Guia da Semana

Atualmente - mais precisamente depois de duas grandes exposições que a cidade de São Paulo recebeu esse ano - ao falarmos em realismo, logo pensamos em Ron Mueck e Patrícia Piccinini (atualmente com mostra no CCBB).

Sem dúvidas, ambos impressionaram com suas esculturas hiper-realistas, com fios de cabelos humanos e detalhes perfeitos, que seriam facilmente confundidos com a realidade, se não fossem em tamanhos e formas diferenciadas.

Entretanto, o universo da arte realista não se resume a esses grandes nomes e, por isso, o Guia da Semana lista mais 5 artistas que você precisa conhecer. Confira:

MICHAEL SYDNEY MOORE

Michael Sydney Moore é uma grande promessa para o mundo da arte realista. Com apenas 24 anos, é especializado em pintura a óleo e adepto do hiper-realismo. Inglês, reside em Londres e cada uma de suas obras é única. Não por acaso, pinta de 8 a 10 telas por ano, o que se justifica ao valor que dá a cada uma delas e seus respectivos detalhes e profundidade - tanto do que está posto, quanto da interação que ele mesmo tem com a própria arte.

BRUNO WALPOTH

O escultor italiano tem 57 anos e faz esculturas com pedaços de madeira. Por mais que pareça inacreditável, são elas que dão vida aos humanos esculpidos em tamanho real e com olhares tão profundos quanto os de uma pessoa.

HUBERT DE LARTIGUE

As pinturas de Hubert são facilmente confundidas com fotografias, tamanha a quantidade de detalhes e precisão nas cores e traços. Por isso, muitas vezes o artista divulga vídeos de seu processo criativo, para provar como suas obras são feitas.


KENG LYE

O artista japonês, conhecido por seu fotorrealismo em 3D, utiliza resina transparente e tinta acrílica e, assim, pinta e constrói camada por camada até nascer sua obra. Suas criações remetem ao fundo do mar e, na maior parte delas, animais.

ALYSSA MONKS

Alyssa é uma artista americana conhecida pela atmosfera úmida, sexy e orgânica em que cria suas obras que, muitas vezes são obscura, mas sempre repletas de autenticidade e sensibilidade


Por Nathália Tourais

Atualizado em 10 Nov 2015.