Guia da Semana
Na Cidade
Por Redação Guia da Semana

14 museus e espaços culturais de São Paulo que estão com programação online

MASP, Pinacoteca, Museu do Futebol, MIS e Itaú Cultural estão na lista.

Fotos: Shutterstock

Por conta da pandemia de COVID-19, espaços culturais de São Paulo seguem com suas atividades presenciais suspensas. Apesar disso, muitos museus e centros culturais estão com programações online para entreter seus visitantes mais fiéis. São aulas, dicas, debates, exposições online, fotografias, vídeos, e muitos outros conteúdos.

Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu alguns dos museus de São Paulo que estão com projetos online para você conferir.


CASA DAS ROSAS

Foto: Julio Ricco / Shutterstock.com


Em suas redes sociais, a Casa das Rosas disponibilizou a programação #culturaemcasa, criada pela Secretaria de Cultura do Estado. O museu dá dicas de leitura, aulas, filmes e muito conteúdo para você ficar atento ao que há de melhor da cultura. Confira o Facebook da Casa das Rosas.


► CENTRO CULTURAL FIESP

O Centro Cultural Fiesp está orientando novos artistas com dicas para editais futuros do Sesi-SP. Além disso, em suas redes sociais, está com dicas de leituras, peças e também relembra algumas das exposições que já passaram por ali.


► IMS

Com as atividade suspensas por tempo indeterminado, o IMS está com uma programação online para você conferir um pouco da exposição “Arquivo Peter Scheier”, com vídeos e fotos do fotógrafo alemão vindo refugiado ao Brasil. Confira esta exposição online.


► PINACOTECA

Foto: Shutterstock


Em seu perfil do Instagram, a Pinacoteca destaca algumas obras importantes com a hashtag #pinadecasa e conta um pouco sobre a história de cada uma. Um exemplo é a obra “São Paulo”, de Tarsila do Amaral, em que eles adicionam o comentário “Ao observamos a tela, temos a representação do centro da capital paulista, com o Viaduto do Chá e o Vale do Anhangabaú [...] aponta o progresso vivido por São Paulo no começo do século XX e a transformação da cidade em uma grande metrópole”. Confira mais obras.


► ITAÚ CULTURAL

O Itaú Cultural pode ter parado suas atividades presenciais, mas na internet a produção continua a todo vapor. Você consegue encontrar videoguias, podcasts e diversas entrevistas no site da instituição. Os destaques estão por conta das exposições “Sandra Cinto: das Ideias no Cabeça aos Olhos no Céu” e “Ocupação Rino Levi”, que retrata as obras do final da década de 20 do arquiteto e urbanista paulistano. Confira mais.


► MAC USP

O Museu de Arte Contemporânea, MAC, está promovendo uma exposição online chamada MAC Essencial. Entre as exposições, estão a série de quatro volumes de “Acervo: Outras Abordagens", com textos críticos sobre as obras do museu, e "Terra Brasilis: arte brasileira no acervo conceitual do MAC USP", que promove os artistas, alunos e pesquisadores que fizeram parte da montagem deste acervo. Confira aqui.


► MASP

Foto: Thiago Leite / Shutterstock.com


As redes sociais do MASP estão repletas de obras da exposição “Acervo em Transformação”, que conta com obras de Alfredo Volpi (1896-1988), Frans Post (1612-1680) e Claude Monet (1840-1926). Já no aplicativo “Masp Áudios” você pode conferir relatos e depoimentos sobre a exposição do acervo de artistas e curadores do museu.


► MIS

O MIS está com um projeto chamado #misemcasa, com lançamento de vários conteúdos online para os amantes deste museu. São entrevistas, seminários online, bate papos, debates e mais! São conversas sobre arte, cinema, música e fotografia para você se aprofundar nestes universos. Confira a programação completa.


► MUSEU AFRO BRASIL

O Museu Afro Brasil apresenta seu acervo online por meio do Google Arts & Culture. Você pode conferir a exposição “O Maracatu e o Guerreiro de Alagoas: Festividades Afro-Brasileiras” que conta um pouco mais sobre o Maracatu. Já a exposição “Panos e Tapas” com estilos e técnicas dos povos africanos. Confira aqui.


► MUSEU CATAVENTO

Foto: Shutterstock


No Youtube, o Museu Catavento está com a programação #cataventoemcasa, com vídeos que ensinam um pouco mais sobre como combater o vírus, ensina sobre ciências e ainda dá dicas de tutoriais para fazer em casa. Confira o canal do museu.


► MUSEU DO FUTEBOL

O Museu do Futebol está com exposições online por meio da plataforma do Google Arts & Culture. São exposições como “Lea Campos, a primeira árbitra”, “A "Michael Jackson": os primeiros chutes”, “Mulheres, desobediência e resiliência”, “Visibilidade para o Futebol Feminino”, “Chuteiras: a evolução do futebol na ponta dos pés” e muito mais. Confira aqui.


► PAÇO DAS ARTES

Nas redes sociais, o Paço das Artes está com a intensa programação online #paçoemtodolugar, com projetos, ações e materiais especiais sobre artistas e exposições passadas para celebrar os 50 anos do museu.


► MUSEU DO PORTINARI

Foto: Divulgação (via assessoria - Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado)

Durante o período de isolamento, o Museu do Portinari está com programação online para entreter a todos. As redes sociais do museu estão repletas de atividades, como oficinas, receitas, vídeos e curiosidades sobre a instituição. A programação de abril oferece oficinas Telefone de Copo e Barbante, Diabolô, Bola de Meia e uma edição especial do Domingo com Arte, é só ficar atento às redes sociais. Além disso, o museu está com vídeos e documentários no seu canal do Youtube que contam um pouco da história de Brodowski e do próprio Portinari.


► INSTITUTO TOMIE OHTAKE

O Instituto Tomie Ohtake está com uma programação online de suas exposições, como vídeos da exposição “Tomie Ohtake – Poesia se Medita”, com textos de Haroldo de Campos e obras da própria Tomie e também a exposição LUMINA, de Mariana Palma com curadoria de Priscyla Gomes. Confira esta exposição online.


Atualizado em 11 Mai 2020.

Mais notícias

Bienal de São Paulo: confira o novo site e visite as edições anteriores

Na Cidade

Farol Santander São Paulo lança tour virtual; saiba todos os detalhes!

Na Cidade

Quarentena: confira mais de 20 atividades online imperdíveis em maio

Na Cidade

Bike Tour SP lança passeios virtuais em período de isolamento; saiba mais!

Na Cidade

10 exposições virtuais imperdíveis do Museu de Arte Moderna (MAM)

Na Cidade

14 exposições do Museu do Futebol para ver online

Na Cidade