Guia da Semana

Foto: Getty Images

Entre as inúmeras peças em cartaz no Brasil, encontramos cada vez mais espetáculos de Stand Up Comedy, um tipo diferente de comédia, no qual o humorista se apresenta no palco sem cenário, com uma única missão: fazer o público rir. Além de mudar a forma de como se fazer e assistir o teatro, nos últimos meses o gênero vem se mostrando como uma forma interessante e diferente de popularizar o teatro de comédia.

Ao contrário das peças tradicionais, você não precisa ir até um teatro para assistir um número de Stand Up. Basta olhar a programação de alguns bares. Sim, eu escrevi bares. Muitas casas de algumas capitais (principalmente São Paulo e Rio de Janeiro) adaptaram seus espaços, construindo um pequeno palco, colocando apenas um banco e um microfone. Assim, entre umas e outras, o artista alegra a noite com suas piadas e histórias. Sem contar a enxurrada de vídeos no YouTube, que proporcionam boas risadas sem precisar sair de casa.

Acredito que, além do público, essa popularização foi uma grande conquista para novos atores e atrizes cômicos, que agora podem mostrar seu trabalho de forma democrática, seja em um teatro, na web ou até mesmo em uma casa noturna cidade. Entrar na programação cênica da cidade ficou mais simples. E vem fazendo isso muito bem. Pude conferir alguns Stand Ups de perto e gosto. Entre monólogos e apresentações de duplas e grupos, existem opções para todos os gostos. Elas abordam desde aquele tipo de humor simples, com piadas da época de nossos avós, até o humor inteligente, que satiriza acontecimentos atuais (principalmente quando o tópico é política).

Os valores dos ingressos costumam variar de acordo com a casa. Não são tão caros como nos espetáculos de teatro tradicionais (que parecem aumentar cada vez mais), com artistas de destaque na mídia. Claro que quando eles acontecem em algum bar, sempre tem aquele petisco e a cervejinha para pesar um pouco mais no bolso. Mas a garantia de boas risadas, com o perdão do clichê, não tem preço, não é mesmo?

Devido ao sucesso que esse tipo de apresentação está fazendo, acredito que a tendência do Stand Up é crescer mais e mais, com mais casas levando esses artistas para fazerem parte de sua programação e realizarem temporadas. Tomara! Para quem (assim como eu) curte teatro, é diversão garantida. Veja aqui no Guia onde está rolando esse tipo de apresentação. Vale a pena conhecer. Você vai querer voltar com certeza.

Quem é a colunista: Maraísa Bueno.

O que faz: jornalista e repórter da equipe do Guia da Semana.

Pecado Gastronômico: uma boa massa e, é claro, chocolate!

Melhor Lugar do Brasil: minha casa, na pequena cidade de Serrania, sul de Minas Gerais (também não dispenso uma boa praia!).

Para Falar com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.