Guia da Semana

Em setembro ocorre a 16ª edição do Porto Alegre em Cena, festival internacional de artes cênicas realizado pela Prefeitura de Porto Alegre, com curadoria do encenador Luciano Alabarse. São trazidos à Porto Alegre peças de teatro, espetáculos de música e de dança reconhecidos mundialmente, muitos deles com diretores e atores que raramente vêm ao Brasil. O Théâtre du Soleil, presente na programação do Em Cena em 2007, assim como as vindas de espetáculos assinados por Peter Brook, Pina Bauch e Edmuntas Nekrosius, exemplificam o prestígio do festival no circuito internacional contemporâneo.

>>Veja mais sobre as edições anteriores do Porto Alegre em Cena

O maior destaque do Porto Alegre em Cena 2009 é a vinda ao Brasil do diretor e cineasta Patrice Chéreau, com duas montagens: La Douleur e Le Grand Inquisiteur. Também em evidência está Quartett, texto de Heiner Müller dirigido por Bob Wilson, com Isabelle Huppert no elenco. E numa parceria com o Canadá, três grandes espetáculos daquele país estarão presentes na grade do festival: Crépuscule des Océans, da companhia Daniel Léveillé Danse; In Paradisum, da Coleman Lemieux & Compagnie's, e Kiss Bill, da portuguesa radicada no Canadá Paula Vasconcellos. O grupo israelense The Voca People, uma mistura de grupo vocal, performance e coreografias, faz sua estreia no Brasil na capital gaúcha, num espetáculo encantador.

Entre as atrações nacionais estão peças do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Goiás e Rio Grande do Sul, num panorama abrangente das artes cênicas do país. E o teatro gaúcho está representado por 10 espetáculos que concorrem ao Prêmio Braskem em Cena. Mais uma vez, o Projeto de Descentralização leva espetáculos às regiões periféricas da cidade, com entrada gratuita.





O homenageado deste ano é "Tigrinho", como é conhecido o iluminador e técnico de teatro João Acyr (foto). Carinhosamente chamado de padrinho, ele tem uma história de dedicação ao teatro gaúcho, e foi um dos responsáveis por tornar a iluminação um ponto indispensável do espetáculo, como é entendida atualmente, e não uma mera coadjuvante.

Os ingressos para todos os espetáculos do festival começam a ser vendidos no domingo, 30 de agosto. A Bilheteria do Porto Alegre em Cena fica no Centro de Eventos BarraShoppingSul (Entrada B - Nível Guaíba). Os ingressos também podem ser reservados pelo site do evento. Eles custam R$ 20,00 para todas as apresentações, mas a organização oferece desconto de 50% para estudantes, professores, classe artística, Clube do Assinante ZH (titular e acompanhante), funcionários da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, clientes da Petrobras e da Caixa Econômica Federal, pessoas com mais de 60 anos, e para quem levar um quilo de alimento não-perecível (estes últimos, somente para quem comprar antecipadamente, na bilheteria do evento.

Espetáculos que participam do 16º Porto Alegre em Cena

ESPETÁCULOS INTERNACIONAIS
Crépuscule des Océans - Canadá
Deciembre - Chile
El ultimo fuego - Uruguai
Giacomina en Voyage - Itália
In Paradisum - Canadá
Kahlo viva la vida - Uruguai
Kiss Bill - Canadá
La Douleur - França
La madre impalpable - Argentina
Le Grand Inquisiteur - França
Los siete gatitos - Uruguai
Luisa se estrella contra su casa - Argentina
Neva - Chile
Sin Fronteras - Poa-Montevideo - Brasil/Uruguai
Quartett - França
Simplemente el fin del mundo - Colômbia
Ruas - show de Mísia - Portugal
Tercer cuerpo - Argentina
The Voca People - Israel
Um dios salvaje - Uruguai
Van Gogh - Uruguai

ESPETÁCULOS NACIONAIS
A mar aberto - RN
A mulher que escreveu a Bíblia - RJ
A noite do barqueiro - SP
Antes do café - SP
Arthur Nestrovski, Luiz Tatit e Zé Miguel Wisnik - SP
Ato - PE
Balangandãs - Show de Ná Ozzetti - SP
Batata! - BA
Caio F. - Três monólogos - PE
Cru - RS
Dúplice - GO
Les Noces - SP
Medida por medida - RJ
Ouvidos ao mistério - show de Leo Cavalcanti - SP
O dragão - SP
O silêncio dos amantes - RJ
Pássaro da noite - RJ
Qualquer coisa de intermédio - show de Adriana Calcanhotto - RJ
Rainhas - SP
Senhora dos afogados - SP
Só os doentes do coração deveriam ser atores - SP
Tempo fragmento - PE

ESPETÁCULOS LOCAIS
A Arca de Noé
A vida sexual dos macacos
Desvario
Ditos e malditos - uma instalação coreográfica
Marleni
Mulheres fortes em corpos frágeis
O bairro
O médico à força
O sobrado
Teresa e o aquário


Foto: Cristine Rochol/PMPA

Atualizado em 6 Set 2011.