Guia da Semana


Foto: AFP

Mario Vargas Llosa é jornalista, ensaísta e político liberal

Depois de Gabriel García Márquez, Pablo Neruda, Miguel Astúrias, Gabriela Mistral e Octavio Paz, foi o peruano Mario Vargas Llosa o representante da América Latina na mais conhecida premiação internacional literária. O autor é apenas o sexto do continente e o 11º de língua espanhola a receber o Nobel da categoria, criada há mais de um século.

As palmas e o reconhecimento foram para seis décadas dedicadas a romances que transitam entre autobiografias e ficções que abordam questões políticas, principalmente latino-americanas. Para quem deseja conhecer melhor a bibliografia do autor, o Guia da Semana consultou profissionais da área e selecionou cinco livros que não podem deixar de serem lidos.

O time contou com a participação de especialistas da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo): Eliane Gonçalves, professora de Literatura Espanhola e coordenadora do curso de Letras; Vera Bastazin, que ministra a disciplina de Crítica Literária na pós-graduação e Claudia Bruno Galvan, docente de Língua Espanhola. Confira!

A cidade e os cachorros

Escrito em 1962, o romance de fundo autobiográfico revelou ao mundo o talento do autor. Traduzido para mais de 30 idiomas é hoje em dia considerado um clássico da literatura latino-americana. A história do livro se passa no Colégio Militar Leôncio Prado - onde o autor estudou durante a infância -, regido por um violento código de conduta. O ambiente cruel e hostil a que os jovens internos são submetidos é descrito numa narrativa que liga o passado ao presente e apresenta o drama dos personagens em diferentes pontos de vista. Dessa forma, é feita uma crítica sutil às instituições que formam alunos sem convicções, preocupados apenas em sobreviver no meio autoritário.

Ficha Técnica
A cidade e os cachorros
Editora: Alfaguara
Ano de publicação: 2007
Número de páginas: 476

A casa verde

Se com A cidade e os cachorros Vargas Llosa ficou conhecido, foi com A casa verde que ele se consolidou como um dos principais escritores da década de 60, recebendo premiações na Espanha e Venezuela. No enredo, o forasteiro Don Alsemo constrói um misterioso sobrado verde num vilarejo próximo à cidade de Piúra, no Peru. Aos poucos, os habitantes do povoado descobrem que a construção nada mais é que um prostíbulo que mudará a rotina da pacata cidade. A voz do narrador se mistura às falas dos personagens, num texto que recebe fortes influências das obras de Gustave Flaubert.

Ficha Técnica
A casa verde
Editora: Alfaguara
Ano de publicação: 2009
Número de páginas: 408

Tia Julia e o Escrevinhador

Misturando memórias autobiográficas, ficção e uma pitada de humor, Vargas Llosa se inspira no próprio casamento com a boliviana Julia Urquidi, 15 anos mais velha, para escrever esse livro publicado em 1977. O título narra a paixão proibida, na conservadora cidade de Lima dos anos 50, entre Varguitas, um jovem peruano com ambições literárias, e a tia, com quase o dobro da sua idade. Paralelamente, o protagonista conhece Pedro Camacho, um singular autor de radionovela, e vê sua relação amorosa ser afetada pela descoberta da família.

Ficha Técnica
Tia Julia e o Escrivinhador
Editora: Objetiva
Ano de publicação: 2010
Número de páginas: 464


Travessuras da menina má

Relata os encontros e desencontros de um amor que se estende ao longo de quatro décadas, ao mesmo tempo em que traça um panorama das transformações sociais e políticas na Europa e América Latina durante esse período. A trama de Ricardo e Lily é fictícia, mas o cenário remete às cidades em que o autor morou em um certo período de tempo: o Peru da sua infância; a Paris revolucionária dos anos 1960; a Londres dos anos 1970 influenciada pelo movimento hippie; e a Espanha dos anos 1980, onde o escritor se radicou.

Ficha Técnica
Travessuras da menina má
Editora: Objetiva
Ano de publicação: 2010
Número de páginas: 400

Pantaleão e as visitadoras

Publicado em 1973 e adaptado para o cinema, o bem-humorado livro conta as aventuras de Pantaleão Pantoja, um capitão recentemente promovido do Exército que tem a inusitada missão de criar um serviço de prostitutas - isoladas na selva amazônica - para as Forças Armadas do Peru. O que era para ser uma sigilosa tarefa se transforma no maior empreendimento de prostitutas do país, e o protagonista se encontra em uma tremenda confusão ao se envolver com uma das visitadoras.


Ficha Técnica
Pantaleão e as visitadoras
Editora: Objetiva
Ano de publicação: 2011
Número de páginas: 365

Atualizado em 6 Set 2011.