Guia da Semana
Arte
Por Redação Guia da Semana

8ª Bienal do Mercosul - Ensaios de Geopoética

Evento começa no dia 10 de setembro e segue até novembro, em Porto Alegre.

Jean Schwarz/Agência RBS

Território, mapeamento, colonização e fronteira são alguns dos temas propostos pela 8ª edição da Bienal do Mercosul - Ensaios de Geopoética, que será lançada neste sábado, dia 10 de setembro, e segue em cartaz em Porto Alegre até o dia 15 de novembro. O evento reúne 105 artistas de 31 países que apresentam, a partir de seus trabalhos, redefinições críticas sob perspectivas artísticas para os aspectos abordados no evento.

Artista homenageado na edição 2011 da Bienal, o chileno Eugenio Dittborn, nascido em 1943, apresenta 15 obras de grande porte, enviadas pelo artista por correio desde Santiago do Chile e que estarão disponíveis para visitação no Santander Cultural. A mostra dedicada a Dittborn tem também desdobramentos previstos em três outras cidades do Estado: Bagé, Caxias do Sul e Pelotas.

Ao longo do evento, o Margs abriga a mostra Além Fronteiras, que reúne trabalhos produzidos por nove artistas que estão viajando pelo Rio Grande do Sul em busca de inspiração.

No Cais do Porto, serão instaladas duas outras exposições. Geopoéticas (armazéns A4, A5 e A6), composta por mais de 60 artistas que trabalham com o tema da transterritorialidade, e Cadernos de Viagem (armazém A7), que apresenta anotações realizadas por outros nove artistas que estão vivendo temporariamente em cidades do interior do Estado.

Durante a Bienal, outros nove pontos históricos da cidade - como o Viaduto Otávio Rocha, a escadaria da Rua João Manoel e a chaminé da Usina do Gasômetro - receberão o projeto Cidade Não Vista, conjunto de intervenções de artistas participantes da Bienal.

Um dos projetos-chave da 8ª Bienal do Mercosul é a Casa M. Localizada na Rua Fernando Machado, no Centro da cidade, o espaço serve como ponto de encontro para a comunidade artística e pessoas interessadas em arte e cultura, além de sediar performances, exibição de vídeos e exposições. Após o encerramento do evento, a Casa M. seguirá oferecendo à comunidade uma programação de residências curatoriais, pequenas mostras, bate-papos, oficinas e outras atividades.

Confira a programação completa no site da 8ª Bienal do Mercosul.


Atualizado em 1 Dez 2011.

Mais notícias

Google Arts & Culture disponibiliza tour virtual e coleções digitais do acervo do Museu Nacional

Arte

Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro disponibiliza online seu acervo de pintura com mais de 400 itens

Arte

B3 cede obras de grandes nomes do movimento modernista ao MASP

Arte

Inhotim lança duas novas exposições virtuais no Google Arts & Culture

Arte

Google Arts&Culture disponibiliza obras do artista plástico e militante político Antonio Benetazzo; saiba mais!

Arte

Agora você pode visitar a exposição dos 20 anos de Harry Potter em uma plataforma online do Google; saiba mais!

Arte