Guia da Semana

2ª Mostra São Paulo de Teatro de Bonecos

O evento acontece entre os dias 11 e 21 de abril.

Este evento terminou

2ª Mostra São Paulo de Teatro de Bonecos

Data 11 Abr 2013-21 Abr 2013
De 11 a 21 de abril de 2013

Preço(s) Grátis

Horário(s) De acordo com a programação

A 2ª Mostra São Paulo de Teatro de Bonecos, realizada pelo Grupo Circo Navegador com o apoio cultural do Governo do Estado de São Paulo através do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo – PROAC, acontece entre os dias 11 e 21 de abril, em diversos pontos turísticos e culturais de São Paulo.

Conheça os musicais que vão agitar a cidade em 2013  
Estreias no teatro em São Paulo  

O evento, que conta com 20 apresentações e duas oficinas, tem o intuito de promover o acesso de comunidades de todas as regiões da capital à arte de alta qualidade, estimulando assim a formação de público.

A boa notícia é que todas as atividades serão gratuitas e acontecerão em lugares de fácil acesso, como o Parque do Ibirapuera, Parque da Juventude, Parque da Luz, Parque da Água Branca, CEUs e Espaço Sobrevento.

Confira abaixo a programação completa:

O Rio, Teatro Didático da UNESP
A encenação de O Rio encontrou na obra de João Cabral de Melo Neto inspiração para trabalhar conceitos do teatro visual. O espetáculo não é a ilustração do poema. É uma criação autônoma na qual o rio está oculto à percepção do espectador que não o observa na cena, mas o intui por meio de um exaustivo e insistente caminhar de homens e bichos, de plantas e poeira. As imagens do poema transformaram-se em metáforas da condição humana diante de uma realidade seca de vida, mas vívida de significados.
Onde: CEU Perus, Rua Bernardo José de Lorena, s/n – Perus
Indicação etária: infantil - livre
Quando: Dia 11, às 10h e às 15h / Dia 12, às 20h / Dia 13, às 20h / Dia 14, às 20h

Pés Descalços, Morpheus Teatro
Pés Descalços fala de forma simples da beleza do encontro, da aceitação do outro, do despojar-se de ideias pré-concebidas, da força da imaginação e do ato criativo. Narra o encontro de um menino e uma menina e a criação de um mundo que eles são capazes de construir dentro de um pequeno tanque de areia. Um mundo sem muros e com os pés descalços.
Onde: CEU Pera-Marmelo, Rua Pêra-Marmelo, 226 - Jardim Santa Lucrécia
Indicação etária: infantil – a partir de 3 anos 
Quando: Dia 12, às 15h

Nosso Da Vinci, Voar Teatro de Bonecos
A Cia. Voar Teatro de Bonecos retrata de forma singular e humorada o atelier de Leonardo Da Vinci. Uma viagem de busca, estudo e experimentação.  Uma noite na vida de um sábio, um gênio a frente de seu tempo.  A curiosidade constante o leva a vivenciar uma situação inusitada de animação e criatividade.
Onde: CEU Pera-Marmelo, Rua Pêra-Marmelo, 226 - Jardim Santa Lucrécia 
Indicação etária: adulto – acima de 12 anos
Quando: Dia 12, às 20h

Los Cuentos de Otro, Trapusteros Teatro
Pancho é um menino que adora ler. Um dia ele recebe uma visita inusitada: Pepino, uma criatura verde com cara de pepino aparece em seu quarto ao sair de uma das páginas do livro que Pancho está lendo, isto depois de ser expulso pelos outros personagens da história que pertencia. A partir desse momento, o menino procura um novo conto para enviar Pepino de volta ao mundo das histórias. Após várias tentativas frustradas, finalmente Pepino encontra o seu próprio conto.  
Onde: Parque do Ibirapuera, Parque da Água Branca
Indicação etária: infantil – a partir de 3 anos 
Quando: Dia 13, às 16 (Parque do Ibirapuera) / Dia 14, às 16h (Parque da Água Branca)

O Princípio do Espanto, Morpheus Teatro
Um boneco pensa conduzir os objetos e a vida à sua frente, mas nada sabe sobre o que está por detrás de si mesmo, nada sabe sobre o homem que é responsável por seu mais simples movimento. O homem crê controlar o boneco que construiu, mas compartilha com este a ignorância do que está por detrás de si próprio. Criador e criatura em uma relação sem palavras.
Onde: CEU Pera-Marmelo, Rua Pêra-Marmelo, 226 - Jardim Santa Lucrécia
Indicação etária: adulto – acima de 14 anos
Quando: Dia 15, às 20h

A Semente da Natureza, Canoa Encantada Teatro de Animação
O espetáculo se passa em um mundo imaginário e narra a história do menino Dim, que parte em uma aventura para resgatar a “semente da natureza” – uma semente que guarda em si toda a energia natural de seu mundo.  Porém, no decorrer de sua aventura, Dim terá que enfrentar seu maior inimigo: seus próprios desejos e ilusões.
Onde: CEU Pera-Marmelo, Rua Pêra-Marmelo, 226 - Jardim Santa Lucrécia e CEU PERUS, Rua Bernardo José de Lorena, s/n – Perus
Quando: Dia 16, às 10h (CEU Pera-Marmelo) / Dia 16, às 15h (CEU Perus)
Indicação Etária: infantil – a partir de 5 anos 

Sonhatório, Cia. Truks Teatro de Bonecos
É hora do almoço no Sanatório Boa Cabeça.  Sentam-se à mesa para a refeição, três supostos loucos. Porém, não há ali nada para comer ou beber.  Sedentos e famintos, os amigos partem em uma incrível viagem em busca de comida, que os levará para áridos desertos, para o fundo do mar e para longínquos planetas. Personagens feitos de guardanapos, bacias, copos, garrafas pet, talheres e pratos os acompanharão por saborosas aventuras.
Onde: CEU Inácio Monteiro, R. Barão Barroso do Amazonas, S/N - Cohab Inacio Monteiro
Quando: Dia 18, às 10h
Indicação etária: infantil – a partir de 3 anos

Histórias que o Mundo Conta, Grupo Caldeirão
O espetáculo “Histórias que o mundo conta”, se baseia em quatro contos de origem que tratam da relação do homem com os elementos naturais. Para dar vida as histórias, o Grupo Caldeirão utiliza quatro diferentes técnicas de teatro de animação: Teatro de Sombras, Teatro Negro, Teatro de Objetos Luminosos e Teatro de Bonecos.
Onde: CEU Inácio Monteiro, R. Barão Barroso do Amazonas, S/N - Cohab Inacio Monteiro
Quando: Dia 18, às 20h
Indicação etária: infantil – a partir de 5 anos 

Anjos de Papel, Cia. Fios de Sombra
Anjo de Papel é um espetáculo encenado com a técnica de teatro de sombras e transparências, e conta a história de Clara, uma velha mulher que nada têm além de uma tesoura de metal que encontrou jogada por ai. Em um de seus passeios diários encontra com um anjo de papel caído e decide cuidar dele. Assim, entre cuidados e insônias nasce uma amizade que mudará seus destinos para sempre.
Onde: CEU Vila Atlântica, R. Cel. José Venâncio Dias, 840 - Jaraguá
Quando: Dia 19, às 15h 
Indicação etária: infantil – a partir de 6 anos

Cinza, Cia. Fios de Sombra
Cinza é um espetáculo direcionado ao publico adulto que aborda de maneira poética os conflitos de uma mulher que vive entre lixos de papel, tratando de procurar algum motivo que justifique sua trágica historia.  Entre caixas de papelão e mediante a manipulação de um boneco encontrado, ela irá mergulhando em seu passado até chegar a um confronto de seus próprios medos e conflitos que nunca se acabam.
Onde: CEU Vila Atlântica, R. Cel. José Venâncio Dias, 840 – Jaraguá
Quando: Dia 19, às 20h
Indicação etária: adulto – a partir de 14 anos

Tiringuito, a morte e Luisa, Caravan Maschera
Tiringuito é o servo de um burguês que mora em um castelo. Num dia de festa no castelo, em que Tiringuito poderá finalmente comer Polenta, a morte decide que é o seu dia de morrer. Tiringuito mostrará todas as peripécias de um verdadeiro brasileirinho que vence a morte e fica com sua amada Luisa.
Onde: Parque da Luz
Quando: Dia 20, às 16h
Indicação etária: infantil – livre

Mano y Mano, Valeria Guglietti
Em um bar, um homem solitário toma seu café. Na nebulosa de seus pensamentos e fantasias, tudo se transforma despertando sentimentos, emoções profundas e situações delirantes. A esperança e o amor vêm e vão como num sonho, como a própria vida envolta em poesia e sensibilidade. É uma história contada através da delicada arte de marionetes de sombra, que nos faz viver momentos intensos
Onde: Teatro Sobrevento, Rua Coronel Albino Bairão, 42, Belém
Quando: Dia 20, às 20h / Dia 21, às 20h
Indicação etária: livre

A Chegada de Lampião no Inferno, Núcleo A Mala dos Mamulengos
Maria Bonita, após o infortúnio que ocorreu no Sertão de Sergipe e tirou sua vida, a do seu parceiro e de boa parte do bando, sai em busca de Lampião na casa do capeta. Ao chegar é engolida por uma serpente. Lampião, logo em seguida, descobre que sua companheira está em apuros. Inicia-se uma batalha. Quem vencerá? Maria Bonita será salva?
Onde: Parque da Juventude
Quando: Dia 21, às 16h
Indicação etária: livre

Compartilhe

Comentários

Notícias recomendadas

10 filmes que já estão de olho no Oscar 2018

“Logan” e “Dunkirk” são apostas fortes para a premiação do ano que vem

Netflix divulga teaser de "O Matador", seu primeiro filme original brasileiro

Filme tem previsão de estreia para o segundo semestre

U2 confirma show extra em São Paulo; vendas começam nesta quinta (27)

Nova apresentação acontece no dia 25 de outubro no Estádio do Morumbi

Netflix divulga trailer inédito da segunda temporada de "Stranger Things"

Novos episódios da série estreiam em outubro

Katy Perry vem ao Brasil em 2018, diz colunista

"O martelo já está batido", afirmou Lauro Jardim, do jornal O Globo

Competidores do MasterChef enfrentam prova em cozinha profissional nesta terça-feira (25)

Cozinheiros enfrentarão desafio na cozinha do restaurante Tuju