Guia da Semana

Foto: Divulgação / Oi Futuro


No baile dos mascarados, é permitido ser qualquer um. É o momento de deixar de lado as "máscaras" da rotina, que estiveram presentes durante todo o ano, e simplesmente ser feliz. Não importa sexo, raça, cor ou idade: o Carnaval agrega, em um mesmo espaço físico e com um mesmo ideal, pessoas que passam longe umas das outras durante o resto do ano. E nesta festa, ansiosamente esperada por tantos foliões, encontramos as situações e personagens mais inusitados, que não escaparam da lente do arquiteto, designer e fotógrafo Nilton de Moraes Filho.

A exposição Do jeito que o rei mandou, em cartaz no Oi Futuro Flamengo, no Rio de Janeiro até 3 de julho, reúne 55 imagens registradas por Nilton nos dez anos em que ele percorreu as ruas durante o Carnaval. São fotos recheadas de cores e histórias: tem palhaços, homens vestidos de mulher e até mesmo aqueles que estão lá para trabalhar, levando a música para os foliões.

O objetivo, portanto, é, por meio das fotos, mostrar o espírito da festa, vista pelo olhar de quem mais entende a essência daquele momento: os foliões. Já o título da mostra veio da composição de João Nogueira e Zé Catimba que, com a música, também deixaram registrada a alegria do povo brasileiro, tão visível no Carnaval. Afinal, "o samba mata a tristeza da gente / Quero ver o meu povo contente / Do jeito que o rei mandou".

Um dos pontos mais interessantes da mostra é a forma como estas fotos estão expostas: de maneira multimídia, projetadas na parede do Oi Futuro. É a união de uma festa tão tradicional como o Carnaval, com o ambiente tecnológico, marca registrada do Oi Futuro. Ponto para a cultura, que vem acompanhando as mudanças da sociedade.

Mudou a sociedade e mudou também o Carnaval. Se, antes, era uma festa do povo e para o povo, hoje ganhou ares turísticos e mercadológicos, sendo considerada, inclusive, a festa mais famosa do país. Mas um elemento não foi perdido, que Nilton registrou muito bem em suas fotos: a magia e a alegria de viver.

Leia a coluna anterior de Carol Vidal:

As faces de um guerreiro

Quem é a colunista: Uma apaixonada pela cultura brasileira.

O que faz: Jornalista e blogueira.

Pecado gastronômico: Chocolate.

Melhor lugar do mundo: Bahia.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Músicas que alimentam a alma e tocam o coração.

Para falar com ela: [email protected], ou siga seu blog, e Facebook.




Atualizado em 6 Set 2011.