Guia da Semana
Arte
Por Lidia Capitani

8 lives de galerias e museus para você curtir arte em casa

Pinacoteca, MIS e Casa das Rosas propõe lives nas redes sociais para falar de arte.

Fotos: Shutterstock | Vinicius Bacarin / Shutterstock.com

Para deixar os dias de isolamento social mais animados, alguns museus e galerias de arte estão investindo em lives nas redes sociais com artistas e curadores para falar de arte. Pinacoteca, Casa das Rosas e MIS são alguns exemplos.

Pensando nisso, o Guia da Semana selecionou perfis de museus e galerias para você acompanhar as lives sobre arte, cinema, música, fotografia e afins. Confira:


► PINACOTECA

Os curadores da Pinacoteca fazem live todo do sábado, às 11h, sobre as exposições do museu. A iniciativa faz parte do projeto #pinadecasa. No dia 18, José Augusto Ribeiro comenta a Vanguarda brasileira dos anos 1960 - Coleção Roger Wright. Já no dia 25 é dia da curadora chefe da Pinacoteca, Valéria Piccoli, abordar o Modernismo.

Quando: sábado, às 11h
Onde: @pinacotecasp


► GALERIA LEME

Em sua conta do Instagram, a Galeria Leme publica entrevistas com os artistas da casa sobre suas obras e processos criativos. Os vídeos ficam gravados na área do IGTV. Há entrevistas com Frederico Filippi, Luiz Braga e João Angelini.

Onde: @galerialeme


► CONVERSAS ARTRIO DIGITAL

O ArtRio Digital está produzindo lives e atividades digitais durante a quarentena. Além da participação de artistas, também há debates sobre o mercado de arte. As lives acontecem às quartas, às 19h, no perfil do fundação. Além disso, o curador da galeria está disponibilizando algumas vídeo-arte de artistas que enviaram peças para serem publicadas durante a quarentena, de modo digital.

Quando: quartas, às 19h
Onde: @artrio_art


► TODA HISTÓRIA É UMA CARTA DE AMOR, FUNDAÇÃO BUNGE

A Fundação Bunge criou uma rede de leitura em que escritores, contadores de histórias, mediadores de leitura e voluntários do programa corporativo da Bunge compartilham histórias por meio de transmissões online no Facebook. O projeto, que já está na segunda edição, ocorre nos dias 14, 18, 20 e 24 de abril, sempre às 11h, com artistas diferentes.

Quando: 14, 18, 20 e 24 de abril, sempre às 11h
Onde: Facebook Bunge


► EM PROCESSO, GALERIA ANDREA REHDER ARTE CONTEMPORÂNEA

A Galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea busca novas oportunidades de diálogo com o público. Por isso, começaram no Instagram o projeto "Emprocesso". As lives têm como intuito traçar um diálogo direto do público com artistas, mostrando suas obras e processo de criação. Durante todo mês de abril, "Emprocesso" será exibido através da LIVE no Instagram da galeria, sempre de segunda a sexta, às 18h

Quando: de segunda a sexta, às 18h
Onde: @andrearehder


► INGRESSO.COM

O Ingresso.com está com uma programação de lives sobre o mercado de cinema internacional e no Brasil no seu Instagram. As lives são comandadas pelos especialistas Renata Boldrini e Cris e Panda, do Coxinha Nerd. Além disso, as conversas também contam com alguns convidados, especialistas de cinema e produtores de conteúdo.

Quando: quartas, às 21h
Onde: @ingressocom


► ENCONTROS, CASA DAS ROSAS

O perfil da Casa das Rosas de São Paulo está organizando uma série de lives com autores brasileiros para falarem de suas obras. Em seu Instagram, o museu literário promove os encontros todas as terças, às 19h.

Quando: terças, às 19h
Onde: @casadasrosas


► #MISEMCASA

O Museu de Imagem e Som de São Paulo (MIS) está com uma programação online muito rica para os amantes de cinema, fotografia e música. Em conjunto com a Secretaria de Cultura, através da campanha #culturaemcasa, o museu fornece lives e debates em seu canal do Youtube diariamente. São discussões sobre arte, moda, fotografia, sessões e debates de filmes e bate-papos sobre exposições. Você pode conferir tudo através do site da instituição. Em todos os dias há uma conversa diferente.


Por Lidia Capitani

Atualizado em 14 Abr 2020.

Mais notícias

Conheça a 'Transe', plataforma digital que promove e conecta agentes das artes visuais no Brasil

Arte

Cirque du Soleil lança site especial durante a quarentena; saiba tudo!

Arte

15 museus brasileiros para visitar online

Arte

Curitiba recebe visita de museu egípcio itinerante; saiba mais!

Arte

Google Arts & Culture disponibiliza tour virtual e coleções digitais do acervo do Museu Nacional

Arte

Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro disponibiliza online seu acervo de pintura com mais de 400 itens

Arte
Guia da Semana Premium
Nosso conteúdo na melhor forma!

Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!