Guia da Semana

A 30ª Bienal de São Paulo acontece até 9 de dezembro de 2012, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque Ibirapuera. Sob o título A iminência das poéticas e curadoria de Luis Pérez-Oramas, a mostra recebe 110 artistas neste ano, sendo 21 deles brasileiros.

>> Bienal de Artes 2012 tem linha de ônibus especial
>> Três galeristas indicam o imperdível da Bienal 2012

Veja uma galeria de fotos com 11 obras que você não pode deixar de conferir na Bienal:

Ciudad Abierta

A Ciudad Abierta é um campo de experimentação arquitetônico que faz da vida, do trabalho e da arte uma única unidade, onde as construções são feitas diretamente a partir de palavras poéticas e da intuição.

Leandro Tartaglia

La esquina indicada - O artista argentino usa a cidade de São Paulo em sua performance buscando lugares que sirvam de inspiração e novas histórias durante jornada de carro.


Eduardo Berliner

Persiana - Artista brasileiro que tem como mote de sua obra a pintura, ele constroi cenários que são reconfigurados através de narrativas pessoais, memórias e pelo próprio processo de produção.


Gego

Sem título - O artista alemão tem em seu trabalho o uso de aquarelas, desenhos, gravuras e esculturas que mostram seu interesse pelo espaço, transparência e estrutura


Maryanne Amacher

Microphoneistallation - As obras da americana Maryanne Amacher exploram a percepção do som no espaço, no tempo e no corpo do espectador.


Nicolás Paris

Butaca - O trabalho do colombiano Nicolás Paris parte de experimentações artísticas como possibilidade pedagógica, usando sutis interferências em objetos ordinários para desestabilizar a percepção do observador.


PPPP - Produtos Peruanos Para Pensar

Productos Peruanos para Pensar é um coletivo de um homem só: Alberto Casari. O artista se despersonalizou e criou alter egos – o escritor e poeta visual Alfredo Covarrubias, os pintores Arturo Kobayashi e El Místico e o crítico de arte Patrick Van Hoste – deixando sua produção ligada ao nome de uma marca para poder realizar suas obras ou produtos.


Arthur Bispo do Rosário

Manto de apresentação - Um dos destaques deste ano, Arthur Bispo do Rosário viveu recluso em um hospital psiquiátrico por mais de 50 anos com o diagnóstico de esquizofrenia paranoide. Suas peças eram produzidas com sobras de materiais dispensados no hospital e todo tipo de sucata e, segundo ele, mapeavam o mundo conforme tinha sido instruído por Deus.


Tiago Carneiro da Cunha

Esqueleto com flores - O artista brasileiro usa objetos como jóias ou relíquias arqueológicas em obras que apresentam personagens estranhos e deformados que evocam imagens violentas tratando de forma crítica e irônica temas como violência, sexo e exotismo.

Waldemar Cordeiro

Foto do Clube Esperia - Waldemar Cordeiro foi o principal teorizador da arte concreta e se interessava pelas mudanças na linguagem e procedimentos artísticos.

Xu Bing

Forest Project- O artista chinês, vice-presidente da Academia de Bellas Artes de Beijing, faz trabalhos que brincam com a linguagem, repensam conceitos e hábitos antigos sempre propensos a quebrar as tradições. A tensão entre a palavra escrita e a maneira como vivemos, trabalhamos e nos comunicamos é sua maior inspiração.

Atualizado em 19 Dez 2012.