Guia da Semana

Toque de limão

Estudo internacional define o tom amarelo esverdeado como a cor de 2011 para a decoração e apresenta outras combinações que farão sucesso

Foto: Divulgação

A tonalidade para o próximo ano remete a otimismo e satisfação

O momento é de apreciação, de se satisfazer com a vida cotidiana e valorizar as pequenas alegrias. Isso é o que diz o resultado do Colour Futures 2011, pesquisa global de tendências de cores da Azko Nobel, que chega ao Brasil pela Coral. Por refletir simplicidade, tranqüilidade e criatividade, a tonalidade amarela esverdeada é a aposta para o próximo ano.

"O azul de 2010 - Céu californiano - era um tom claro que simbolizava a renovação da energia. Agora, para 2011, temos o Toque de Limão que representa o resultado desse entusiasmo. É um tom imaginativo, lúdico, otimista", explica Paola Oliveira, gerente global de Colour Marketing.

A escolha do tema Apreciação vem para ressaltar o que o estudo identificou como um período mais sereno e feminino. "É a serenidade do chá em oposição à cultura frenética do café. Depois de renovar as esperanças, a busca agora é por uma vida mais descontraída e estar contente com o que temos", ressalta.

Mas a pergunta que fica é: como usar a tonalidade na casa? Mesmo sendo incomum, o Toque de Limão é bastante flexível e pode ser utilizado em qualquer ambiente, seja com tons harmônicos ou que contrastem. Para não errar, a dica é combinar com neutros frios, pastéis, violetas profundos e azuis bem definidos.

Além da cor de destaque para o próximo ano, a pesquisa define ainda tendências representadas em cinco paletas de cores, cada uma com um tema: Beleza do Cotidiano, Buscando o caminho, Alegria instantânea, Feito com amor e Magia Molecular. Escolha o que mais te agrada e renove logo as energias da casa para começar o ano com o pé direito!

Beleza do Cotidiano

Foto: Divulgação


Apreciação do lar, conforto e satisfação com uma casa simples e informal são as ideias centrais para desfrutar a Beleza do Cotidiano. As cores remetem à simplicidade do dia-dia, como o céu azul, vasos com flores, frutas e legumes maduros, temperos e especiarias.

Buscando o caminho

Foto: Divulgação


Inspirada na arquitetura urbana, os neutros mais puros são realçados pelos tons pastéis de mapas antigos e pelas cores brilhantes das sinalizações de rua. Já as tonalidades primárias, em contraste, são utilizadas para demarcar os espaços e geram combinações que variam de calmas a vibrantes.

Alegria instantânea

Foto: Divulgação


Jovem e descontraído, o tema brinca com o ato de criar e se divertir, destacando a magia da rotina e, ao mesmo tempo, um espírito momentâneo. A paleta reflete o frescor de sorvetes, sucos e vitaminas, que são tons pastéis com fundo marrom, como o do papel craft.

Feito com amor

Foto: Divulgação


Indo de encontro com o design que valoriza o trabalho artesanal, essa paleta é formada por tons de madeira, argila, barro e brim. As cores são revitalizadas com o amarelo, que simboliza a inspiração e o otimismo. A boa notícia que todos esses tons são harmônicos e podem ser combinados livrementes.

Magia Molecular

Foto: Divulgação


O tema é estimulante e colorido, o que normalmente fascina os artistas e designers. A paleta é forte e viva, com tons pulsantes como os verdes, turquesas e púrpuras que são associados a cores sutis. Assim, as tonalidades mais profundas ganham vida com as cores extremamente saturadas.

Atualizado em 21 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro

Globo planeja exibir versões censuradas de suas séries na internet

Diretor de mídias digitais da emissora já avalia a ideia

Band vai exibir episódio de "Os Simpsons" que previu vitória de Donald Trump

Programa vai ao ar nesta quarta-feira, às 22h10