Guia da Semana



Depois dos sucessos de Mandrake, de José Henrique Fonseca e Filhos do Carnaval, de Cão Hamburger a HBO Latin América lança a série Alice. São 13 episódios que narram a trajetória de Alice, uma garota de 26 anos que vem de Palmas, Tocantins, para São Paulo em função da morte inesperada de seu pai. Uma viagem que deveria ser curta, apenas o tempo necessário para resolver problemas burocráticos de uma herança, acaba se prolongando e se configurando como um novo marco na vida da personagem. Alice encontra em São Paulo uma realidade simetricamente oposta ao ritmo de vida de Palmas.

Em Palmas, Alice tem uma vida previsível. Perdeu a mãe, vive com a avó e o irmão mais novo. Está prestes a ir morar com o namorado num pequeno apartamento no centro da cidade. A perda do pai irá jogá-la numa vida mais caótica. Alice, que tinha uma vida planejada, de repente se torna vítima do acaso. Chegando em São Paulo, ela se desestabiliza ao ser exposta a vários possíveis caminhos e descobre que o mundo vai além dos descampados de Palmas. É seduzida e tragada por São Paulo. Ao perder-se nesta cidade, Alice se descobre muito mais perdida do que imaginava. Acaba se estabelecendo na cidade, onde quer se encontrar, desviando para sempre o curso de sua vida.

Ao mesmo tempo em que vai descobrindo os contornos de São Paulo, que a acolhe e a repele, ela vive um íntimo processo de descoberta de sua identidade, reencontrando-se com histórias de um pai que ela pouco conheceu e aproximando-se de uma meia-irmã que ela deseja conhecer. Ao final desta jornada, Alice supera os obstáculos que a cidade lhe impõe e torna-se uma mulher mais segura e madura, afirmando-se com a conquista de sua independência, financeira e emocional.

Além de Andréia Horta, protagonista da série, a cidade de São Paulo é grande estrela. Uma cidade frenética e intensa, um mosaico de novas possibilidades, novos caminhos e novas experiências. Uma cidade cosmopolita, contemporânea, intensa, que ao mesmo tempo é cenário e personagem da história. Alice é mais uma entre tantas outras anônimas que está em busca de respostas, amores e desafios em uma grande cidades.

Atualizado em 6 Set 2011.