Guia da Semana

Certamente que em algum momento dando um rolê pela timeline da sua rede social favorita, você se deparou com alguma projeção mapeada, mais conhecida como projeções incríveis em enormes prédios ou em lugares inusitados.

+ Veja quais foram os videoclipes banidos da TV
+ Videoclipes mais caros da história

Essas projeções costumam acontecer em diversas partes do mundo. No Brasil, apesar dessa prática ser muito comum, é mais difícil encontrar vídeos de qualidade, que dão noção da dimensão desse trabalho. O Guia da Semana reuniu alguns vídeos para você apreciar o que anda rolando por aí.

"Circle of Light" – Rússia

Em sua terceira edição o Circle of Light, festival de multimídia e luz que percorre Moscow levando instalações em espaços arquitetônicos da cidade, estampou nas paredes do Teatro Bolshoi uma projeção incrível de 23 minutos e 27 segundo. Vale fazer uma pausa no seu dia para ver o vídeo.

Orloj 600 Years – República Tcheca

Quando o Orloj, o famoso relógio astronômico de Praga que é uma das principais atrações turísticas da capital República Tcheca completou 600 anos, a produtora The Macula and Tomato criou uma projeção mapeada para celebrar a sua história. Começaram com as ilustrações e o planejamento do arquiteto até momentos chave na história de Praga. Animal!

The 600 Years from the macula on Vimeo.

Vimeo Festival - EUA

Esta foi uma projeção mapeada elaborada para comemorar e encerrar o Vimeo Festival e Film Awards, que rolou em Nova York. O que você vê no vídeo é o IAC, sede da empresa de internet InterActiveCorp, edifício que é considerado pela revista Vanity Fair como um dos mais atraentes do mundo. Ficou incrível!

AC/DC vs “Iron Man 2”- Inglaterra

Mais uma vez o coletivo Seeper aparece na lista com a projeção para divulgar o lançamento do filme "Iron Man 2". Desta vez, o local escolhido não foi um simples edifício, a super projeção foi estampada no Castelo Rochester, na Inglaterra e o que mais chama atenção é a animação rocker em 3D com trilha da banda australiana AC/DC.

ACDC Vs Iron Man 2 from seeper on Vimeo.

Ralph Lauren 4D Experience – EUA/Inglaterra

Para celebrar os 10 anos de e-commerce nos EUA e lançamento do site de e-commerce no Reino Unido, a marca RalphLauren organizou uma projeção mapeada gigantesca em 4D nas lojas de Nova York e Londres. Nas imagens, foram apresentadas as confecções icônicas da marca em modelos de com até quatro andares de altura.

H&M – Holanda

Mais uma vez uma marca do universo da moda usa a projeção mapeada para realizar um evento. Desta vez, a loja de departamento H&M celebrou a abertura de uma nova loja em Amsterdã com projeções ao longo de três noites de festa. O prédio, foi transformado em uma enorme casa de bonecas.

Pinball – França

Imagina um pinball projetado em um prédio de seis andares com mais de 200 anos de idade? Foi o que aconteceu em 2011 durante o Festival das Luzes na França quando o Urban Flipper projetou um jogo de pinball interativo gigante no Teatro Celestino, em Lyon, na França. Um deleite para os pinball-maníacos.

Intel – Alemanha

Como parte do projeto Visibly Smart Experience, a Antiga Pinacoteca de Munique, na Alemanha, serviu de tela para uma projeção 3D que remontou e destruiu - literalmente - a fachada da construção histórica. As projeções e discotecagem com música eletrônica reuniram mais de 30 mil pessoas em frente ao antigo museu!

Masp – Brasil

Para homenagear os 458 anos de São Paulo, a fachada do MASP - Museu de Arte de São Paulo - recebeu a projeção de um vídeo que retratou a evolução da moda e da arte na cidade. O vídeo projeta fotos históricas do cenário urbano paulistano, imagens de obras de arte e animações em 3D. Se os 458 anos foram assim, o que será que tão programando pros 460 em 2014.

Arco da Lapa – Brasil

Em 2012, foi a vez do Rio de Janeiro ganhar sua própria projeção 3D na fachada do Arco da Lapa. O vídeo projetava imagens pitorescas e futurísticas da natureza e do cotidiano carioca, reproduzindo um universo surreal que representava as maravilhas do Rio e, claro, a importância da energia que move a cidade.

Playstation

Para promover a área de vídeo da Playstation, a Sony montou uma sala vazia em um ambiente fechado e fez uma projeção mapeada em 3D onde tudo o que você vê aqui é 100%. Ou seja, sem pós-produção e sem cortes. A projeção se adapta a um cara sentado no sofá e simula a sua interação com o espaço.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 7 Nov 2014.