Guia da Semana

Para deixar os dias de isolamento social mais animados, alguns museus e galerias de arte estão investindo em lives nas redes sociais com artistas e curadores para falar de arte. Pinacoteca, Casa das Rosas e MIS são alguns exemplos.

Pensando nisso, o Guia da Semana selecionou perfis de museus e galerias para você acompanhar as lives sobre arte, cinema, música, fotografia e afins. Confira:


► PINACOTECA

Os curadores da Pinacoteca fazem live todo do sábado, às 11h, sobre as exposições do museu. A iniciativa faz parte do projeto #pinadecasa. No dia 18, José Augusto Ribeiro comenta a Vanguarda brasileira dos anos 1960 - Coleção Roger Wright. Já no dia 25 é dia da curadora chefe da Pinacoteca, Valéria Piccoli, abordar o Modernismo.

Quando: sábado, às 11h
Onde: @pinacotecasp


► GALERIA LEME

Em sua conta do Instagram, a Galeria Leme publica entrevistas com os artistas da casa sobre suas obras e processos criativos. Os vídeos ficam gravados na área do IGTV. Há entrevistas com Frederico Filippi, Luiz Braga e João Angelini.

Onde: @galerialeme


► CONVERSAS ARTRIO DIGITAL

O ArtRio Digital está produzindo lives e atividades digitais durante a quarentena. Além da participação de artistas, também há debates sobre o mercado de arte. As lives acontecem às quartas, às 19h, no perfil do fundação. Além disso, o curador da galeria está disponibilizando algumas vídeo-arte de artistas que enviaram peças para serem publicadas durante a quarentena, de modo digital.

Quando: quartas, às 19h
Onde: @artrio_art


► TODA HISTÓRIA É UMA CARTA DE AMOR, FUNDAÇÃO BUNGE

A Fundação Bunge criou uma rede de leitura em que escritores, contadores de histórias, mediadores de leitura e voluntários do programa corporativo da Bunge compartilham histórias por meio de transmissões online no Facebook. O projeto, que já está na segunda edição, ocorre nos dias 14, 18, 20 e 24 de abril, sempre às 11h, com artistas diferentes.

Quando: 14, 18, 20 e 24 de abril, sempre às 11h
Onde: Facebook Bunge


► EM PROCESSO, GALERIA ANDREA REHDER ARTE CONTEMPORÂNEA

A Galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea busca novas oportunidades de diálogo com o público. Por isso, começaram no Instagram o projeto "Emprocesso". As lives têm como intuito traçar um diálogo direto do público com artistas, mostrando suas obras e processo de criação. Durante todo mês de abril, "Emprocesso" será exibido através da LIVE no Instagram da galeria, sempre de segunda a sexta, às 18h

Quando: de segunda a sexta, às 18h
Onde: @andrearehder


► INGRESSO.COM

O Ingresso.com está com uma programação de lives sobre o mercado de cinema internacional e no Brasil no seu Instagram. As lives são comandadas pelos especialistas Renata Boldrini e Cris e Panda, do Coxinha Nerd. Além disso, as conversas também contam com alguns convidados, especialistas de cinema e produtores de conteúdo.

Quando: quartas, às 21h
Onde: @ingressocom


► ENCONTROS, CASA DAS ROSAS

O perfil da Casa das Rosas de São Paulo está organizando uma série de lives com autores brasileiros para falarem de suas obras. Em seu Instagram, o museu literário promove os encontros todas as terças, às 19h.

Quando: terças, às 19h
Onde: @casadasrosas


► #MISEMCASA

O Museu de Imagem e Som de São Paulo (MIS) está com uma programação online muito rica para os amantes de cinema, fotografia e música. Em conjunto com a Secretaria de Cultura, através da campanha #culturaemcasa, o museu fornece lives e debates em seu canal do Youtube diariamente. São discussões sobre arte, moda, fotografia, sessões e debates de filmes e bate-papos sobre exposições. Você pode conferir tudo através do site da instituição. Em todos os dias há uma conversa diferente.

Por Lidia Capitani

Atualizado em 14 Abr 2020.