Guia da Semana

Seja nas rádios, nas festas ou shows, o rap está ganhando cada vez mais espaço. Com discursos rítmicos e improvisações poéticas, nesse estilo musical a letra é mais importante que a melodia. Não é à toa que muitos deles nos tiram da zona de conforto e dos raciocínios convencionais, das discussões viciadas, fazendo-nos refletir de uma forma profunda sobre a vida como um todo.

Por isso, o Guia da Semana listou 5 rappers que você não pode deixar de ouvir!

1. Rael

Rael começou a compor com 16 anos e logo em seguida formou o grupo Pentágono, do qual saiu a pouco tempo para dedicar-se a carreira solo. O rapper já fez participações em músicas com artistas como Emicida, Kamau, MC Rashid e outros.

Para lançar seu novo CD, "Diversoficando”, Rael embutiu MP3 players dentro de muros e paredes espalhados pela cidade de São Paulo.

2. Emicida

Leandro é considerado uma das maiores revelações do hip hop no Brasil nos últimos anos. O apelido Emicida, como é conhecido, vem da junção de MC com homicida - pelo fato de que nas batalhas de improvisação era considerado um "assassino", que matava os adversários.

3. Criolo

Kleber Cavalcante Gomes faz rap desde 1989 e até o ano 2000 era praticamente desconhecido. Em 2006 lançou seu primeiro álbum - "Ainda há tempo" - e criou a rinha dos MC's, que existe até hoje.

Após duas décadas dedicadas ao rap, Criolo decidiu parar com a música. Entretanto, tinha algumas guardadas (incluindo rap, samba e bolero) e o baixista Marcelo Cabral, junto com Daniel Ganjaman, as produziram. Assim nasceu o álbum "Nó na Orelha" e o começo de uma história de sucesso, que também criou uma ponte entre o rap e outros estilos musicais.

4. Projota

Projota começou cantar com 12 anos de idade. O apelido vem da junção de profissionalismo com seu nome real, José. Entrou para o rap aos 16 anos, por influência de MV Bill. Começou a ganhar notoriedade nas batalhas de MCs, onde venceu quatro vezes a batalha da Santa Cruz e três vezes a Rinha dos MCs.

5. Racionais MC's

Racionais MC'S é considerado por muitos o grupo de hip hop mais influente e relevante do Brasil. É formado pelos Mc's Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e o dj KL Jay.

Nas músicas, demonstram a preocupação em denunciar como a destruição da vida de jovens negros e pobres da periferia é resultado do racismo e do sistema capitalista. Suas letras também trazem temas como a violência da polícia, o crime organizado, drogas e exclusão social.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 22 Jan 2015.