Guia da Semana

A Sala São Paulo, sem dúvidas, é um dos lugares mais incríveis da capital e os motivos ultrapassam o fato de abrigar e realizar grandes concertos. Para quem não sabe, o local, que hoje recebe músicos e orquestras, já foi uma antiga estação ferroviária, a famosa e histórica Estação Júlio Prestes, que transportava grãos de café do Sudoeste e Oeste Paulista e Norte do Paraná para a capital.

Com o tempo e o declínio na utilização de bondes e trens, a estação ficou abandonada e, anos depois, foi restaurada pelo governador Mario Covas, que atendeu a um pedido do regente da Orquestra Sinfônica de São Paulo para construir um local que fosse convertido em uma sala de concertos.

Assim, hoje é ícone e referência na cidade, famosa pelos eventos e também por sua beleza única. Se você ainda não conhece, o Guia da Semana lista seis motivos pelos quais deveria conhecer. Confira:

HISTÓRIA

O prédio que abriga a Sala foi construído no ano de 1926 e, mesmo que restaurado, traz em si muito da arquitetura da época. Além disso, localiza-se ao lado da Estação da Luz - com arquitetura igualmente incrível. Assim, fazem da visita algo único, que vai além da programação oferecida, mas que envolve todo um universo histórico, arquitetônico, cultural e artístico.

AMBIENTES

Hall: Utilizado na recepção de convidados, o Hall Principal é a entrada oficial da Sala São Paulo. Área de acesso do público ao interior da Sala de Concertos, comporta o Café da Sala e pode ser utilizada para coquetéis.

Foyer: Área de acesso do público ao interior da sala de concertos. Pode também ser utilizado para eventos corporativos e sociais, como jantares e coquetéis.

Estação das Artes: Ambiente utilizado para eventos corporativos e sociais, como jantares e coquetéis. Atende também espetáculos de teatro, música e dança, desfiles, exposições, seminários, cursos e congressos. Tem vista para a plataforma da Estação Júlio Prestes.

Salão Nobre: Com sacadas voltadas para a Praça Júlio Prestes e acesso direto ao Piso Superior da Sala de Concertos, o Salão Nobre é destinado à realização de palestras, cursos, oficinas, jantares e coquetéis.

SALA DE CONCERTOS E ACÚSTICA

Considerada uma das mais belas salas de concerto do mundo - comparável a de muitas salas dos Estados Unidos ou da Europa, mundialmente conhecidas, como o Symphony Hall, de Boston; o Musikverein, em Viena; e o Concertgebouw, em Amsterdã - a Sala São Paulo dispõe dos melhores recursos para adequação acústica às diversas formações sinfônicas e camerísticas. É também utilizada para premiações, solenidades e espetáculos de outros gêneros.

Dispõe de 1.484 lugares (sendo 15 para cadeirantes, 4 para obesos e 48 em camarotes cativos).

CAFÉ DA SALA E RESTAURANTE

Tradicional ponto de encontro antes dos concertos e nos intervalos, o Café da Sala encontra-se no hall principal da Sala São Paulo e oferece cafés, doces, salgados e pratos rápidos nos dias de eventos. Já o restaurante, também famoso por quem frequenta o local, oferece comida contemporânea e pratos típicos brasileiros.

LOJA DE CLÁSSICOS

Especializada em CDs, DVDs e livros de música e arte, possui os últimos lançamentos do mercado fonográfico e CDs dos destaques da temporadas da Osesp, além de todos os títulos da Orquestra.

PROGRAMAÇÃO

A sala conta com diversos tipos de evento e programação. Além das clássicas apresentações musicais e da orquestra, também oferece outros eventos culturais. Para saber mais a respeito, clique aqui.

SERVIÇO

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda a sexta: das 10h às 18h, ou até o início do concerto.
Sábado: quando houver apresentação, das 10h às 16h30 ou até o início do concerto.
Domingo e feriado local ou nacional: quando houver apresentação, desde duas horas antes do concerto até o início da apresentação (em caso de mais de um concerto no mesmo domingo ou feriado, a bilheteria fecha após o início do concerto e reabre duas horas antes do início do próximo concerto).

ENDEREÇO

Praça Júlio Prestes, 16
Bilheteria Boulevard - andar térreo
Bilheteria Estacionamento - 1º subsolo

*Estudantes, aposentados, pessoas acima dos 60 anos e servidores da educação (servidores do quadro de apoio -funcionários da secretaria e operacionais- e especialistas da Educação –coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores- das redes estaduais e municipais do Estado de São Paulo) têm desconto de 50% nos ingressos para os concertos da Osesp na Sala São Paulo, mediante comprovação.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 26 Fev 2016.