Guia da Semana

A 31ª Bienal de São Paulo, com abertura marcada para o dia 6 de setembro de 2014 – preview a partir do de 2 de setembro – acaba de definir seu título e identidade visual. A mostra terá como título Como falar de coisas que não existem, nome estabelecido pela equipe de curadores (Charles Esche, Galit Eilat, Nuria Enguita Mayo, Pablo Lafuente e Oren Sagiv), bem como pelos curadores associados, Benjamin Seroussi e Luiza Proença.

+ Veja as exposições imperdíveis em São Paulo
+ Conheça os musicais que vão agitar a cidade em 2014
+ Veja as estreias no teatro desta semana em São Paulo

Vale destacar que o verbo utilizado no título (falar) será trocado regularmente para apontar as diversas ações que precisam ser desenvolvidas para que as coisas que não existem venham tornar-se presentes – o “falar de” pode ser substituído por “viver com”, “usar”, “lutar contra” ou “aprender”.

Já a identidade visual da 31ª Bienal de São Paulo foi desenvolvida pela curadoria e pela equipe de design da Fundação Bienal. O artista indiano Prabhakar Pachpute respondeu às ideias da curadoria por meio de uma frágil estrutura no formato de uma torre de Babel, carregada por um impossível conjunto de corpos humanos.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 3 Fev 2014.