por assinatura que se exibissem predominantemente filmes, séries, documentários ou animação deveriam ter uma cota mínima de conteúdo nacional – no horário nobre.

+ Confira a programação completa de TV
+ Veja os filmes da semana na TV
+ Saiba tudo sobre suas séries preferidas 

A lei deu às emissoras dois anos para que se adequassem à nova programação, elevando gradualmente a cota de 1h10 por semana para 3h30 até setembro de 2013. A obrigação incentivou uma corrida atrás de produtoras independentes e multiplicou as produções de séries de ficção nacionais – formato pouco explorado até então – mas muitos canais ainda não alcançaram a meta e preenchem os espaços nacionais com longas-metragens.

No primeiro semestre deste ano, a GNT estreou três séries simultaneamente (3 Teresas, Copa Hotel e Surtadas na Yoga) e turbinou sua audiência. No Cartoon Network, a animação Historietas Assombradas (Para Crianças Malcriadas) foi lançada em março e já tem contrato para estrear em outros 50 países. Contos de Edgar (Fox), O Infiltrado (History Channel), Vida de Estagiário (Warner) foram outras produções brasileiras que despontaram graças à nova lei.

Conheça quatro programas nacionais que estreiam na TV paga a partir deste mês:

 

Agora Sim! (Sony – estreia 26/09)

Uma agência de publicidade é o cenário da nova série da Sony. Fábio Herford vive Maurício Bittar, um ambicioso chefe que decide instalar sua empresa no prédio à frente da concorrente, apenas para buscar inspiração para sua equipe de perdedores. A produção é uma parceria com a Mixer e estreia às 22h.

 

Se Eu Fosse Você (FOX – estreia 16/10)

A franquia de filmes estrelados por Glória Pires e Tony Ramos ganha versão para a TV com Paloma Duarte e Heitor Martinez nos papéis principais. A história é a mesma – os dois trocam de corpos após uma noite de discussão. A diferença é que, na série, a dupla não é casada e suas profissões são outras: ele é advogado e ela, uma terapeuta holística.

 

Latitudes (TNT– estreou em 2/09)

Com Daniel de Oliveira e Alice Braga, a nova série da TNT mistura ficção e documentário para contar a história de um casal que se encontra várias vezes ao acaso, em hotéis, aeroportos e estações de trem. O programa é exibido, também, pela internet, com corte diferenciado que prioriza a ficção. Na TV, a trama é complementada por cenas de bastidores e depoimentos da equipe. Segundas, às 22h.

 

Laboratório de Estilo (Discovery Home & Health – estreia 18/09)

O Discovery Home & Health fez uma parceria com a Conspiração Filmes para lançar um novo programa original sobre beleza. Felipe Montanari é o apresentador, que recebe mulheres que querem mudar o visual. A transformação levará em conta a personalidade e o estilo de vida de cada personagem. “Laboratório de Estilo” vai ao ar às quartas, às 22h.

 

 

Atualizado em 18 Set 2013.

Por Juliana Varella
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro

Globo planeja exibir versões censuradas de suas séries na internet

Diretor de mídias digitais da emissora já avalia a ideia

Band vai exibir episódio de "Os Simpsons" que previu vitória de Donald Trump

Programa vai ao ar nesta quarta-feira, às 22h10