Guia da Semana

O Governo Brasileiro - em parceria com o Canadense - anunciou que a partir do dia 1º de maio deste ano alguns brasileiros que viajarem ao Canadá não vão precisar do tradicional visto de turismo, que normalmente é exigido ao entrar no país. A medida vai facilitar a entrada de brasileiros no país.

Quer entender exatamente como isso vai funcionar? O que muda e o que permanece igual? Confira todos os detalhes e tire suas dúvidas abaixo:

O que muda com a nova lei?

A Nova Lei implementa o Electronic Travel Authorization (eTA) que, em suma, é uma autorização de viagem eletrônica que brasileiros isentos de visto precisam fazer para voar ou transitar em qualquer Aeroporto no Canadá. Os brasileiros poderão solicitar o eTA ao invés do tradicional visto de visitante exigido no país.

Quem pode solicitar o eTA?

Os brasileiros que poderão solicitar o eTA são aqueles que portam passaporte brasileiro válido e que obtiveram um visto canadense nos últimos 10 anos ou que possuam um visto americano válido e que vão permanecer no país por menos de 6 meses.

Como saber se devo solicitar o eTA ou o visto de turismo?

O eTA é válido apenas para a categoria de turismo com permanência de menos de 6 meses no país e para quem for entrar/sair no país de avião. Os brasileiros que forem entrar e sair no país por vias terrestres (trem, ônibus, carro, cruzeiro...) precisam tirar o visto de visitante - inclusive no caso de cruzeiros marítimos para o Alasca, independente se desembarcar em um porto canadense ou não. Ainda, quem for estudar, trabalhar ou permanecer no país por mais de 6 meses deve tirar o Visto de Visitante, independente de como for chegar ao país.

Como tirar o eTA?

O eTA estará disponível para os brasileiros a partir do dia 1º de maio, às 10h. Para solicitar, basta fazer de maneira online pagando uma taxa de 7 dólares canadenses. Esse visto valerá por 5 anos ou até a data do seu passaporte expirar, ou seja, mesmo que seu passaporte vença daqui 1 ano, é necessário tirar outro visto.

Os documentos necessários são o passaporte válido, cartão de crédito ou débito internacional e um endereço de e-mail. No entanto, em alguns casos, pode ser pedido documentos adicionais.

Para mais informações, acesse o site oficial do Governo Canadense.

Por Juliana Sartori

Atualizado em 25 Abr 2017.