Guia da Semana

Receber convidados em casa

Pode ser em esquema de self-service ou com um garçom levando os pratos à mesa: o importante é não intimidar os convidados

Foto: Getty Images


Quando pensamos em receber convidados em nossa casa, devemos pensar sempre no perfil deles e na estrutura que possuímos para adaptar o serviço ao evento. Além da estrutura, devemos sempre ter em mente o número de frequentadores, pois, no caso de um número grande de pessoas, alguns tipos de serviço não são utilizados.

Não adianta querer fazer um jantar ou almoço à francesa ou à inglesa se seus convidados não estejam habituados a este tipo de serviço. Isto pode constrangê-los e seu evento virar uma catástrofe ... pois o conforto e bem estar deles devem estar sempre em primeiro lugar.
Vamos, então, falar sobre os quatro tipos de serviço mais conhecidos:

- Americano: por ser o mais fácil, o serviço americano de almoço ou jantar, menos formal, é utilizado quando há um grande número de convidados. Em um aparador, serão colocados os alimentos, os pratos, os talheres e os guardanapos. As bebidas poderão ser servidas pelos garçons. Uma alternativa um pouco mais elegante é a de ter mesas arrumadas como se fosse um serviço à francesa. O convidado pega o prato, vai até o aparador, serve-se e volta a se sentar. O trabalho dos garçons será de remover os pratos e talheres utilizados, substituindo-os.

- À francesa: requer um treinamento específico dos garçons para proporcionar um atendimento eficiente. Esse serviço segue algumas regras que devem ser observadas. A primeira pessoa a ser servida é a senhora que está à direita do dono da casa; depois a que está à direita da que foi servida e, assim, sucessivamente, dando volta à mesa e servindo por último o dono da casa. A pessoa que serve deve ficar à esquerda de cada convidado, tanto para colocar os pratos como para servir os alimentos. Mas, para colocar, servir bebidas e talheres de sobremesa, quem serve deve ficar à direita. Retire os pratos pela direita, a não ser que isso implique na colocação da mão diante do convidado. Para trocar pratos, quem serve deve retirá-los com a mão esquerda, colocando o prato limpo com a direita. Esses movimentos são feitos pelo lado esquerdo do convidado. Quando as travessas são servidas, o empregado deve usar um guardanapo na mão esquerda (dobrado em forma quadrada). Para colocar e retirar pratos, não deve ser usado guardanapo. Essas e outras regras devem ser seguidas à risca porque esse tipo de jantar é um dos mais formais.

- À inglesa: o garçom traz, em sua mão esquerda, a travessa com o alimento e, em sua mão direita, o garfo e a colher para servir diretamente, na mesa, pelo lado esquerdo do convidado. O prato usado será retirado pela direita do convidado e substituído por um outro, servido à esquerda.

- Indireto à inglesa: um aparador é colocado junto à mesa de refeição, sobre o qual serão colocados os pratos. Cada um deles é trazido da cozinha, apresentado ao anfitrião e depois colocado sobre o aparador. Em seguida o garçom retira o prato sem uso da mesa pela direita do convidado, serve-o no aparador e o repõe, também, pelo lado direito. O mesmo se faz com a taça. Este serviço não se aplica em cerimônias formais.

Esses são alguns dos serviços mais utilizados, mas é importante que seu convidado esteja confortável com o serviço escolhido. Essa é mais uma dica importante para você receber bem em sua casa.

Leia a coluna anterior de Will Araújo:

Decoração de Natal

Quem é o colunista: Will Araújo, que se resume a um pensamento de Fernando Pessoa "Tudo vale a pena se a alma não é pequena".

O que faz: Formado em Administração de Empresas, atuo na área de Eventos há nove anos, sendo seis deles dedicado ao casamento; docente do Senac na área de Eventos e Assessor de Eventos.

Pecado Gastronômico: Chocolate e pizza.

Melhor lugar do mundo:Minha casa.

O que está ouvindo no carro, mp3, iPod: Elis Regina, Vanessa da Mata, Maria Gadú, Orlando Moraes.

Fale com ele: will@santocasamenteiro.com.br ou siga seu twitter: @wilcasamenteiro


Atualizado em 10 Abr 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Transmissão do Critics' Choice Awards 2016 na TV e internet

A premiação reúne os maiores talentos do cinema e da TV

Confira a programação especial de fim de ano da Rede Globo

A emissora carioca preparou muitas novidades para o mês de dezembro

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro