Guia da Semana

Localizada na região mais austral da América do Sul, mais precisamente na Argentina e no Chile, a Patagônia é conhecida por suas paisagens geladas e por abrigar cenários fascinantes. Não é à toa que tanta beleza precisa ser vista: ela ocupa dois países diferentes e diversas cidades, criando uma das áreas com a menor densidade de pessoas do planeta. Ou seja, por lá existe mais natureza e animais do que pessoas.

Não é à toa que o destino é um dos mais buscados para quem ama aventura! Até porque, não é preciso visto nem passaporte para se aventurar pelas terras geladas da Patagônia. Para te ajudar a organizar a sua viagem, o Guia da Semana te conta tudo o que você precisa saber antes de ir para o destino – e tudo o que você precisar visitar por lá. Confira abaixo:

Patagônia Argentina

A Patagônia Argentina é um verdadeiro paraíso! Ela é composta pelas cidades de Neuquén, Chubut, Santa Cruz, Río Negro e Terra do Fogo. Sendo que os lugares mais visitados pelos turistas são o El Calafate e Ushuaia. Para explorar o melhor da região, a dica é chegar pelo Aeroporto de Ushuaia e de lá seguir trajeto para os lugares que mais te agradar – seja de carro, sozinho ou pelas agências de turismo da região.

Foto: Reprodução/Google Maps


O que você não pode perder

PARQUE NACIONAL TERRA DO FOGO (USHUAIA)


Foto: Shutterstock

O caminho até o Parque Nacional da Terra do Fogo em Ushuaia é tão espetacular que já vale a visita. Isso porque ele é realizado através de um trem incrível, conhecido como Trem do Fim do Mundo - uma locomotiva a vapor que percorre 14 km entre paisagens fabulosas. A melhor parte é que, de acordo com a estação do ano, é possível apreciar diferentes paisagens: verde no verão; amarelo e vermelho no outono; e branco de neve no inverno. Criado em 1960, o Parque possui grandes variedades de animais, árvores e paisagens, sendo um passeio ideal para quem gosta de contato com a natureza, trilhas e lugares surreais. Como o parque é muito grande, a dica é reservar um dia todo para percorrer seus caminhos sem pressa e apreciar o local.

Saiba mais sobre Ushuaia clicando AQUI.

PARQUE NACIONAL DOS GLACIARES (SANTA CRUZ)


Foto: Shutterstock

Glaciares ou geleiras são massas de gelo que se formam nas regiões mais frias do planeta, transformando a paisagem em um verdadeiro espetáculo. Na Argentina, existe um lugar perfeito para quem quer admirá-lo: o Parque Nacional dos Glaciares. Lá, a principal atração fica por conta do famoso Glaciar Perito Moreno, que é considerado a terceira maior área congelada do planeta e único em todo mundo que não perde tamanho com o passar dos anos! Por lá, é possível admirar a paisagem através de um mirante, passeios de barco, caminhada sobre o glaciar e até mesmo beber wisky com gelo retirado do próprio local! Interessante, né?

Saiba mais sobre os Glaciares Argentinos clicando AQUI.

PARQUE NACIONAL NAHUEL HUAPI (RIO NEGRO)


Foto: Shutterstock

O Parque e Reserva Nacional Nahuel Huapi é um dos mais antigos da Argentina e costuma ser um passeio bem procurado para quem visita Bariloche. Embora ele esteja localizado em Rio Negro, o passeio é bem pertinho e vale a esticada! Para visitá-lo, a dica é comprar um passeio de barco que visita a região dos andes argentino, assim, dá para curtir a paisagem sem preocupações. Geralmente, os passeios partem de Puerto Pañuelo - a 25 km do centro de Bariloche - e está incluso a visita ao parque que abriga a casa do bambi (Walt Disney se inspirou no local para produzir o desenho!). Ao todo são inúmeras trilhas e incríveis paisagens para aproveitar!

Saiba mais sobre Bariloche clicando AQUI.


Patagônia Chilena

A Patagônia Chilena é tão bonita e surpreendente quanto a Argentina. Ela é formada pelas cidades de Puerto Mont, Aysen, Punta Arenas e Puerto Natales, sendo a principal atração - sem contestação - é o Parque Nacional Torres Del Paine, considerado a oitava maravilha do mundo. Quem quiser se aventurar por lá precisa encarar uma viagem um pouco mais longa, pois não existem voos diretos saindo do Brasil até lá – vá até Santiago e de lá pegue outro avião até o Aeroporto de Punta Arenas. De lá siga de carro para os destinos que deseja!


Foto: Reprodução/Google Maps


PARQUE NACIONAL TORRES DEL PAINE


Foto: Shutterstock

O Parque Nacional Torres Del Paine talvez seja um dos lugares mais maravilhosos que existem no mundo, já que ele ainda guarda uma paisagem selvagem e que praticamente não sofreu a ação do homem. Grande parte de sua beleza se deve às suas montanhas nevadas, que emolduram o parque. Com mais de 227 mil hectares, o parque é o lugar perfeito para tirar belas fotos, fazer trilhas em meio à natureza e ver de perto animais exóticos! Quem quiser conhecer o parque todo vale deixar uns dias a mais – por se tratar de um lugar tão grande, é impossível ver tudo em um só dia.


GLACIAR GREY


Foto: Shutterstock

Localizado dentro do Parque Nacional Torres Del Paine, o Glaciar Grey é um dos mais famosos da Patagônia Chilena e uma atração imperdível por lá. Ele fica em uma região do parque conhecida como "Circuito W", que passa também pelo Rio Grey através de uma trilha maravilhosa - dizem ser uma das travessias mais bonitas do mundo! O trajeto é escolhido para os aventureiros que topam uma aventura de mais de 11 km de trilha em meio à natureza nevada. A recompensa de todo esforço é uma das paisagens mais incríveis de todo mundo.

Depois de conhecer as principais atrações de cada lugar, vale escolher qual destino combina mais com seu estilo e com seu objetivo de viagem! Afinal, não existe a melhor ou pior viagem, mas sim a que mais se encaixa com seu perfil!

Por Juliana Sartori

Atualizado em 31 Out 2019.