Guia da Semana

O Museu de Arte Moderna de São Paulo, mais conhecido como MAM, apesar de estar fechado devido à pandemia de COVID-19, está com uma programação online incrível de exposições.

Com a campanha #mamonline, o museu traz diversas atividades online para os visitantes. Dentre elas, estão as visitas em 3D das exposições do museu, que proporcionam uma experiência imersivas nas mostras de arte do MAM.

Ficou curioso(a)? O Guia da Semana reuniu 10 exposições virtuais do MAM que você pode conferir sem sair de casa. Confira:


Os anos em que vivemos em perigo

Esta exposição traz diversas obras produzidas na década de 1960, num contexto em que o país passava por um momento turbulento com movimentos sociais e políticos. A coleção traz cinquenta obras que relatam o engajamento político e rebeldia da nação daquela época, em diálogo com o momento atual. Confira aqui.


► Novas aquisições

Esta mostra reúne as últimas peças adquiridas pelo museu nos últimos cinco anos. As aquisições foram feitas por meio de doações particulares, e cada obra possui sua história e contexto. Algumas trabalham a geometria, outras retratam a história política do Brasil. Confira aqui.


► Projeto Parede | Paisagem moderna

O Projeto Parede é um mural feito por Leda Catunda que reúne diversos materiais e imagens de paisagens sinuosas, curvas ondulantes, gatinhos, tecidos estampados, cores intensas. Parecem desenhos infantis, e assim, ela questiona os parâmetros de gosto, de arte, de banalidade e de erudição. Confira aqui.


► Passado/Futuro/Presente: arte contemporânea brasileira no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo

Esta mostra reúne obras contemporâneas de artistas brasileiros que discutem o que é brasilidade e a relação do passado, presente e futuro. Incluindo pintura, escultura, instalação, fotografia, vídeo e performance, esta exposição apresenta um olhar sobre a prática de artistas reconhecidos como pioneiros da sua geração. Confira aqui.


► MAM 70: MAM e MAC USP

O Museu de Arte Moderna de São Paulo celebra os seus setenta anos com uma exposição que destaca os valores fundamentais da instituição. A mostra está organizada em duas partes. Na Sala Paulo Figueiredo estão obras colecionadas durante o período inicial do MAM, entre 1949 e 1963. Na Grande Sala, encontram-se obras das coleções do MAM e do MAC USP adquiridas após essa data. Confira aqui.

Já o Projeto “Parede I MAM 70” traz uma linha do tempo da história do museu – que você pode conferir aqui.


► Ismael Nery | Feminino e Masculino

Esta exposição demonstra um pouco do que foi o artista Ismael Nery, e como discutia a questão de gênero em suas obras. Ele trazia em suas pinturas pessoas andróginas, nus, retratos e autorretratos, danças, cenários, obras surrealistas – estas pioneiras do gênero no Brasil. Confira aqui.


► A Marquise, o MAM e nós no meio

Um conjunto de obras do acervo do museu nesta Sala Paulo Figueiredo se articula com uma agenda de performances, oficinas e shows na Marquise. Um grupo de artistas criou obras que remetem à história do MAM, do que ele já foi até o momento presente. Confira aqui.


► Sinais/Signals Mira Schendel

Sinais/Signals apresenta uma extensa seleção de trabalhos de Mira Schendel (1919-1988) dos quais emergem os elementos que tanto caracterizam a natureza singular da obra gráfica da artista: linhas, palavras, letras, rabiscos, traços, números, frases e muito mais. A mostra reúne diversas obras do artista, em especial, os trabalhos que Mira chamou de Monotipias, Toquinhos e Objetos gráficos. Confira aqui.


► Oito décadas de abstração informal

Esta exposição reúne obras de duas das coleções mais importantes do Brasil, a do Museu de Arte Moderna de São Paulo e a do Instituto Casa Roberto Marinho, no Rio de Janeiro. Aqui, você poderá ver a trajetória da abstração informal no Brasil. Confira aqui.


► 35º Panorama da Arte Brasileira: Brasil por multiplicação

O 35º Panorama da Arte Brasileira reúne obras e performances, passando pela intervenção arquitetônica até a fluidez da dança, pelo audiovisual, a escultura, fotografia e palavra, de forma a explicitar a diversidade da cena contemporânea da arte brasileira. Confira aqui.

Atualizado em 24 Abr 2020.