Guia da Semana

Foto: divulgação


Corrupção, crime e dinamismo trazem as marcas da realidade policial para a minissérie 9mm São Paulo que estréia no dia 10 de junho, terça, às 22h no canal Fox. Filmados em high definition, os quatro episódios que integram a primeira temporada da trama são baseados em casos reais do cotidiano de uma delegacia de homicídio da cidade de São Paulo.

Criado por Carlos Amorim, autor dos livros Comando Vermelho e CV PCC - A irmandade do crime, Newton Cannito e Roberto d´Avila e dirigida por Michael Ruman, o projeto vem sendo desenvolvido há dois anos. Para Roberto d´Avila, que também é o produtor executivo, a proposta é uma grande revolução, "A estética, o formato, a narrativa e até mesmo o aprofundamento nos conflitos dos personagens caracterizam uma inovação no meio cinematográfico que é bastante corajosa por parte da Fox."

A filmagem acontece em cenários reais; nas ruas, favelas, hospitais, becos e outras regiões da cidade. A escolha por não gravar em estúdios está diretamente ligada ao objetivo principal da série que é gerar verossimilhança com a vida real. Além disso, a câmera está sempre presente, captando ângulos que tornam a circunstância mais natural possível. "Primeiro os atores se colocam em cena e começam a desenvolvê-la e a partir disso é que entra a câmera para gravar", explica Michael Ruman.

A história conta com 100 atores, mas tem foco nos conflitos de cinco principais personagens- um delegado e quatro investigadores- vividos pelo elenco Norival Rizzo, Luciano Quirino, Clarissa Kiste, Marcos Cesana e Nicolas Trevijano.

O trabalho de interpretação realizado pela equipe também fugiu do convencional e possibilitou que juntos elaborassem e mergulhassem nas relações com seus papéis com disponibilidade de tempo o que é raro na tv e no cinema. Para a escolha dos artistas, Roberto d´Avila conta que foram testadas mais de 800 pessoas e que queriam encontrar os melhores possíveis, "Não tivemos como princípio escolher um nome famoso, mas sim atores experientes."

A série americana The Shield foi uma referência para os criadores de 9mm São Paulo. A busca pelo realismo e a exacerbação da atenção são fatores comuns entre elas. A investigação criminal de uma delegacia de bairro, os problemas pessoais de quem vive isso e a impotência que eles sofrem mostram o conflito permanente da polícia. O objetivo não é mostrar nem heróis, nem bandidos. "É uma série sobre o universo do trabalho, ausência de recursos e impossibilidade de fazê-lo em um órgão público", esclarece Newton Cannito.

Mais nove episódios serão produzidos durante esse ano e a previsão é que sejam transmitidos aqui no início de 2009. A série estréia no Brasil, mas logo será exibida em todos os países da América Latina. A Fox já estuda a possibilidade de veiculá-la no resto do mundo.

Conheça um pouco mais sobre os cinco principais personagens da série:
Horácio interpretado por Norival Rizzo
Investigador há 30 anos, Horácio entrou para a força policial em pleno regime militar e preserva hábitos autoritários. Ao contrário do típico carioca, ele é silencioso, tem um humor ácido e por vezes age de forma bastante violenta.

Eduardo interpretado por Luciano Quirino
Eduardo, um delegado de grande prestígio, é considerado um jovem talento da nova polícia. Ele é um dos poucos delegados que possuem nível universitário e um mestrado em direitos humanos. Porém, apesar dos seus méritos pessoais e do cargo, muitas das conquistas de sua carreira estão relacionadas aos contatos de seu sogro, um renomado deputado.

Luisa interpretada por Clarissa Kiste
Luisa é uma investigadora de 34 anos. Ela foi mãe solteira aos 15 anos, algo que lhe trouxe um enorme senso de responsabilidade, mas também exigiu sacrifícios. Luisa é moralista, obsessiva, perfeccionista e se dedica ao trabalho como poucos. Porém, o fato de lidar diariamente com as injustiças do mundo a tornou uma mulher dura e exigente.

Tavares interpretado por Marcos Cesana
Tavares tem 38 anos e acaba de entrar para a polícia. Embora seja um homem da lei, ele conhece os praticantes de jogos ilegais, traficantes de drogas, ladrões de carros e tem um bom relacionamento com vários criminosos de seu bairro. Estes contatos são indispensáveis para Tavares, que não hesita em usá-los como informantes ou pontes de acesso para os criminosos, uma tática que em muitas ocasiões irá ajudá-lo a encontrar e pista certa para resolver alguns casos.

3P interpretado por Nicolas Trevijano
3P tem 30 anos e um bom caráter. Ele luta jiu-jitsu, é fanático por esportes extremos e entrou para a polícia atraído pela adrenalina da profissão. Por vezes impulsivo e descontrolado, 3P tem dificuldades para lidar com a violência que constantemente coloca sua vida em perigo.



? Assista aqui um trecho de 9mm São Paulo

Atualizado em 6 Set 2011.