Guia da Semana

A programação artística do 10º Fórum Social Mundial (FSM) terá 36 shows gratuitos na Prainha da Usina do Gasômetro, nos dias 25, 27, 28 e 29, sempre com início no final de tarde. Sob o título Fórum Social Mundial 10 Anos, a abertura do evento será realizada às 16h de segunda-feira, 25, na Esquina Democrática, com o Ói Nóis Aqui Traveiz. A partir das 17h, haverá, em sequência, nove shows na beira do Guaíba, com destaques para Renato Borghetti, Papas da Língua e Marcelo D2. A programação deve passar da meia-noite.

No dia 26 a programação na Usina faz uma pausa, para o grande encontro de líderes internacionais no Gigantinho, com show de Nei Lisboa. Sob o título Direitos Humanos, a programação é retomada dia 27, às 18h, na Prainha com oito shows, destacando a nova safra de músicos gaúchos, incluindo Pata de Elefante e Pública, cabendo o encerramento ao menestrel Nei Lisboa.

Pátria Latino-Americana - Tributo a Mercedes Sosa é o título do terceiro encontro, no dia 28. Serão sete shows a partir das 17h. Nesse dia, sobem ao palco Elton Saldanha, Luis Carlos Borges e Victor Heredia.

A noite de encerramento se chamará O Fórum é de Porto Alegre e oferecerá ao público doze shows, com início previsto para as 16h. Destaque para Comunidade Nin Jitsu, Cartolas, Vitor Suzano, Tonho Crocco, Kleiton & Kledir e despedida com Nenhum de Nós, já na madrugada.

No intervalos entre as apresentações haverá performances do grupo Falos & Stercus, além de leitura de textos sobre Porto Alegre de Mario Quintana, Luiz Coronel, Caio Fernando Abreu, Sérgio Jockymann e Luiz Fernando Verissimo, lidos pelos atores Ida Celina, Renato Del Campão, Luiz Paulo Vasconscelos, Sofia Salvatori e Arlete Cunha.

A realização desses eventos é da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, sob a coordenação geral do vice-prefeito José Fortunati, em parceria com a organização do FSM.

Programação completa do Fórum na Capital:

25 de janeiro - segunda-feira - Fórum Social Mundial 10 anos

Oi Nois Aqui Traveiz - Esq. Democrática - 16h00
Revolução RS - Prainha - 17h00
Samba Puro - Prainha - 17h40
Marieth Fialho - Prainha - 18h20
Bataclã F.C. - Prainha - 19h00
Teatro Mágico - Prainha - 20h20
Renato Borgheti - Prainha - 22h00
Papas Da Lingua - Prainha - 21h00
Vídeo FMS 10 Anos - Prainha - 21h45
Marcelo D2 - Prainha - 22h05

27 de janeiro - quarta-feira - Direitos Humanos

Oi Nois Aqui Traveiz - Pç. Julio De Castilhos - 17h00
Serrote Preto - Prainha - 18h00
Grupo Vocal Mundi - Prainha - 18h50
Freak Brother - Prainha - 19h40
Pata De Elefante - Prainha - 20h30
Pública - Prainha - 21h20
Roda Viva - Prainha - 22h10
Sombrero Luminoso - Prainha - 23h00
Nei Lisboa - Prainha - 23h20

28 de janeiro - quinta-feira - Pátria Latino-Americana - Tributo a Mercedes Sosa

Cristiano Quevedo - Prainha - 17h00
João Almeida Neto - Prainha - 17h40
Ernesto Fagundes - Prainha - 18h20
Rui Biriva - Prainha - 19h00
Elton Saldanha - Prainha - 19h40
Luiz Carlos Borges - Prainha - 20h20
Victor Heredia - Prainha - 21h20

29 de janeiro - sexta-feira - O Fórum é de Porto Alegre

Divox - Prainha - 16h00
Comunidade Nin Jitsu - Prainha - 16h40
Falos e Stercus - Prainha - 17h00
Cartolas - Prainha - 17h20
Poesia 17h40
Sergio Rojas - Prainha - 18h00
Poesia 18h20
Leonardo Ribeiro - Prainha - 18h40
Poesia 19h00
Geraldo Flach e Victor Hugo - Prainha - 19h20
Poesia 19h40
Nelson Coelho De Castro - Prainha - 20h00
Poesia 20h20
Tonho Crocco - Prainha - 20h40
Falos e Stercus - 21h00
Vitor E M. Suzano - Prainha - 21h20
Falos e Stercus - 22h00
Kleiton E Kledir - Prainha - 22h20
Falos e Stercus - 23h00
Nenhum de Nós - Prainha - 23h20
Bambas da Orgia - Prainha - 00h00

Programação do Fórum Social Mundial em São Leopoldo

26 de janeiro - terça-feira

13h30 - Abertura da Reunião Pública Mundial de Cultura Com Juca Ferreira - Ministro da Cultura do Brasil, Fernando Rojas - Vice-Ministro da Cultura de Cuba, Ary Vanazzi - Prefeito de São Leopoldo

15h - Mesa Redonda Aberta ao Público Tema: Agenda 21 da Cultura - Panorama Mundial da Gestão Local

1ª. Parte: A Agenda 21 da Cultura - apresentação · Maria Victória Alcaraz - Representante da Rede Interlocal de Cultura · Vitor Ortiz - Secretário da Cultura de São Leopoldo/RS - membro do grupo de redação da Agenda 21 da Cultura aprovada em Barcelona 2004

16h - 2ª. Parte: Os desafios dos conselhos de cultura para a consolidação das políticas culturais Análise e debate da atuação dos conselhos de cultura e de outros organismos de representação social na definição das políticas públicas

17h - Conferência com David Harvey O geógrafo britânico, formado na Universidade de Cambridge e professor da City University of New York, estuda a geografia urbana. Seu primeiro livro, Explanation in Geography, publicado em 1969, versa sobre a epistemologia da geografia, ainda no paradigma da chamada geografia quantitativa. Posteriormente, Harvey alterou radicalmente o foco de sua atenção para a problemática urbana, chamando a atenção do mundo por partir de uma perspectiva materialista-dialética. Publicou Social Justice and the City, no início da década de 1970, onde confronta os paradigmas liberal e marxista na análise dos problemas urbanos.

19h - Lançamento da Rede Audiovisual Ibero-Americana (RAIA) e estréia latino-americana do web documentário Ctrl-V:Vídeo Control (DiverCult)

20h - shows com Vicente Feilú (Cuba) / Liliana Herrero (Argentina)/ Quartcheto, Raul Elwanger e Adriana Deffenti (Porto Alegre)/ Fernanda Kruger (São Leopoldo). No encerramento da noite, na Tenda Casa Cuba, acontece a festa baile com o grupo Tonda y Combo, com salsa, swing e latin jazz.

27 de janeiro - quarta-feira

13h30 - Conferência com Emir Sader Sociólogo, cientista político, Sader é um dos organizadores do FSM. Atualmente dirige o laboratório de Políticas Públicas da Universidade do Estado do RJ. Presidiu a Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS) entre 1997 e 1999 e é membor do conselho editorial do periódico inglês New Left Review.

15h - Mesa Redonda Aberta ao Público Tema: A Convenção da Diversidade Cultural e os Governos Locais

1ª. Parte: Os governos locais diante da convenção · Américo Córdula - Secretário Nacional da Diversidade Cultural/ MINC · Daniel Zen - Secretário da Cultura do Estado do Acre e Presidente do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Cultura · Jandira Feghalli - Secretária da Cultura da cidade do Rio de Janeiro e Presidente do Fórum Nacional dos Secretários Municipais de Cultura · Luís Repetto - Ex-Ministro da Cultura do Peru, especialista da área de patrimônio cultural e museus, professor da PUC-Lima

17h - 2ª. Parte: Expectativas com a Alba e o Mercosul · Ismael González - Coordenador da ALBA Cultural/Cuba · Daniel Gonzalez - Ex-Diretor da OEI no Brasil e Representante da Red Mercosur Cultural

18h - Painel Especial A II Conferência Nacional de Cultura do Brasil - com Joãozinho Ribeiro / Ex-Secretário de Cultura do Maranhão e Coordenador Executivo da II Conferência Nacional de Cultura/Ministério da Cultura do Brasil

19h - Painel Especial Estratégia para a expansão do parque exibidor brasileiro - com Glauber Piva / Ex-Secretário Nacional de Cultura do PT, atual diretor da Agência Nacional de Cinema - ANCINE

20h - Shows com Daniel Viglietti (Uuguai)/ Pedro Muñoz e convidados (RS)/ Luciano Alves (São Leopoldo) /Murga Agarrate CataLina (Uruguai)

28 de janeiro - quinta-feira

14h - Debate Aberto
Tema: Uma plataforma local para a diversidade cultural Propostas de diretrizes gerais
· Dália Rosa - Coordenadora Adjunta da Mesa de Desenvolvimento Cultural de El Salvador
· Célio Turino - Secretário de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura - Brasil · Norma Paula - Coordenadora da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura/ Fortaleza/CE
· Jéferson Assunção - Membro da Coordenação Executiva Rede de Gestores Culturais da Região Metropolitana e Secretário da Cultura de Canoas

17h - Conferência com Anibal Quijano O peruano Aníbal Quijano é sociólogo e professor da Universidade de San Marcos, Lima, Peru. Foi professor visitante do IEA e integra o Conselho Editorial da revista "Estudos Avançados". Foi diretor do Centro de Investigaciones Sociales e do Anuario Máriateguiano. Autor do ensaio Colonialidade do Poder, Eurocentrismo e America Latina e dos livros Nacionalidade, Identidade e Utopia na America Latina e Nacionalismo e Capitalismo no Peru - um estudo de NeoImperialismo.

20h - shows com Obsesión (Cuba)/ Tonho Crocco (Porto Alegre) / Realidade Paralela (Porto Alegre)/ Melomaníacos (São Leopoldo)

29 de janeiro - quinta-feira

14h - Debate Aberto
Tema: Uma plataforma local para a diversidade cultural

1ª. Parte: Diretrizes gerais para a plataforma
· Espaço de inscrições livres e prévias, aberto às instituições e aos movimentos culturais que participam da RPMC.

2ª. Parte: Formação do comitê pró-plataforma
· Organização e eleição dos membros do Comitê Pró-Plataforma (PLDC).

20h - shows com Escola de Samba Império do Sol (São Leopoldo)/ Vicente Feilú e convidados, Maracatu Truvão/ Midian Almeida (São Leopoldo)/ Sarau Cantos do Mundo (Porto Alegre).

No encerramento da noite, na Tenda casa Cuba, acontece a festa baile com o grupo Tonda y Combo, com salsa, swing e latin jazz.

Atualizado em 6 Set 2011.