Guia da Semana

Vamos dormir bem?

Saiba como fazer para ter uma boa noite de sono sem precisar de remédios



Correria do dia a dia, estresse, irritações, cansaço...tudo isso indica que à noite, você precisa do "sono dos deuses". Parece fácil, mas muitas pessoas, mesmo chegando muito cansadas, jogando os sapatos e bolsas para todos os lados, quando colocam a cabeça no travesseiro, não conseguem se desligar do trabalho e pensam no que farão no dia seguinte. Para quem está gripado, piora um pouco, pois a indisposição, dor no corpo e nariz entupido colaboram para que você não consiga dormir direito. O Guia da Semana conversou com especialistas que dão dicas para você melhorar suas noites de sono.

Basta querer

Todos precisam descansar o corpo para que, no próximo dia, acordem dispostos para o trabalho, exercícios físicos, aulas etc. "Algo que uma pessoa precisa sempre é ter o mesmo horário para dormir e o mesmo para acordar todos os dias. Assim, o corpo se habitua a descansar aquele período e sabe que precisa daquele tempo para recompor as energias", diz a estudiosa em distúrbios do sono, Dra. Kenya Felicíssimo.

Já as pessoas que estão com gripe, a especialista alerta para que esteja tomando os remédios recomendados pelos médicos e estar sempre com as vias aéreas limpas, pois, caso estejam congestionadas, a pessoa acorda cansada, como se não tivesse dormido.

Distúrbios e tratamentos

Más noites dormidas podem acarretar em diversos problemas, entre eles, insônia, apneia do sono, ronco e bruxismo. "De acordo com cada distúrbio, o paciente precisa procurar um especialista para o tratamento", completa. No caso da apneia do sono, que consiste em paradas respiratórias que acontecem durante o sono, com a duração de até dez segundos, é necessário o uso de um aparelho ou até mesmo uma cirurgia. "Os tratamentos requerem uma equipe multidisciplinar, além do aparelho ou cirurgia, o paciente também pode ser educado a não dormir de barriga para cima, se policiar ao dormir", esclarece a profissional.

No caso da insônia, muitos pacientes necessitam de terapias, com a ajuda de psicólogos e até mesmo apelar para a ajuda de medicamentos. O jornalista Rafael Gonçalves precisou fazer tratamentos com antidepressivos pois, apesar de ter um dia corrido, cheio de atividades, à noite,  ficava mais agitado e não conseguia dormir. "Eu sempre fui uma pessoa de ter várias atividades profissionais ou esportivas ao longo do dia que não me cansavam. Não sei se passei a não dormir por causa da agitação ou também pela ansiedade", conta.



A especialista em distúrbios do sono, Dra. Kenya Felicíssimo, explica que isso acontece pelo fato da pessoa não separar o dia da noite. "Antes de ir dormir, a pessoa precisa procurar fazer atividades mais relaxantes e não levar para a cama, a tensão do dia. Eu sempre dou como dica que o paciente anote em um papel o que precisa fazer no dia seguinte para você não ficar preocupado na hora de dormir.

Rafael chegou a procurar um especialista para que o ajudasse a dormir melhor. "Além dos antidepressivos, ele também receitou indutores do sono e até alguns tratamentos respiratórios que me ajudariam a dormir melhor. Infelizmente não funcionou comigo. Então eu adequei minha vida a dormir pouco", conta.

Mas Dra. Kenya explica que "cada pessoa tem seu período individualizado de sono. A média da população é de oito horas, mas há os que dormem cerca de três horas, o que chamamos de pequenos dormidores, e há dos que dormem até doze horas por dia, que são os grandes dormidores".

Exercícios físicos também são importantes

Que a prática de exercícios físicos é importante para a saúde, acompanhada de uma boa alimentação, todos sabem. Mas você sabia que eles também contribuem para uma boa noite de sono?  O professor de educação física, mestre em Ciências da Saúde e especialista em Fisiologia do Exercício Valter Viana conta que "a prática regular de exercícios físicos pode colaborar com a saúde de forma ampla, não havendo efeito específico sobre um determinado problema, como acontece com boa parte dos medicamentos. O exercício físico pode ser benéfico para o organismo como um todo e, em alguns casos de distúrbios do sono como a insônia".

Mas, há casos em que o uso de medicamentos é importante. "O uso de remédios poder ser uma medida mais eficaz para o tratamento e essa escolha é feita pelo especialista que o paciente consultou, pois ele vai avaliar o tipo de distúrbio e o grau de comprometimento da pessoa que está com dificuldades para dormir", explica Valter Viana.

Se está com problemas de insônia e vai procurar praticar exercícios físicos, atenção: tenha sempre um profissional para te acompanhar, além de a intensidade ser moderada e as características de cada pessoa (idade, sexo e nível de aptidão física) seja respeitada. " E fica a dica: Antes de iniciar um programa de exercícios físicos procure um médico e um profissional de educação física, eles forneceram todas as orientações necessárias para uma prática adequada e segura", destaca o professor de educação física.

 A Dra. Kenya Felicíssimo listou algumas dicas simples para você ter uma boa noite de sono. Veja quais são:
- Faça as suas atividades físicas em horários adequados;
- Faça apenas atividades repousantes e relaxantes após o jantar;
- Jante, moderadamente, em horário regular e adequado; nunca deite com fome;
- Evite fazer uso do álcool, do fumo ou da cafeína próximo ao horário de dormir;
- Não leve problemas para a cama, resolvendo-os antes de deitar-se;
- Somente vá para a cama na hora de dormir;
- Durma em um ambiente saudável (escuro e quieto), e não se permita passar frio nem calor;
- Procure expor-se à luz solar;
- Estabeleça uma rotina para dormir, com horário regular para deitar e acordar; 
- Não faça uso de medicamentos para dormir sem a devida orientação médica.

Atualizado em 1 Dez 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro

Globo planeja exibir versões censuradas de suas séries na internet

Diretor de mídias digitais da emissora já avalia a ideia

Band vai exibir episódio de "Os Simpsons" que previu vitória de Donald Trump

Programa vai ao ar nesta quarta-feira, às 22h10