Guia da Semana



Correria do dia a dia, estresse, irritações, cansaço...tudo isso indica que à noite, você precisa do "sono dos deuses". Parece fácil, mas muitas pessoas, mesmo chegando muito cansadas, jogando os sapatos e bolsas para todos os lados, quando colocam a cabeça no travesseiro, não conseguem se desligar do trabalho e pensam no que farão no dia seguinte. Para quem está gripado, piora um pouco, pois a indisposição, dor no corpo e nariz entupido colaboram para que você não consiga dormir direito. O Guia da Semana conversou com especialistas que dão dicas para você melhorar suas noites de sono.

Basta querer

Todos precisam descansar o corpo para que, no próximo dia, acordem dispostos para o trabalho, exercícios físicos, aulas etc. "Algo que uma pessoa precisa sempre é ter o mesmo horário para dormir e o mesmo para acordar todos os dias. Assim, o corpo se habitua a descansar aquele período e sabe que precisa daquele tempo para recompor as energias", diz a estudiosa em distúrbios do sono, Dra. Kenya Felicíssimo.

Já as pessoas que estão com gripe, a especialista alerta para que esteja tomando os remédios recomendados pelos médicos e estar sempre com as vias aéreas limpas, pois, caso estejam congestionadas, a pessoa acorda cansada, como se não tivesse dormido.

Distúrbios e tratamentos

Más noites dormidas podem acarretar em diversos problemas, entre eles, insônia, apneia do sono, ronco e bruxismo. "De acordo com cada distúrbio, o paciente precisa procurar um especialista para o tratamento", completa. No caso da apneia do sono, que consiste em paradas respiratórias que acontecem durante o sono, com a duração de até dez segundos, é necessário o uso de um aparelho ou até mesmo uma cirurgia. "Os tratamentos requerem uma equipe multidisciplinar, além do aparelho ou cirurgia, o paciente também pode ser educado a não dormir de barriga para cima, se policiar ao dormir", esclarece a profissional.

No caso da insônia, muitos pacientes necessitam de terapias, com a ajuda de psicólogos e até mesmo apelar para a ajuda de medicamentos. O jornalista Rafael Gonçalves precisou fazer tratamentos com antidepressivos pois, apesar de ter um dia corrido, cheio de atividades, à noite, ficava mais agitado e não conseguia dormir. "Eu sempre fui uma pessoa de ter várias atividades profissionais ou esportivas ao longo do dia que não me cansavam. Não sei se passei a não dormir por causa da agitação ou também pela ansiedade", conta.



A especialista em distúrbios do sono, Dra. Kenya Felicíssimo, explica que isso acontece pelo fato da pessoa não separar o dia da noite. "Antes de ir dormir, a pessoa precisa procurar fazer atividades mais relaxantes e não levar para a cama, a tensão do dia. Eu sempre dou como dica que o paciente anote em um papel o que precisa fazer no dia seguinte para você não ficar preocupado na hora de dormir.

Rafael chegou a procurar um especialista para que o ajudasse a dormir melhor. "Além dos antidepressivos, ele também receitou indutores do sono e até alguns tratamentos respiratórios que me ajudariam a dormir melhor. Infelizmente não funcionou comigo. Então eu adequei minha vida a dormir pouco", conta.

Mas Dra. Kenya explica que "cada pessoa tem seu período individualizado de sono. A média da população é de oito horas, mas há os que dormem cerca de três horas, o que chamamos de pequenos dormidores, e há dos que dormem até doze horas por dia, que são os grandes dormidores".

Exercícios físicos também são importantes

Que a prática de exercícios físicos é importante para a saúde, acompanhada de uma boa alimentação, todos sabem. Mas você sabia que eles também contribuem para uma boa noite de sono? O professor de educação física, mestre em Ciências da Saúde e especialista em Fisiologia do Exercício Valter Viana conta que "a prática regular de exercícios físicos pode colaborar com a saúde de forma ampla, não havendo efeito específico sobre um determinado problema, como acontece com boa parte dos medicamentos. O exercício físico pode ser benéfico para o organismo como um todo e, em alguns casos de distúrbios do sono como a insônia".

Mas, há casos em que o uso de medicamentos é importante. "O uso de remédios poder ser uma medida mais eficaz para o tratamento e essa escolha é feita pelo especialista que o paciente consultou, pois ele vai avaliar o tipo de distúrbio e o grau de comprometimento da pessoa que está com dificuldades para dormir", explica Valter Viana.

Se está com problemas de insônia e vai procurar praticar exercícios físicos, atenção: tenha sempre um profissional para te acompanhar, além de a intensidade ser moderada e as características de cada pessoa (idade, sexo e nível de aptidão física) seja respeitada. " E fica a dica: Antes de iniciar um programa de exercícios físicos procure um médico e um profissional de educação física, eles forneceram todas as orientações necessárias para uma prática adequada e segura", destaca o professor de educação física.

A Dra. Kenya Felicíssimo listou algumas dicas simples para você ter uma boa noite de sono. Veja quais são:
- Faça as suas atividades físicas em horários adequados;
- Faça apenas atividades repousantes e relaxantes após o jantar;
- Jante, moderadamente, em horário regular e adequado; nunca deite com fome;
- Evite fazer uso do álcool, do fumo ou da cafeína próximo ao horário de dormir;
- Não leve problemas para a cama, resolvendo-os antes de deitar-se;
- Somente vá para a cama na hora de dormir;
- Durma em um ambiente saudável (escuro e quieto), e não se permita passar frio nem calor;
- Procure expor-se à luz solar;
- Estabeleça uma rotina para dormir, com horário regular para deitar e acordar;
- Não faça uso de medicamentos para dormir sem a devida orientação médica.

Atualizado em 1 Dez 2011.