Guia da Semana
Por Ezio Jemma

Virada Cultural Paulista 2014

Criolo, Gal Costa e Titãs são algumas das atrações confirmadas no festival.

Criolo é um dos artistas confirmados em cidades como Americana e Sorocaba (Divulgação)

Este evento terminou

Virada Cultural Paulista 2014

Data 24 Mai 2014-01 Jun 2014
Dias 24, 25 e 31 de maio e 1º de junho de 2014

Preço(s) Grátis

Horário(s) Não divulgado

A Virada Cultural Paulista de 2014 acontece em dois finais de semana: dias 24 e 25 de maio e 31 de maio e 1º de junho. Ao todo, o evento conta com 28 cidades participantes (Interior, Litoral e Grande São Paulo), que recebem shows desde Criolo, Emicida e Gabriel o Pensador até Otto, Gal Costa, e Titãs - entre muitos outros.

+ Veja os shows da Virada Cultural Paulista 2014
+ Saiba quais são os principais shows da semana em São Paulo
+ Conheça o especial GRÁTIS do Guia da Semana

Entre os destaques da programação do primeiro fim de semana de Virada estão Criolo e J. Pizzarelli (EUA), que se apresentam em Americana, e Guilherme Arantes, que faz seu show em Mogi das Cruzes.

Já no segundo e último final de semana da Virada Cultural Paulista, os destaques ficam por conta dos shows do grupo IRA! e do cantor Almir Sater em Bauru; Asian Dub Foundation (Inglaterra) e Baby do Brasil em Campinas; e Farofa Carioca e Raimundos em Presidente Prudente.

Confira abaixo a programação da Virada Cultural Paulista 2014 de cada região:

Grande São Paulo

Gabriel Pensador Virada Cultural

Em 2014, Diadema e Mogi das Cruzes são as únicas cidades a receber a Virada Cultural Paulista 2014. Em Diadema, se apresentam os músicos Gabriel O Pensador e Nando Reis, com participação de Arnaldo Antunes. Já Mogi das Cruzes recebe show de Guilherme Arantes.

24/05 e 25/05

Mogi das Cruzes: Guilherme Arantes leva suas belas letras repletas de temas ambientais para a cidade. Sucessos não devem faltar em uma Virada que ainda conta com Nação Zumbi.

31/05 e 01/06

Diadema: A cidade traz atrações de peso para essa Virada. No sábado, A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo se apresenta no Teatro Clara Nunes. No mesmo dia, Gabriel O Pensador toma conta do palco externo. O grande destaque fica para o reencontro de Nando Reis e Arnaldo Antunes encerrando a programação de domingo.

Litoral

No litoral, Caraguatatuba recebe os shows de Gabriel O Pensador e Wanderléa, enquanto Santos recebe o grupo Ultraje a Rigor e Tributo a Tim Maia (Banda Black Rio, Ed Motta e Paula Lima).

24/05 e 25/05

Caraguatatuba: a cidade litorânea não fica atrás nessa Virada. No sábado, Gabriel O Pensador encerra o dia de apresentações com suas rimas e letras inteligentes. Para encerrar a festa no domingo, a cantora Wanderléa relembra seus sucessos.

31/05 e 01/06

Santos: Santos traz uma programação recheada de música à Praça Mauá. Dentre os destaques dessa edição estão os shows do grupo Ultraje a Rigor.

Interior

O interior paulista é o forte da Virada Cultural Paulista 2014. São muitas cidades que participam do festival, como Araraquara, que recebe o show de Otto e Gal Costa; Sorocaba, que recebe Arnaldo Antunes e Criolo; Barretos, que recebe Lobão e Emicida; Assis, que sedia shows de Moraes Moreira e Tulipa Ruiz; Bauru, que recebe IRA! e Almir Sater, entre outras.

24 e 25 de maio

Americana: a cidade é a única tem 3 palcos oficiais de eventos. No sábado, os destaques são Criolo e Graça Cunha que se apresentam no Portal da Cidade. Luiza Possi e John Pizzarelli encerram a Virada no domingo. O Teatro de Arena Elis Regina traz um som alternativo e Dj´s.

Araraquara: a Arena da Fonte e o Teatro Municipal de Araraquara. Dentre os destaques dessa edição estão os shows do cantor Otto, ex-percussionista do Nação Zumbi e do Mundo Livre S/A e da musa brasileira Gal Costa.

Barretos: Lobão traz o seu projeto Lobão Power Trio acompanhado de Dudinha Lima (baixo, violão e voz) e Armando Cardoso (bateria). O rapper Emicida também aparece como destaque. Além disso, programações infantis e de teatro completam o evento.

Lobão Power Trio

Botucatu: Os shows mais esperados ficam por conta dos Titãs e Geraldo Azevedo. Os mais de 30 anos de carreira dos Titãs são relembrados no repertório repleto de hits que todo mundo sabe cantar. A atração internacional fica por conta da banda alemã Tusq, que também se apresenta em outras cidades. O encerramento da virada fica por conta da voz e violão de Geraldo Azevedo.

Franca: O Ginásio Pedrocão e o Teatro Municipal vão receber shows como Lobão Power Trio e Almir Sater. Destaque também para as apresentações de rua e o show da banda paulistana Vivendo do Ócio.

Indaiatuba: O Parque Ecológico e o CIAE serão os palcos do evento. Os ingleses do Asian Dub Foundation encerram a noite de sábado, enquanto no domingo, os Titãs trazem seus hits para a cidade.

Jundiaí: O Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva) e o Teatro Pollythama vão receber os eventos. A atração internacional fica por conta da banda alemã Tusq, que também se apresenta em outras cidades. Os destaques musicais ficam por conta de Emicida e Ultraje a Rigor.

Marília: O palco externo será montado na Avenida das Indústrias e o interno será no Teatro Sagrado Dragão. O show intimista de Geraldo Azevedo e a novo turnê dos Raimundos são os destaques.

Piracicaba: O Teatro Municipal e o Parque do Engenho Central vão receber grandes shows como o Nação Zumbi, O Terno e Guilherme Arantes. Performances e teatro também estão confirmados.

São João da Boa Vista: Dentre os destaques dessa edição estão os shows do grupo Ultraje a Rigor e também do cantor Arnaldo Antunes, que encerra o festival no domingo.

São José do Rio Preto: Traz uma programação recheada de música ao Anfiteatro Nelson Castro. Dentre os destaques dessa edição estão os shows de Otto e Gal Costa. Já o palco interno será o Teatro Municipal Paulo Moura, que recebe atrações culturais como dança, circo e teatro.

Sorocaba: Traz uma programação recheada de música ao Parque Maestro Nilson Lombardi. Dentre os destaques dessa edição estão os shows de Arnaldo Antunes e Criolo.Já o palco interno será o Teatro Municipal Teotônio Vilela, que recebe atrações culturais como dança, circo e teatro.

31 de maio e 1° de junho

Araçatuba: O rapper Criolo fecha a noite de sábado com suas letras e batidas contagiantes. No domingo, os ingleses do Asian Dub Foundation dão um toque internacional a Virada. No palco interno, repentistas, dançarinos e música infantil completam a festa.

Assis: A Praça Walter Monsonelli e o Teatro Municipal Padre Enzo Ticinelli vão receber as atrações. Dentre os destaques, tema a apresentação de Moraes Moreira e do jovem grupo indie Vanguart, que já venceu vários prêmios da música.

Bauru: O Parque Vitória Régia e o Teatro Municipal vão receber as atrações dessa edição. O retorno do IRA! e os contos e canções de Almir Sater estão entre os destaques. Luccas Santana e Jorge Mautner promovem um interessante encontro de gerações. Atrações de teatro e dança também acontecem no palco interno.

Almir Sater canta sucessos e conta histórias divertidas durante o show

Campinas: As atrações musicais são das mais variadas agrupando artistas locais, nacionais e até mesmo estrangeiros. A banda Apanhador Só transforma pedaços de lixo e sucata em instrumentos musicais. Tony Tornado traz um show pautado na Black Music e a Orquestra Contemporânea de Olinda mistura elementos de vários estilos produzindo uma sonoridade única.

Ilha Solteira: O palco externo será instalado na Praça da Integração enquanto o interno estará na Casa da Cultura Raquel Dossi. O destaque musical fica por conta dos rappers MV Bill e Dexter que se apresentam no sábado.

Mogi Guaçu e Mogi Mirim: As cidades se unem para realizar a Virada. O paco interno fica em Mogi Guaçu e o externo em Mogi Mirim. A atração internacional fica por conta da banda alemã Tusq, que também se apresenta em outras cidades.Atrações como João Bosco, Titãs e Céu estarão por aqui.

Presidente Prudente: Os 3 palcos do evento trazem atrações dos mais variados tipos. O grande destaque fica por conta dos Raimundos que saíram em turnê para divulgar seu novo álbum “Cantigas de Roda”.

Registro: dentre os destaques dessa edição estão os shows do grupo Ultraje a Rigor e também do cantor Otto, que encerra o festival no domingo.

Santa Bárbara D’ Oeste: Dentre os destaques dessa edição estão os shows do cantor Almir Sater e também do grupo Ira!, que encerra o festival no domingo. Já o palco interno será o Teatro Municipal Manoel Lyra, que recebe atrações culturais como dança, circo e teatro. A atração internacional fica por conta da banda alemã Tusq, que também se apresenta em outras cidades.

São Carlos: Dentre os destaques dessa edição estão os shows do grupo Titãs e Selvagens à Procura da Lei. Já o palco interno será o Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão, que recebe atrações culturais como dança, circo e teatro.

São José dos Campos: Traz uma programação recheada de música ao Parque da Cidade Roberto Burle Marx. Dentre os destaques dessa edição estão os shows de Otto e Pollo. Já o palco interno será o Teatro Municipal, que recebe atrações culturais como dança, circo e teatro.


Por Ezio Jemma

Notícias recomendadas

eFootball PES 2020 lança DLC da UEFA Euro 2020

Jogos

F1 2020 anuncia os carros da Deluxe Schumacher Edition

Jogos

EA lança primeira onda de jogos na Steam

Jogos

PUBG estará gratuito na Steam neste final de semana

Jogos

Jogo do Bob Esponja traz novo vídeo focado no multiplayer

Jogos

10 autores negros que você precisa conhecer e ler o quanto antes

Literatura