Guia da Semana
Arte
Por Nathália Tourais

8 passeios culturais para fazer na zona leste de SP

Espaços culturais, museus, SESCs e teatros fazem parte da programação.

SESC Belenzinho, um dos queridinhos da rede SESC (Divulgação)

Engana-se quem pensa que a Zona Leste de SP é apenas uma região distante das outras e não oferece nada de interessante. Abrigo de diversos restaurantes deliciosos, parques belíssimos e bares descolados, é também um centro de concentração de cultura, com opções de museus, casas e espaços culturais incríveis.

Confira abaixo 8 passeios culturais que você precisa fazer por lá:

Museu da Imigração

O local guarda toda a história de preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes, e o relacionamento construído, ao longo dos anos, com as diversas comunidades representativas da cidade e do Estado. É o grande ponto de encontro das comunidades da capital, um local cada vez mais frequentado por paulistanos e paulistas e um atrativo cultural e turístico imperdível para quem ama cultura e história.

Rua Visconde de Parnaíba, 1316 - (11) 2693-0917 Leia mais

SESC Itaquera

Inaugurado em outubro de 1992, o Sesc Itaquera é uma opção de lazer para os moradores da zona leste ou visitantes de outras regiões. A unidade preserva a área verde da Mata Atlântica e oferece um parque aquático de 5 mil m² de espelho d´água em diferentes níveis com correnteza, borbulha, cascata e chafariz, além de oito toboáguas. O Parque Lúdico do lugar tem três diferentes formas de lazer para crianças e adultos. O espaço Bicho da Mata é uma eco-aventura entre as trilhas da mata onde esculturas gigantes de animais, cavernas, montanhas, ponte pênsil e um mirante estão integrados a paisagem natural. O Espaço das Aventuras está na montanha-labirinto, com 20 metros de altura, onde mora um "ser misterioso", que esconde um tesouro.O desafio é chegar até lá. Pelo caminho, as crianças encontram tanques de areia, túneis, pontes, árvores, cavernas, pântano, flores gigantes, pinguelas e mata-burros. Inaugurado em setembro de 1994, o Espaço Musical tem brinquedos gigantes em forma de instrumentos musicais que representam as famílias de sopro, cordas e percussão que ao mesmo tempo, são escorregadores, trepa-trepa e labirintos.

Avenida Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 - (11) 2523-9200 Leia mais

SESC Belenzinho

Com uma área construída de 50 mil m², o local segue à risca a premissa adotada pelas demais unidades do Sesc, com a proposta de oferecer estrutura para a prática de atividades culturais, de lazer e convivência. O local dispõe de seis pavimentos, que abrigam teatro, Comedoria (café), espaços destinados à prática de atividades físicas e recreação, consultórios odontológicos, sala de internet e oficinas, biblioteca, piscinas, quadras externas, campo de futebol, pista de caminhada e espaço para exposições.

Rua Padre Adelino, 1000 - (11) 2076-9700 Leia mais

Casa do Tatuapé

Construção bandeirista do final do século 17 em taipa de pilão, com seis cômodos e dois sótãos, a Casa do Tatuapé já serviu de moradia e olaria. O imóvel foi construído em 1698 em terreno que pertenceu ao padre Matheus Nunes de Siqueira. Em 1945, após o falecimento de seu proprietário da época, Elias Quartim de Albuquerque, o imóvel foi adquirido pela Tecelagem Textilia. Posteriormente, a Prefeitura do Município de São Paulo comprou a casa, que, entre 1979 e 1980, ficou sob responsabilidade do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH). A partir de 1993, com a criação do Museu da Cidade, a Casa passou a ser um de seus polos de atuação. Em seu interior, é possível encontrar objetos de época e conhecer sua história.

Rua Guabiju, 49 - (11) 2296-4330 Leia mais

Casa de Cultura da Penha

O Centro Cultural da Penha é um equipamento público voltado à divulgação da cultura brasileira, propagação do conhecimento e valorização da história do bairro da Penha, onde está localizado. É composto pelo Espaço Cultural Mário Zan, da Biblioteca José Paulo Paes, do Teatro Martins Pena, de Telecentro, estúdio de gravação Itamar Assumpção e salas de estudos em todos os andares do prédio.

Largo do Rosário, 20 - (11) 2296-6172 Leia mais

Teatro Eva Wilma

Um dos poucos espaços voltado para a arte cênica da região leste, o Teatro Eva Wilma tem capacidade para 700 pessoas, além de estacionamento próprio e completa estrutura para abrigar grandes espetáculos. A ideia de erguer o teatro surgiu de uma tentativa frustrada de uma escola vizinha que tinha o desejo de ampliar as suas dependências. Com a inviabilidade do projeto, resolveram construir um teatro que fosse aberto ao público. Após o término da obra, convidaram a atriz Eva Wilma para conhecer o espaço e, como ela achou interessante a iniciativa, foi homenageada.

Rua Antônio de Lucena, 146 - (11) 2090-1650 Leia mais

Teatro Fernando Torres

Criado em homenagem ao ator, diretor e produtor Fernando Monteiro Torres, falecido em 2008, o Teatro Fernando Torres tem capacidade para 690 lugares e é boa opção de lazer e cultura do Tatuapé.

Rua Padre Estevão Pernet, 588 - 2227-1655 Leia mais

Casa de Cultura Raul Seixas

Os espaços da Casa onde costumam ocorrer diversas atividades culturais das mais variadas linguagens são extremamente aconchegantes e cercados de muito verde e tranquilidade. Com oficinas de teatro, yoga, pilates, canto, danças, desenho, instrumentos e muito mais, é um local amplo, com opções para todos os gostos.

Rua Murmúrios de Tarde, 211 - 205-6411 Leia mais


Por Nathália Tourais

Atualizado em 9 Set 2016.

Mais notícias

Curitiba recebe visita de museu egípcio itinerante; saiba mais!

Arte

Google Arts & Culture disponibiliza tour virtual e coleções digitais do acervo do Museu Nacional

Arte

Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro disponibiliza online seu acervo de pintura com mais de 400 itens

Arte

B3 cede obras de grandes nomes do movimento modernista ao MASP

Arte

Inhotim lança duas novas exposições virtuais no Google Arts & Culture

Arte

Google Arts&Culture disponibiliza obras do artista plástico e militante político Antonio Benetazzo; saiba mais!

Arte