Guia da Semana

O Museu do Futebol, em parceria com o Google Arts and Culture, que reúne acervos de 1.200 museus e coleções pelo mundo, está com nada menos do que 14 exposições virtuais disponíveis na plataforma. As mostras falam sobre futebol, claro, mas também de assuntos pouco explorados e muito interessantes. São galerias que discutem sobre o futebol feminino, o estilo da camiseta, das chuteiras, a relação com o popular e muito mais.

Ficou curioso(a)? Então, confira as 14 exposições virtuais do Museu do Futebol que estão disponíveis na plataforma do Google Arts and Culture:

Lea Campos, a primeira árbitra

A exposição “Lea Campos, a primeira árbitra” traz a história desta juíza, a primeira mulher no papel de árbitro. A galeria de fotos fala sobre suas origens e sua trajetória até se tornar árbitra de futebol.


A "Michael Jackson": os primeiros chutes

Novamente para celebrar o papel das mulheres no futebol, a exposição “A ‘Micheal Jackson”: os primeiros chutes” traz a primeira parte da história de Marilena dos Santos, uma lenda do futebol feminino. O interessante é que no início de sua carreira, o futebol para mulheres era proibido, mas isso não a impediu de jogar.


A "Michael Jackson": livre para jogar

A segunda parte da exposição dedicada à “Michael Jackson” ou Marilena dos Santos, chamada “A ‘Michael Jackson’: livre para jogar”, conta sobre os anos seguintes à libertação e regularização do futebol feminino.


A "Michael Jackson": Seleção Brasileira e Europa

A terceira parte da exposição, “A ‘Michael Jackson’: Seleção Brasileira e Europa”, segue a história de Marilena dos Santos e sua participação na Seleção Brasileira de futebol feminino e no time de Torino, da Europa. A coleção de fotos traz Marilena e as outras atletas em jogos, campeonatos e treinos, além de mostrar Micheal Jackson no time europeu. Você sabia que ela foi a primeira brasileira a atuar profissionalmente na Europa?


A "Michael Jackson": o legado

Por fim, a parte quatro da exposição traz o legado de Marilena dos Santos e sua influência para as próximas gerações de garotas que sonham fazer carreira no futebol. Após o sucesso nacional e internacional, a Micheal Jackson volta à sua cidade natal, dá aulas de futebol e, em 2011, ela foi Coordenadora Geral do Futebol Profissional do Ministério do Esporte, em Brasília.


Mulheres, desobediência e resiliência

A exposição “Mulheres, desobediência e resiliência” novamente homenageia o futebol feminino. Ela traz a história da proibição do futebol para as mulheres no Brasil e como elas continuaram a jogar, com rebeldia e muita resiliência.


A Seleção em Poços de Caldas

Em homenagem aos primórdios do futebol brasileiro, quando ainda não era consagrado como um dos melhores do mundo, a exposição “A Seleção em Poços de Caldas” conta a história da primeira concentração do time campeão mundial, em 1958. Foi na cidade de Poços de Caldas que a Seleção Brasileira se reuniu para se preparar para a Copa do Mundo, em 1958, e ser campeã do título pela primeira vez.


Visibilidade para o Futebol Feminino

A temática do futebol feminino volta com a exposição virtual “Visibilidade para o Futebol Feminino” com o intuito de celebrar a participação das mulheres no esporte. Traz a história da proibição do futebol para as mulheres, toda a pesquisa envolvida para criar o projeto dentro do Museu do Futebol, as iniciativas do projeto, foto das atletas e muito mais.


Futebol de Papel

A exposição “Futebol de Papel” traz as memórias guardadas pelos loucos do esporte. A galeria traz fotos antigas, ingressos de jogos, posteres, publicidades, embalagens de cigarros que traziam referências a times de futebol e muito mais! É uma caixinha de memórias simples que guardam a história da cultura popular e do futebol.


Mário Américo

A exposição “Mário Américo” traz a história de um personagem que ficou escondido diante dos holofotes do futebol brasileiro. Ele foi massagista da seleção brasileira nas Copas de 1950 a 1974. As principais funções de um massagista são acelerar o processo de recuperação e reduzir fadiga e tensões musculares e articulares dos atletas. Mário Américo teve a oportunidade de acompanhar a seleção por sete mundiais.


O Jogo e o Povo

Já a exposição “O Jogo e o Povo” conta a história do futebol brasileiro e sua relação com a cultura popular. A história do futebol no país está intrinsecamente relacionada com a formação do Brasil. Trazido por imigrantes, o futebol logo se popularizou e conquistou os brasileiros.


Estilo em Campo

“Estilo em Campo” é uma exposição virtual diferente das outras, ela conta um pouco sobre os acessórios, cores e tecnologia da moda do futebol. Desde valores estéticos, ao nascimento do uniforme, até o uso de cores e listras e ornamentos.


A História da Camisa Canarinho: como o amarelo-ouro passou a vestir o Brasil

Na mesma pegada, a exposição “A História da Camisa Canarinho: como o amarelo-ouro passou a vestir o Brasil” conta como surgiu o uniforme da seleção brasileira e como virou símbolo nacional. A exposição aborda desde o surgimento da camisa, através de um concurso nacional, até a trajetória da criação pelo ganhador do concurso.


Chuteiras: a evolução do futebol na ponta dos pés

Por fim, a última exposição “Chuteiras: a evolução do futebol na ponta dos pés” segue também a temática da moda do futebol, e faz um retrato das chuteiras. Através de fotos, a mostra relata os primórdios da chuteira até a revolução para os novos modelos.

Por Lidia Capitani

Atualizado em 5 Jun 2020.