Guia da Semana

Por conta da pandemia de COVID-19, espaços culturais de São Paulo seguem com suas atividades presenciais suspensas. Apesar disso, muitos museus e centros culturais estão com programações online para entreter seus visitantes mais fiéis. São aulas, dicas, debates, exposições online, fotografias, vídeos e muitos outros conteúdos.

Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu alguns dos museus de São Paulo que estão com projetos online. Confira:


CASA DAS ROSAS

Foto: Julio Ricco / Shutterstock.com


Em suas redes sociais, a Casa das Rosas disponibilizou a programação #culturaemcasa, criada pela Secretaria de Cultura do Estado. O museu dá dicas de leitura, aulas, filmes e muito conteúdo para você ficar atento ao que há de melhor no universo da cultura. Confira o Facebook da Casa das Rosas.


► CENTRO CULTURAL FIESP

O Centro Cultural Fiesp está orientando novos artistas com dicas para editais futuros do Sesi-SP. Além disso, em suas redes sociais, está com dicas de leituras e peças, e também relembra algumas das exposições que já passaram por lá.


► IMS

Com as atividade suspensas por tempo indeterminado, o IMS está com uma programação online para você conferir um pouco da exposição “Arquivo Peter Scheier”, com vídeos e fotos do fotógrafo alemão vindo refugiado ao Brasil. Além disso, está com o programa online #IMSDECASA, em que atores de teatro interpretam poemas e crônicas do acervo. Confira aqui.

Não deixe de conferir ainda o programa IMS Convida, em que artistas e coletivos convidados criam obras durante a quarentena. Para visualizar os trabalhos já disponíveis, confira os nomes que possuem imagens ao fundo - veja aqui.

Além disso, fique atento às redes sociais do IMS para conferir as novidades, lives, programas e séries.


► CCBB

No "CCBB em Casa", arte-educadores discutem produções, práticas e trajetórias artísticas das exposições de cada CCBB. A agenda do CCBB educativo você confere por aqui. Nesta seção do site, você também encontrará as visitas mediadas às exposições online, como "Egito Antigo - do Cotidiano à Eternidade", "Ivan Serpa - A Expressão do Concreto", “"Linhas da Vida" da artista Chiharu Shiota e "Vaivém".


► PINACOTECA

Foto: Shutterstock

Em seu perfil do Instagram, a Pinacoteca destaca algumas obras importantes com a hashtag #pinadecasa e conta um pouco sobre a história de cada uma. Além disso, a Pinacoteca disponibiliza o espetáculo online “PinaCanção – uma história cantada entre pinturas”, criado por Hélio Ziskind. Confira aqui.

O museu ainda está com uma seleção de vídeos chamada “distância”. Trata-se de uma exposição online com cinco obras audiovisuais da coleção da Pinacoteca. Os trabalhos de Cao Guimarães, Dalton Paula, Letícia Parente, Marcellvs L. e Sara Ramo poderão ser vistos online até o fim do período de isolamento. Confira aqui.

Para complementar a programação online, o local ainda disponibiliza uma tour virtual pelos corredores do museu em que é possível conferir detalhes das obras e caminhar como se estivesse lá. Confira aqui.


► ITAÚ CULTURAL

Na série “Diálogos Itaú Cultural”, às quartas-feiras, Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural (IC), conversa com agentes de diferentes áreas de expressão do Brasil para pensar a cultura em nosso país. A playlist destas discussões você encontra aqui.

No âmbito das artes cênicas, a novidade é o Palco Virtual, uma série de espetáculos que será disponibilizada no site do IC. Na programação, você encontra peças tanto para crianças quanto para adultos, que começa no dia 26 de junho e vai até 10 de julho. Confira a programação aqui.

Ainda nas artes cênicas, o centro cultural está com a série de entrevistas com atores “Camarim em cena” - veja aqui. Já para as crianças, o IC conta com um curso de dança no youtube - veja aqui.


► MAC USP

O Museu de Arte Contemporânea, MAC, está com a exposição online "MAC Essencial". Entre as mostras, está a série de quatro volumes “Acervo: Outras Abordagens", com textos críticos sobre as obras do museu, e "Terra Brasilis: arte brasileira no acervo conceitual do MAC USP", que promove os artistas, alunos e pesquisadores que fizeram parte da montagem deste acervo. Confira aqui.


► INSTITUTO TOMIE OHTAKE

O Instituto Tomie Ohtake está com uma programação online de suas exposições, como vídeos da exposição “Tomie Ohtake – Poesia se Medita”, com textos de Haroldo de Campos e obras da própria Tomie, e também a exposição "LUMINA", de Mariana Palma com curadoria de Priscyla Gomes. Além disso, o centro cultural também está com uma programação online sob a hashtag #juntosdistantes, em que a cada semana um assunto será abordado nas redes - veja aqui.


► MASP

Foto: Thiago Leite / Shutterstock.com

As redes sociais do MASP está com uma programação intensa. Todas as terças-feiras, o perfil @masp, no Instagram, indica uma obra do acervo do museu que servirá de inspiração para as pessoas desenharem. Aqueles que quiserem participar do desafio, deverão publicar seus desenhos até 23h59 de domingo na mesma rede social marcando o museu e usando #maspdesenhosemcasa. Na segunda-feira, o museu publica alguns desenhos selecionados em seu Instagram e os autores recebem um vale Amigo MASP grátis.

Às quartas, 16h, o museu promove, também no Instagram, um encontro virtual do projeto Diálogos. Nele, seguidores são apresentados a obras da coleção do museu por meio de elementos que compõem cada trabalho, como biografia do artista, técnica e contexto histórico.

A Live semanal do MASP acontece às quintas-feiras, também no Instagram, com conversas entre curadores do museu e convidados. Já o canal do YouTube traz os vídeos de seminários e palestras, entrevistas com os artistas e outros detalhes sobre algumas exposições. No Google Arts & Culture ainda é possível fazer uma tour virtual e explorar a exposição permanente do MASP, "Acervo em Transformação".

Por fim, o MASP Áudios, aplicativo gratuito disponível para download, reúne cerca de 170 comentários feitos por curadores artistas, professores, pesquisadores e crianças sobre as obras mais icônicas do acervo.

► MIS

O MIS está com um projeto chamado #misemcasa, com lançamento de vários conteúdos online para os amantes deste museu. São entrevistas, seminários online, bate papos, debates e mais! As conversas giram em torno da arte, cinema, música e fotografia para que o participante se aprofunde nestes universos. Para ver as lives passadas, basta navegar pelo canal do MIS no YouTube.

Além dos encontros virtuais, o museu está com exposições online em parceria com o Google Arts & Culture. Dentre elas, estão “Cinema paulista nos anos 1970”, “Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970”, “A mulher na Revolução de 32” e mais. Confira aqui.


► MUSEU AFRO BRASIL

O Museu Afro Brasil apresenta seu acervo online por meio do Google Arts & Culture. É possível conferir a exposição “O Maracatu e o Guerreiro de Alagoas: Festividades Afro-Brasileiras”, que conta um pouco mais sobre o Maracatu. Já a exposição “Panos e Tapas” retrata os estilos e técnicas dos povos africanos. Confira aqui.


► MAM

O Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM, também segue com agenda online com diversas atividades. Você pode conferir exposições online em parceria com o Google Arts & Culture por aqui e também pode fazer uma tour virtual por 10 exposições antigas do museu. Pelas redes sociais do MAM, você fica atento a todas as atividades, incluindo lives sobre arte e cultura - veja aqui. Aos sábados, o MAM promove uma tour online por ateliês de artistas com acompanhamento de curadores e colecionadores do museu.


► MUSEU CATAVENTO

Foto: Shutterstock


No Youtube, o Museu Catavento está com a programação #cataventoemcasa, com vídeos que ensinam um pouco mais sobre como combater o vírus, sobre ciências e ainda dá dicas de tutoriais para fazer em casa. Confira o canal do museu.


► MUSEU DO FUTEBOL

O Museu do Futebol está com exposições online por meio da plataforma do Google Arts & Culture. São mostras como “Lea Campos, a primeira árbitra”, “A "Michael Jackson": os primeiros chutes”, “Mulheres, desobediência e resiliência”, “Visibilidade para o Futebol Feminino”, “Chuteiras: a evolução do futebol na ponta dos pés” e muito mais. Confira aqui.


► CASA GUILHERME DE ALMEIDA

O Centro de Estudos de Tradução Literária da Casa Guilherme de Almeida apresenta, a partir de julho, o Ciclo “Livro Falado”, uma série de lançamentos de obras estrangeiras dos gêneros teatro, poesia e romance pela ótica de quem as traduziu para o português do Brasil.

Por meio de encontros gratuitos e via Google Meet, às quintas-feiras, das 19h às 21h, o público interessado poderá entrar em contato com os processos de trabalho dos profissionais que traduziram obras de escritores como Johann Wolfgang von Goethe. Inscreva-se por aqui.


► MUSEU DO CAFÉ

O Museu do Café, em parceria com o Google Arts & Culture, exibe algumas exposições online na plataforma. São mostras como “Café Árabe, um símbolo de generosidade”, “Pianistas de armazém: trabalho feminino na catação de café”, “Calixto: discurso do progresso e identidade paulista” e mais - veja aqui. No site, é possível conferir a programação online de lives e debates nas redes sociais. Clique aqui.


► PAÇO DAS ARTES

Nas redes sociais, o Paço das Artes está com a intensa programação online #paçoemtodolugar, com projetos, ações e materiais especiais sobre artistas e exposições passadas para celebrar os 50 anos do museu.


► MUSEU DO PORTINARI

Foto: Divulgação (via assessoria - Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado)

Durante o período de isolamento, o Museu do Portinari está com uma agenda do #CulturaEmCasa. As redes sociais do museu estão repletas de atividades como oficinas, receitas, vídeos e curiosidades sobre a instituição - confira a programação online do museu aqui. Além disso, o museu está com vídeos e documentários no seu canal do Youtube que contam um pouco da história de Brodowski e do próprio Portinari.

► MUSEU ÍNDIA VANUÍRE

Também sob a campanha #CulturaEmCasa, o Museu Índia Vanuíre está com uma intensa programação online pelo site e redes sociais. São lives, debates, depoimentos e exposições virtuais - veja aqui. Não deixe de fazer a visita online por aqui.


► CASA DE CULTURA DO PARQUE

O novo programa da Casa de Cultura do Parque reúne artistas, críticos, professores, educadores e articuladores de um pensamento contemporâneo que mostram diferentes interesses da atividade artística e cultural. As publicações acontecem toda terça, a partir das 10h, nos perfis do Instagram e canal do YouTube da Casa de Cultura do Parque.

► FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura espalhadas por São Paulo estão com uma agenda de diversas atividades online que envolvem arte e esporte para que todos tenham acesso. Trata-se de cursos, oficinas, apresentações, debates e outras atividades que fazem parte da programação do Governo do Estado, o #CulturaEmCasa. Confira aqui.

► MUSEU FELÍCIA LEIRNER

Também na campanha do Governo do Estado, #CulturaEmCasa, o Museu Felícia Leirner possui uma programação online com lives especiais sobre arte e cultura. Siga o museu nas redes sociais e confira a página da campanha aqui. Além disso, é possível conferir a tour virtual pelo museu e as exposições online.

Atualizado em 29 Jun 2020.