Guia da Semana

O universo das séries é, sem duvida alguma, apaixonante. De tempos em tempos nos apegamos a personagens de diferentes temáticas, épocas e ambientes. Assim, os seriados que acabam deixam saudades.

Pensando nisso, o Guia da Semana listou 15 séries que marcaram a adolescência de toda mulheres de 20 e poucos anos. Confira:

1- BLOSSOM

Em "Blossom", Nick Russo é um pai de família e foi abandonado por sua esposa, que partiu para Paris em busca da realização do sonho de tornar-se cantora. Blossom é adolescente e a caçula da casa. É também a protagonista e centro da série.

Junto com o pai, seus dois irmãos - um que é viciado em garotas e outro que é ex dependente químico - e muito humor e sarcasmo, Blossom e sua família mostram cenas do cotidiano nos fazendo rir sem parar, além de abordar alguns temas relacionados a valores familiares.

2- TRÊS É DEMAIS

Na série, Danny Tanner perde sua esposa em um acidente de carro e fica sozinho com três filhas: D.J, Stephanie e Michelle. Para dar conta dessa nova vida, pede ajuda ao amigo Joey e ao cunhado Jesse. A partir daí, o que era para ser momentâneo transforma-se em anos de convivência, mostrando-nos acontecimentos cômicos e atrapalhados do dia a dia.

3- XENA: A PRINCESA GUERREIRA

A série narra as aventuras de Xena, uma guerreira que tenta se redimir por seu passado violento ajudando todas as pessoas que cruzam seu caminho. Sendo acompanhada por Gabrielle – sua fiel escudeira que tem a história narrada paralelamente durante o seriado, a série já foi exibida em mais de 108 países ao redor do mundo.

4- UM MALUCO NO PEDAÇO

Essa foi uma das séries queridinhas dos anos 90. Além de revelar o ator Will Smith, nos traz situações hilárias vividas entre Will - que saiu de um bairro pobre para morar na casa dos tios ricos - junto a Carlton, tio Phill, Hillary, Ashley, Geoffrey e Vivian.

Os episódios mostram conflitos de valores de uma sociedade marcada por problemas raciais, que são abordados de forma leve e cômica.

5- ONE TREE HILL

Nathan e Lucas são dois meio irmãos que só tem em comum o pai Dan Scott e o dom para jogar basquete. Nathan foi criado como o queridinho do papai e sempre teve de tudo, ele é ídolo do time de basquete e o garoto mais popular da escola, enquanto o solitário Lucas foi criado por sua mãe Karen e pelo tio paterno Keith, com muita dificuldade e, apesar de ser um execelente jogador de basquete, só joga por diversão. O destino faz com que as vidas dos dois se cruzem e Lucas tem a chance de jogar novamente no time do colégio, o que provoca a raiva de Nathan e do seu pai que não quer que nada ou ninguém venha atrapalhar a trajetória profissional que ele sonhou para si no passado e agora traçou para o seu filho. A disputa entre os garotos não vai ser apenas pelo controle da quadra de basquete, mas também pelo amor da bela Peyton, uma líder de torcida e atual namorada de Nathan.

6- SMALLVILLE

No início, a série era focada na adolescência de Clark Kent, em sua paixão por Lana Lang e na amizade esquisita com o futuro arqui-inimigo, Lex Luthor. Posteriormente, acompanhamos a vida adulta dos personagens e como surgiu um dos casais mais famosos das HQs: Clark e Lois.

7- DAWSON'S CREEK

Série dramática que foi sucesso entre os adolescentes da época contando a história do sonhador Dawson e seus amigos Jen, Lindley, Pacey, Jack e Joey, por quem ele era apaixonado.

8- EU, A PATROA E AS CRIANÇAS

A série é focada em Michael Kyle, um marido gentil e um pai moderno, que ensina regras de convivência com um estilo bem peculiar. Ele mostra para seus três filhos lições de vida, sempre com um toque humorístico.

9- BUFFY, A CAÇA VAMPIROS

A batalha de Buffy e seus amigos contra vampiros e outras espécies do mal colocou a série entra os 100 melhores programas de TV de todos os tempos pela Time Magazine. Sarah Michelle Gellar alavancou sua carreira após interpretar a protagonista do programa.

10- CONFISSÕES DE ADOLESCENTE

A série de 1994 conta a história de quatro irmãs que vivem no famoso bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro e que vivem os mais diversos dramas e situações da adolescência. Paulo, o pai solteiro das quatro garotas, tenta lidar com as diferentes personalidades e situações em que acaba se vendo inserido por conta das moças.

11- THE O.C

Quem não sonhou em ser adotado por uma família milionária? Ryan é um menino problemático e sortudo que é convidado para morar na mansão do advogado Sandy Cohen.

12- GILMORE GIRLS

Assuntos do cotidiano e conflitos de amizade fazem parte da trama que envolve a mãe solteira Lorelai Victoria Gilmore e sua filha Lorelai Leigh Gilmore.

13- MUNDO DA LUA

“Alô! Alô! Planeta Terra chamando! Planeta Terra Chamando!” A conhecida frase dita por Lucas Silva e Silva em "O Mundo da Lua" até hoje desperta os mais diferentes sentimentos em seus antigos espectadores. Em 2013, a série ganhou uma versão remasterizada, sendo exibida novamente na TV Cultura.

14- GOSSIP GIRL

Uma blogueira misteriosa e fofoqueira atormenta a vida dos amigos ricos de Upper East Side, em Nova York. Assim, uma série de eventos causa verdadeira bagunça nos relacionamentos. Xoxo, Gossip Girl! ;)

15- SIMPSONS

Os Simpsons residem na cidade de Springfield. Homer trabalha como inspetor de segurança na usina nuclear local; Marge tenta manter a paz na família; Bart é um garoto danado de 10 anos de idade; Lisa, com 8 anos, é inteligente, toca saxofone e segue dieta vegetariana; e a bebê Maggie manifesta as emoções sugando desesperadamente a chupeta.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 6 Jun 2016.