Guia da Semana

Tudo que você quer é sombra, água fresca e uns bons dias de descanso num lugar que te faça relaxar? Então você precisa fugir do estresse da capital e se refugiar num destino tranquilo em meio à natureza.

Próximo à capital paulista existem cidades charmosas que são a escolha perfeita para escapar durante o final de semana ou feriado. Confira:

São Roque, 66 km de São Paulo


Shutterstock

A cidade de São Roque fica a apenas 66 km de São Paulo e possui incríveis opções de passeios que agradam a todos os gostos. Tem roteiros para crianças, famílias e casais - ideal para passar um final de semana ou até mesmo fazer um bate e volta, principalmente no inverno.

Com mais de 31 estabelecimentos que são divididos em três estradas, a Rota do Vinho é o passeio mais procurado pelos amantes da bebida. A Estrada do Vinho (com cerca de 10 km de extensão) é uma das mais interessantes de lá - com restaurantes que possuem a opção de conhecer a vinícola, colher uva e provar de seus vinhos recém-fabricados. Além disso, a paisagem do local é incrível, tornando o ambiente ainda mais agradável. A dica é ir de carro e percorrer sem pressa os estabelecimentos que possuem entrada gratuita.

Com mais de 1.100 metros de altura, o Morro do Saboó é uma ótima opção de passeio para aqueles que gostam de natureza e trilha. De lá de cima, pode-se observar cidades como Mairinque, Itu, Sorocaba, Araçoiaba da Serra e até Osasco. O morro está localizado dentro de três propriedades particulares, mas é aberto para visitação.

Saiba mais sobre o destino clicando AQUI.

São Francisco Xavier, 150 km de São Paulo


Shutterstock

A cidade serrana de São Francisco Xavier fica localizada a 150 km de São Paulo, no município de São José dos Campos. O destino é muito procurado por casais e pessoas que gostam de se sentir perto da natureza e aproveitar o melhor que ela pode oferecer - a calmaria e paisagens bonitas! Um dos pontos fortes da cidade são suas charmosas pousadas que contam com chalés rústicos e lareiras.

Para quem gosta de trilhas, a cidade é o destino ideal. Por lá é possível encontrar incríveis opções de passeios como a visita ao Mirante da Pedra de São Francisco. A maior parte do percurso é feito de carro, por uma estrada de terra e o restante do percurso é feito a pé por cerca de 1 km. A mil metros de altura, a vista panorâmica da cidade é incrível!

Outra visita imperdível na cidade é a Reserva Ambiental Santa Barbara, que está situada em uma área verde incrivelmente grande e bem preservada. Ali, há trilhas moderadas e autoguiadas, com duração média de 1 hora. O auge do passeio é no Mirante de Santa Bárbara, onde o turista pode utilizar a luneta de aproximação e observar toda a cadeia de montanhas de São Francisco Xavier, na divisa de Monte Verde e alguns de seus mais altos picos.

Saiba mais sobre o destino clicando AQUI.

Santo Antônio do Pinhal, 170 km de São Paulo


Shutterstock

A apenas 170 km de São Paulo, no coração da Serra da Mantiqueira, a charmosa cidade de Santo Antônio do Pinhal está conquistando cada vez mais fãs. A mil metros de altitude, o local é destino ideal para viagens curtas, principalmente no inverno quando as temperaturas por lá chegam a quase 0ºC. O destino é uma ótima alternativa à badalada Campos do Jordão, já que fica a apenas 20 km de distância da cidade. Ou seja, opção mais barata e tranquila de hospedagem e passeio na região.

Para quem gosta de uma paisagem incrível, o Pico do Agudo é um dos passeios mais indicados. A cerca de 1700 metros de altitude, o local é muito procurado por quem quer praticar voo livre ou simplesmente admirar uma bela paisagem. São 8 km de subida até o pico, distância que pode ser percorrida de carro ou a pé. À tarde, é possível observar um incrível pôr do sol do alto da montanha.

Quem quiser conhecer a badalada cidade de Campos de Jordão sem precisar ficar hospedado em seus concorridos hotéis e pousadas, uma boa alternativa de passeio é o Trem do Mirante. São cerca de 2h30 (ida e volta) de trajeto, que passa pelo centro de Campos do Jordão, trechos da Serra da Mantiqueira e um dos pontos ferroviários mais altos: Alto do Lajeado com 1.743 metros de altura!

Saiba mais sobre o destino clicando AQUI.

Cunha, 223 km de São Paulo


Shutterstock

A cidade de Cunha fica localizada a 223 km de São Paulo, mais precisamente na Serra do Mar, na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro. O destino romântico na serra é um refúgio para quem busca relaxar! Muito conhecida por ser a cidade dos ceramistas, além de inúmeros ateliês charmosos, o local possui incríveis cachoeiras, trilhas e um lavandário que parece ter saído de um filme!

Um dos passeios imperdíveis de Cunha é a visita ao Lavandário. Com um estilo inspirado no de Pronvence, no sudeste da França, o local atrai turistas que buscam uma paisagem incrível, além de conhecer de perto o plantio e cultivo das lavandas e seu processo de fabricação (transformação em florais, sais..).

Devido às altitudes elevadas, Cunha possui vistas privilegiadas! Uma das mais incríveis é a Pedra da Macela. A impressionante vista do alto da pedra, na divisa dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, alcança a Ilha Grande e as baías de Paraty e Angra dos Reis!

Saiba mais sobre o destino clicando AQUI.

Visconde de Mauá, 290 km de São Paulo


Shutterstock

Visconde de Mauá é um destino de serra que fica estrategicamente localizado: entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais! Ao todo, são 290 km de distância da capital paulista, ficando a 1.800 metros de altura. O local possui três vilas: Visconde de Mauá, Maringá e Maromba, tendo restaurantes, atrações e ótimas hospedagens em todas elas! Se você busca um lugar sossegado, longe dos agitos das grandes cidades, esse é o destino certo pra você!

Para os amantes de aventura, uma boa dica é aproveitar as trilhas incríveis da cidade. Uma delas é a Trilha para a Pedra Selada, que leva em torno de 3 horas para alcançar seu cume - a dica é ir de carro até o pé da montanha e seguir o resto a pé. Ao todo são 2,5 km de trilha de dificuldade média, o que é compensado pela paisagem e pela sinalização - não sendo preciso acompanhamento de guia. Lá de cima, é possível ter uma vista 360º do local, além dos picos vizinhos: Agulhas Negras e Prateleiras.

Uma das curiosidades de Visconde de Mauá é que uma de suas vilas - a de Maringá - fica localizada em dois estados, sendo uma parte no Rio de Janeiro e a outra em Minas Gerais. A mistura faz com que o local tenha um charme único - são restaurantes e lojas que mesclam o aconchego mineiro com a culinária carioca. Um incrível rio separa os dois lados tornando a paisagem ainda mais bonita!

Saiba mais sobre o destino clicando AQUI.

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 12 Abr 2017.