Guia da Semana

Quem mora em São Paulo sabe que qualquer folga é uma oportunidade de fugir da rotina e conhecer lugares novos! A boa notícia é que próximo à capital existem alguns refúgios naturais ideais para relaxar durante um final de semana ou feriado.

Em dias quentes, nada melhor do que conhecer uma praia nova, mergulhar em uma água cristalina bem refrescante ou até mesmo se conectar com a natureza e esquecer dos problemas. Pensando nisso, confira a lista que o Guia da Semana preparou com 5 lugares em São Paulo que você tem que conhecer neste verão que vão fazer você se apaixonar:

Ilha das Couves, Ubatuba


Foto: Reprodução

A Ilha das Couves, em Ubatuba, fica a 224 km de São Paulo e é um destino de águas cristalinas e refrescantes, ideal para aqueles dias de sol! O local só é acessível de barco, por isso muitas lanchas saem da Praia de Picinguaba e realizam o trajeto por cerca de R$ 20 (ida e volta). Como não existe nenhuma infraestrutura por lá, é indicado levar comida e água.

Ilha Anchieta, Ubatuba


Foto: Reprodução

O passeio até a Ilha Anchieta é realizado apenas por agências de turismo de Ubatuba. O trajeto é feito por barco, acompanhado de um guia turístico. A Ilha, que no passado serviu como prisão, hoje em dia é uma reserva natural de pesca e possui trilhas de ecoturismo com educação ambiental. Para quem quer conhecer praias bonitas, bem preservadas e curtir a natureza, o local é uma ótima pedida. Para quem se interessar por história, é possível visitar as ruínas do antigo presídio que tomou conta do local nos anos 50.

Castelhanos, Ilhabela


Foto: Reprodução/ Desviantes

Considerada uma das praias mais belas do Brasil, a Praia de Castelhanos em Ilhabela, é também a favorita da turma off road. Isso porque o acesso principal é por uma estrada de 22km e só veículos 4×4, motos ou bicicletas são permitidos. Para quem não possui um veículo adequado, agências de turismo da cidade costumam fazer o passeio por um preço acessível! Toda aventura vale a pena ao chegar nesse paraíso: águas azuis cristalinas em uma paisagem praticamente intocada. De lá saem trilhas para praias próximas, como a da Figueira e para a Cachoeira do Gato, uma das maiores da Ilha.

Poço Azul, Lavrinhas


Foto: Reprodução

Localizado entre a divisa de São Paulo e Rio de Janeiro, a 222 km da Capital, a cidade de Lavrinhas fica na Serra da Mantiqueira e reserva aos visitantes incríveis atrações naturais devido a sua abundância de águas! Mas não se trata de qualquer água, pura e cristalina por natureza, esta água é rica em sulfato de alumínio, que, além de torná-la ainda mais cristalina, lhe confere um tom azulado, digno da cor do céu nos dias mais ensolarados. Os visitantes não podem deixar de conhecer a Cachoeira Capela do Jacú e o Poço Azul, incríveis quedas d'água refrescantes e cristalinas.

Areia Que Canta, Brotas


Foto: Reprodução

A cidade de Brotas, localizada a apenas 250 km da capital, possui incríveis programas para os fãs da natureza e do ecoturismo. Suas atividades combinam a aventura dos esportes com a tranquilidade da natureza - criando um cenário de tirar o fôlego! São muitos passeios que incluem trilhas, cachoeiras e rios, além de, claro, charmosas opções de hospedagem que variam de pousadas até campings. Não deixe de visitar a Areia que Canta, incrível piscina natural formada por águas cristalinas e areias brancas.

Por Juliana Sartori

Atualizado em 6 Jan 2017.