Guia da Semana

Esse ano, a famosa artista mexicana Frida Kahlo completaria 150 anos e, em comemoração, exposições e peças serão exibidas em sua homenagem. Entretanto, muito sabe-se sobre sua história e pouco sobre a vida de seu amado Diego Rivera.

Por isso, o Guia da Semana lista 5 curiosidades sobre ele, que foi um dos artistas mais famosos do méxico. Confira:

VOCAÇÃO PELA ARTE

Diego sempre quis ser pintor e, desde muito novo, demonstrava talento para a prática. Estudou pintura na adolescência e ganhou uma bolsa de estudos para continuar os estudos na Europa. Lá, entrou em contato com Picasso, Dalí, Miró e Gaudi, que, mais tarde, influenciaram suas obras. Diego iniciou seus trabalhos em um ateliê madrilenho, na Espanha.

MURALISMO

De volta ao México e ao lado de artistas como José Clemente Orozco e David Siqueiros, Rivera optou por dedicar-se ao muralismo. Ele considerava a pintura convencional como uma arte burguesa, pois o fruto deste trabalho ia, normalmente, para a clausura das coleções particulares.

Ele criou, entre 1921 e 1956, um total de 6.730 m2, distribuídos por dezenove prédios no México, oito nos Estados Unidos, um na China e um na Polônia.

POLÍTICA

A militância política de Rivera era outro aspecto importante de sua vida. Comunista, sua ideologia transparece com clareza entre os temas de sua obra. Em seus trabalhos, é comum ver a presença dos indígenas, retratados em sua face sócio-histórica, sob um ponto de vista estritamente idealizado. Seus personagens guardam características clássicas, pois, embora representadas em um estilo bi-dimensional, estas imagens se encorpam, inspiradas nas pinturas renascentistas e nas vivências do artista com o cubismo.

MULHERES

O pintor foi casado quatro vezes. A primeira esposa foi a pintora russa Angellina Beloff, com quem teve um menino. Após anos de casados, Diego entrou em depressão ao ficar viúvo. Em seguida, casou-se com Guadalupe Marín, com quem teve duas filhas. Depois casou-se com a famosa artista Frida Kahlo, e depois de sua morte, com Emma Hurtado.

Além das esposas e, apesar de não ser um homem bonito, Diego sempre teve muitas amantes e esteve cercado de lindas mulheres.

DIEGO RIVERA E FRIDA KAHLO

A relação amorosa de Diego Rivera e Frida Kahlo foi extremamente tumultuada. Os dois tiveram inúmeros casos extraconjugais, alguns bem tempestuosos, mas não conseguiam se afastar um do outro. Frida chegou a ter um romance com Trotski e Rivera um caso com a irmã de Frida. A artista procurou, durante sua vida, conquistar a liberdade sexual que Rivera sempre praticou. Divorciaram-se e casaram-se novamente, morando em casas separadas que eram interligadas por um corredor.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 11 Ago 2015.