Guia da Semana

Diferentes lugares do mundo oferecem milhares de museus e galerias simplesmente incríveis e com diversas abordagens e visões sobre a arte. Entre tantos, sem dúvidas, um dos melhores locais para se respirar cultura é Londres e, por isso, listamos 10 museus incríveis que você precisa conhecer. Confira:

TATE MODERN

Tate Modern é um museu britânico de arte moderna instalado na antiga central elétrica de Bankside, às margens do Tâmisa. Lá, estão importantes obras de Pablo Picasso, Matisse, Braque, Natalya Goncharova, de Chirico, Francis Bacon, Chagal e muitos outros artistas do século XX. As visitas, exposições do acervo e algumas mostras temporárias são gratuitas.

NATIONAL GALLERY

Fundada em 1824, a galeria é considerada um dos mais importantes museus da Europa e um dos mais conhecidos do mundo todo. Localizada no centro de Londres, abriga uma preciosa e extensa coleção com mais de 2.300 pinturas da metade do século XIII até o início do século XX. Entre elas, estão Leonardo da Vinci, Van Gogh, Botticelli, Caravaggio e muitos outros. É um museu público e as visitas ao acervo permanente são gratuitas.

NATURAL HISTORY MUSEUM

O museu é um dos principais de Londres e conta com inúmeras coleções de ciências da vida e da Terra, compreendendo cerca de 70 milhões de espécies/itens. Abriga também um jardim de vida saudável, que inclui várias espécies nativas de fauna e flora. A biblioteca contém extenso material, que inclui livros, jornais, manuscritos e coleções de arte ligadas ao trabalho e a pesquisa.

SCIENCE MUSEUM

O Science Museum é um dos três principais museus em Exhibition Road, South Kensington, Londres. Foi fundado em 1857 e é hoje uma das principais atrações turísticas da cidade, com cerca de 2.7 milhões de visitantes anuais e mais de 300.000 itens. Entre eles, estão a locomotiva Rocket de George Stephenson, objetos coletados por Henry Wellcome sobre temas médicos, alguns dos primeiros motores a vapor remanescentes, o primeiro protótipo do relógio long now, o relógio de dez mil anos, a documentação da primeira máquina de escrever e muito mais.

VICTORIA & ALBERT MUSEUM

É considerado o maior museu de artes decorativas e design, dispondo de uma coleção permanente superior a 4,5 milhões de objetos. Fundado em 1852, suas coleções mostram 5.000 anos de arte, desde os tempos antigos até o presente.

MUSEUM OF LONDON

O Museu documenta a história da capital britânica, desde tempos pré-históricos até o presente e faz parte do apelativo complexo de edifícios Barbican criado nas décadas de 1960 e 1970, parte de uma inovadora restauração de uma área castigada por bombardeamentos durante a Segunda Guerra Mundial. O museu trata, principalmente, da história social de Londres e dos seus habitantes através da história.

NATIONAL PORTRAIT GALLERY

A Galeria foi aberta ao público em 1856 e abriga fotografias, caricaturas, pinturas, desenhos e esculturas de pessoas famosas, como, por exemplo, a escritora J.K.Rowling.

ICA - INSTITUTE OF CONTEMPORARY ART

O local, que é um Centro Cultural e também um Museu de Arte Contemporânea, é bem escondido e mais alternativo. Com exposições diferentes e uma programação com concertos, palestras, shows e festas, também possui salas de cinema com filmes fora do cirtuito blockbuster.

GEFFRYE MUSEUM

O museu mostra as mudanças no estilo do interior das casas inglesas a partir de 1600 e seu acervo é feito de cômodos residenciais ambientados no estilo de cada século. Além disso, mantém, nos fundos da casa, jardins típicos de cada período.

British Museum

O British Museum possui um dos mais importantes acervos do mundo, pois nos leva a uma imersão pela história e cultura mundial. Foi um marco fundamental no estabelecimento do método museológico, além de representar diversos aspectos característicos tanto da sociedade inglesa vitoriana quanto do pensamento político e científico do século XIX.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 6 Jun 2016.