Guia da Semana
Na Cidade
Por Redação Guia da Semana

Mais de 30 atrações online e gratuitas em abril de 2020

Confira a programação online e gratuita de abril: são shows, cursos, jogos, lives com famosos e muito mais.

Fotos: Globo/Fábio Rocha | Shutterstock

Com a atual quarentena por conta do coronavírus, todos os eventos presenciais foram postergados e, agora, artistas e empresas estão marcando atividades online para agitar os dias em casa. São lives, debates, vídeos, filmes, séries, jogos, cursos e muitas outras atividades disponíveis de forma gratuita e online.

Pensando nisso, o Guia da Semana preparou uma programação online e gratuita para abril de 2020. Confira:


TEATRO E DANÇA


► FESTLIVE IN CENA

A Artetude Produções apresenta a FestLive in Cena com releituras de peças marcantes para o público assistir teatro direto de suas casas. As sessões serão online através do Instagram pessoal de @doougfreire. São peças de 15 minutos, e entre os títulos estão: "Eles não usam black-tie", "Dois perdidos numa noite suja", "A Serpente", "Senhorita Júlia", "Antígona", "O Pequeno Príncipe" e "Pluft - O Fantasminha".

Programação completa:

SEGUNDA 06/04 às 21hrs
Atriz Convidada: Nathalia Lima - Eles não usam black tie

TERÇA 07/04 às 21hrs
Ator Convidado: Sávio Santos - Dois perdidos numa noite suja

QUARTA 08/04 às 21hrs
Ator Convidado: Rodriggo Gomes - A serpente

QUINTA 09/04 às 21hrs
Atriz Convidada: Ingrid Dwilla - Senhorita Julia

SEXTA 10/04 às 21hrs
Ator Convidado: Leandro Moura - Antígona

SÁBADO - 11/04 às 16hrs
Atriz Convidada: Rayana Diniz - O Pequeno Príncipe

DOMINGO - 12/04 às 16hrs
Ator Convidado: Rodolffo Moraes - Pluft - O Fantasminha

ONDE: @doougfreir


► SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

A São Paulo Companhia de Dança vai oferecer, a partir do dia 6 de abril, atividades de sua campanha #SPCDDigital. Será uma programação online e gratuita do dia 6 até 17, que inclui diferentes conteúdos gratuitos, como espetáculos, palestras, entrevistas e demais materiais na íntegra produzidos pela Companhia, como a íntegra da obra Inquieto, de Henrique Rodovalho. Confira a programação completa.

INFANTIL


► HACKATHON HAPPY CODE

A Happy Code fará um hackathon totalmente online e gratuito para desafiar as crianças e adolescentes a acharem soluções para a Covid-19 através da programação. Esta edição do Hackathon é direcionada a crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, acompanhadas de pelo menos um membro da família ou morador da residência. As crianças e adolescentes que fizerem parte do projeto vencedor serão premiadas com uma bolsa de estudos da Happy Code.

QUANDO: de 8 a 22 de abril
ONDE: inscrições aqui. As soluções com mais reações no Facebook será a ganhadora


► MARATONA EDU

A plataforma Maratona Edu funciona como um hub de conteúdo, com jogos analógicos para pais e crianças, contações de histórias diárias (inclusive em inglês), vídeos de dicas para as famílias, artigos de especialistas, webinars, revistas sobre educação, além da liberação de dezenas de livros digitais de autores da Moderna e Salamandra, entre eles títulos de Pedro Bandeira, Ruth Rocha, Eva Furnari e Ana Maria Machado.

ONDE: Plataforma Maratona Edu


► MARATONA TURMA DA MÔNICA

As ações acontecerão nos canais digitais da Turma da Mônica, disponibilizado gratuitamente. Para divertir a galerinha que ficará em casa durante os dias de reclusão, as publicações de conteúdos de Turma da Mônica Clássica e de Turma da Mônica Toy serão dobradas! Os vídeos são postados no canal do YouTube para a criançada maratonar à vontade. Além disso, ainda há posts especiais nos perfis no Facebook, Instagram e Twitter.

QUANDO: todos os dias [as informações estarão disponíveis diariamente no perfil]
ONDE: MSP - Mauricio de Sousa Produções


► ESCAPE60 PLAY

O Escape 60 criou o Escape60Play. Para jogar, basta ter acesso à internet, um computador ou smartphone. Ao contrário das salas do Escape60, onde não é permitido o uso de telefones celulares, esses jogos estimulam pesquisas que podem ser feitas, por exemplo, com o auxílio de buscadores como o Google.

QUANDO: todos os dias
ONDE: Plataforma E60PLAY

SHOWS


► FESTIVAL #ZIRIGUIDUMEMCASA

Depois de duas semanas e 77 shows já apresentados, o Festival #ZiriguidumEmCasa chega a sua terceira edição entre os dias 2 e 5 de abril. Nomes como Zé Renato, Marcelo Caldi, Tuca Oliveira, Guto Goffi, Almério, Clara Gurjão e Ana Baird estão confirmados.

QUANDO: 2 a 5 de abril
ONDE: www.ziriguidum.com


► SALA DA CASA - CASA NATURA MUSICAL

A Casa Natura Musical está com a série "Sala da Casa" no Instagram. A ação conta com shows de aproximadamente 20 minutos, que são transmitidos ao vivo de sexta a domingo, sempre às 19h. Em abril, o público poderá acompanhar as apresentações da banda Tuyo (3/4), Aíla (4/4), Gustavo Bertoni, da banda Scalene, (5/4), Marina Sena, da banda Rosa Neon (10/4), Davi Sabbag (11/4), Edgar (12/4), Attooxxa (17/4), Urias (18/4), Ana Gabriela (19/4), Larissa Conforto (24/4), Romero Ferro (25/4) e Felipe Cordeiro (26/4).

QUANDO: até 26 de abril
ONDE: @casanaturamusical


► MIX FESTIVAL EM CASA

A Rádio Mix promove o “Mix Festival em Casa”, evento especial de música ao vivo, mas para ser assistido em casa. Marcado para acontecer no dia 4 de abril, o evento contará com apresentações ao vivo de alguns dos artistas preferidos da audiência da Rede Mix FM, como Iza, Projota, Di Ferrero, De Maria, Vitor Kley, Dinho Ouro Preto e Marcelo Falcão. A transmissão ao vivo será via streaming, diretamente das casas dos próprios artistas, por meio das plataformas digitais Mix FM: @radiomixfm.

QUANDO: 4 de abril
ONDE: @radiomixfm


► JORGE & MATEUS LIVE SHOW

Após centenas de fãs se mobilizarem no Instagram, a dupla Jorge & Mateus anunciou uma live show para o dia 4 de abril, a partir das 20h. Os sertanejos prometem um repertório de muito sucesso, com músicas do novo álbum e grandes hits que marcaram o começo da carreia.

QUANDO: 4 de abril, a partir das 20h
ONDE: Canal Jorge & Mateus


► FESTIVAL MÚSICA EM CASA

O Festival Música em Casa acontece até o dia 4 de abril no Instagram. São cinco shows por dia, que vão ocorrem das 19h às 21h30. Cada show conta com 30 minutos de duração. Todas as apresentações são transmitidas direto da casa do artista, captado pelo próprio e exibido numa live no perfil oficial do artista no Instagram.

QUANDO: até 4 de abril
ONDE: no Instagram de cada artista


► BALADA EM CASA COM POPLINE

Toda sexta e sábado, às 20h, rola show virtual com os DJs mais bombados do Brasil. Os shows têm 1h de duração e são transmitidos via Twitter @POPline. O lineup da semana é divulgado às quartas no perfil. Para facilitar o acompanhamento, o Twitter criou uma event page com conteúdos exclusivos.

QUANDO: sexta e sábado, às 20h
ONDE: @POPline


► TROVADORES URBANOS

Trovadores Urbanos preparou ações afetivas, virtuais, para esses tempos de isolamento. A "Seresta de Sexta" saiu da rua e foi para o Instagram [todas as sextas, às 20h]. Já a Serenata diária, "Fica em Casa Cantando com Trovadores Urbanos", rola no Instagram e no Facebook. Maida Novaes (idealizadora e fundadora do grupo) faz cantoria e conta histórias que fazem parte dos 30 anos do grupo [meia hora de duração, todos os dias, às 17h]

QUANDO: todos os dias, às 17h | sextas, às 20h
ONDE: @trovadoresurbanos


► BRUNO&MARRONE LIVE SHOW

A dupla Bruno & Marrone tem uma live marcada para o dia 9 de abril, a partir das 21h. O show, que acontecerá no canal da dupla no YouTube, promete um repertório especial com grandes hits.

QUANDO: 9 de abril, a partir das 21h
ONDE: Canal Bruno&Marrone


► GUSTTAVO LIMA LIVE SHOW

Depois do sucesso da primeira live realizada na quarentena, o sertanejo anunciou que no dia 11 de abril vai fazer uma nova apresentação ao vivo no YouTube. Além de cantar grandes clássicos do sertanejo, Gusttavo Lima tem arrecadado centenas de recursos para ONGs e hospitais.

QUANDO: 11 de abril
ONDE: Canal Gusttavo Lima

CINEMA E STREAMING


► MOSTRA ONLINE DE FILMES METRÓPOLE EM CONSTRUÇÃO

De 2 a 12 de abril fica disponível no site do Itaú Cultural a mostra online de filmes Metrópole em Construção, em sinergia com a Ocupação Rino Levi. São quatro produções, entre dramas e documentários, dos anos 1928, 1965, 1986 e 2018, revelam um breve panorama da urbanização de São Paulo.

QUANDO: de 2 a 12 de abril
ONDE: Site Itaú Cultural


► SELO BELIEVE FILMS

Até o dia 25 de abril, a Videocamp em parceria com o Believe Films e as produtoras Maria Farinha Filmes e Participant Media disponibilizam uma lista especial de filmes para serem assistidos como, onde e quando o usuário desejar.

QUANDO: até 25 de abril
ONDE: Videocamp


► #QUARENTENADOCONVERSA

Pedro Bial voltou às redes sociais do ‘Conversa Bial’ para lançar a #QuarentenadoConversa. O público vai poder acompanhar através do Instagram do programa sugestões de conteúdos que marcaram a sua trajetória. Os programas estão todos disponíveis no Globoplay, também para não-assinantes, e no podcast do ‘Conversa com Bial’, na página do Gshow e no Spotify.

QUANDO: todos os dias
ONDE: @conversacombial [os programas estão todos disponíveis no Globoplay, também para não-assinantes, e no podcast do ‘Conversa com Bial’, na página do Gshow e no Spotify]
MUSEUS


► CCBB EDUCATIVO

O site do programa CCBB Educativo disponibiliza um conteúdo, composto por atrações que fizeram grande sucesso nas programações de 2018 para cá nos CCBB’s pelo Brasil. São relatos, arquivos, vídeos e dispositivos de atividades. Entre as atividades contempladas, destaque para: Tranversalidades, Com a Palavra, Laborátório de Crítica, Múltiplo Ancestral e Lugar de Criação.

ONDE: CCBB Educativo


► MUSEU ÍNDIA VANUÍRE

O Museu Índia Vanuíre transmitirá oficinas e atividades interativas por meio das redes sociais e site para crianças e adultos. A programação inclui vídeos para explorar o acervo do Museu, como a reserva técnica, os módulos de plumária, cestaria, a história da cidade de Tupã e objetos de acessibilidade disponíveis para o público cego. Além disso, os educadores ministrarão por vídeo oficinas para a produção de um chaveiro personalizado, fantoche de Páscoa, Bilboquê, marca-página e ensinarão a fazer uma boneca japonesa, a Kokeshi. Os internautas podem, ainda, participar de vários quizzes e desafios pelo Stories do Instagram, e da contação de história sobre a Boneca Russa.

ONDE: Site Museu Índia Vanuíre


► #MISEMCASA

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo está com uma programação online e gratuita incrível. Uma sessão online do filme Bacurau vai acontecer dia 4 de abril, às 15h30, com inscrições a partir do dia 2 (neste link). Após a sessão, rola um papo com produtor e professor de cinema Leandro Afonso no canal do Youtube. Além disso, também rolam Bate-papo sobre Pierre Verger e um debate sobre o impacto cultural da atriz Léa Garcia. Confira a programação completa!


LIVES


► LIVES DA ANITTA

Anitta tem feito uma programação intensa de lives em seu Instagram durante os dias de isolamento social e quarentena. A cantora tem compartilhado sua rotina de exercícios físicos, aulas de culinária e até aulas de francês. Para não ficar de fora, basta acompanhar os stories da cantora, que divulga diariamente os horários e detalhes de cada atividade.

QUANDO: todos os dias [as informações estarão disponíveis diariamente no perfil da cantora]
ONDE: @anitta


► STAND-UP EM CASA

O humorista Maurício Meirelles, ex-integrante do CQC, resolveu fazer uma programação especial para entreter seu público. O projeto "Stand-up em casa" já tem três episódios disponíveis no YouTube.

QUANDO: todos os dias
ONDE: Canal Maurício Meirelles


► QUE HISTÓRIA É ESSA VOVÔ?

O Porta dos Fundos está com uma série de conteúdos para entreter o público durante o isolamento social e quarentena, ao mesmo tempo em que estimula as pessoas a ficarem em casa. Pensando na população idosa, o canal aposta na série de lives no Instagram “Que História É Essa, Vovô?”, apresentada pelo comediante Fábio Porchat. A ideia das lives é conversar com as vovós sobre os mais diversos assuntos, de maneira bem-humorada.

QUANDO: quartas e domingos, às 15h
ONDE: @portadosfundos


► QUARENTENA DOS MELHORES DO MUNDO

A companhia Os Melhores do Mundo teve que adiar os espetáculos que seriam apresentados em março e abril em vários teatros do Brasil. Mas o público poderá curtir muita coisa bacana direto de casa. Adriana Nunes, Adriano Siri, Jovane Nunes, Ricardo Pipo, Victor Leal e Welder Rodrigues prometem momentos de diversão no YouTube, com novos vídeos todas as terças, quintas e sábados, sempre às 20h.

QUANDO: terças, quintas e sábados, às 20h
ONDE: Canal Melhores do Mundo


► QUARENTENA DO ALÊ

Em tempos de isolamento, Alê Oliveira apresenta o "Quarentena do Alê", ao vivo no EI Plus, Facebook e no Youtube do Esporte Interativo. A ideia é fazer, virtualmente, aquela tradicional resenha do #sextou com uma personalidade do futebol brasileiro por semana, cada um em suas casas. O bate-papo também estará disponível no IGTV do Instagram @esporteinterativo.

QUANDO: sextas, às 13h
ONDE: no EI Plus, Facebook, Youtube do Esporte Interativo e no @esporteinterativo

EXERCÍCIOS FÍSICOS


► TREINE EM CASA COM A CENTAURO

A Centauro está promovendo treinos diários, ao vivo e gratuitos em seu canal do Instagram. Conduzidas por um grupo de profissionais de educação física, as aulas têm o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas em casa.

Os treinos têm duração de aproximadamente 30 minutos e trazem um momento especial de cuidados com a saúde e descompressão, já que o esporte é um grande agente transformador da vida das pessoas e pode contribuir positivamente no atual cenário. Pensando em proporcionar a todos a oportunidade de participar dos treinos, o programa acontece diariamente, em diferentes horários.

QUANDO: todos os dias [as informações estarão disponíveis nas redes sociais da marca diariamente]
ONDE: @centauroesporte


► BOATE CLASS

O Instagram da Boate Class está com lives todas as noites ensinando coreografias das músicas mais amadas do universo pop. Todas as quarta, por volta das 20h30, a professora ensina coreografias enquanto você sua para acompanhar.

QUANDO: todas as quartas, às 20h30
ONDE: @boateclassoficial


► EXERCÍCIOS EM CASA COM A LES MILLS

A rede Les Mills Internacional, pioneira mundial em programas de treinos coletivos, disponibilizou uma plataforma online e gratuita para quem deseja praticar exercícios físicos durante o isolamento social e quarentena. O site permite acesso gratuito a mais de 100 aulas em vídeo, com conteúdos para crianças e adultos. É necessário apenas acesso à internet para navegar pela plataforma, que oferece diversas aulas em 8 categorias diferentes, com alta qualidade técnica de produção - tudo é elaborado por uma equipe internacional especializada em exercícios físicos. Os vídeos abrangem desde modalidades para iniciantes até rotinas para quem já possui experiência na prática de exercícios.

QUANDO: todos os dias
ONDE: Plataforma da Less Mills

FEIRAS


► FEIRA SABOR NACIONAL EM CASA

Criada pensando na comodidade e saúde das pessoas e na manutenção do trabalho dos pequenos produtores, a Feira Sabor Nacional Em Casa ocorre nos dias 6 e 7 de abril, a partir das 9h. Serão cerca de 20 produtores artesanais com uma seleção de produtos entregues diretamente na sua residencia, seguindo os padrões de higiene e cuidados necessários. As entregas em São Paulo, num raio de 10km do centro da cidade

QUANDO: 6 e 7 de abril
ONDE: Facebook da Feira Sabor Nacional


► FESTIVAL ONLINE DE SÃO PAULO

O 1° Festival Online de São Paulo acontecerá de 03 a 05 de abril e vai reunir expositores virtuais. Com o comércio fechado, esse novo modelo de negócio possibilita compras de forma segura e sem riscos de exposição à epidemia, por meio de tablet, desktop, Ipad, celular e notebook diretamente de produtores e artesãos. Os interessados terão um período determinado, com dia e horário, para tirar suas dúvidas, interagir com os expositores e adquirir os produtos. As opções vão de gastronomia como queijos e geleias, ovos de Páscoa até artesanato como acessórios, bijous. A entrega será no endereço escolhido pelo comprador via delivery.

QUANDO: 3 a 5 de abril de abril
ONDE: Facebook


Atualizado em 6 Abr 2020.

Mais notícias

Bienal de São Paulo: confira o novo site e visite as edições anteriores

Na Cidade

Farol Santander São Paulo lança tour virtual; saiba todos os detalhes!

Na Cidade

Quarentena: confira mais de 20 atividades online imperdíveis em maio

Na Cidade

Bike Tour SP lança passeios virtuais em período de isolamento; saiba mais!

Na Cidade

10 exposições virtuais imperdíveis do Museu de Arte Moderna (MAM)

Na Cidade

14 exposições do Museu do Futebol para ver online

Na Cidade