Guia da Semana

Depois das férias, a programação cultural de Porto Alegre volta com dezenas de atrações imperdíveis. Inclusive para quem quer aprender. São várias opções de cursos nas áreas de artes, literatura, teatro e outras. O Guia da Semana fez uma pequena seleção para você escolher. Confira:


OFICINAS LITERÁRIAS


Studio Clio e Luís Augusto Fischer

Desde 17 de março, o StudioClio promove mais uma edição da série de oficinas de imitação de estilo. O ministrante é o professor e escritor Luís Augusto Fischer. No primeiro semestre de 2011, a proposta é a reconstrução de formas narrativas antigas tendo como base três obras: A Bíblia de Jerusalém, Odisséia, de Homero e As mil e uma noites.

Os encontros acontecem nas quintas-feiras de março, abril, maio e junho, das 10h às 12h, no StudioClio (Rua José do Patrocínio, 698). Mais informações pelo telefone 3254-7200.


Cíntia Moscovich

Estão abertas as inscrições para novas turmas de oficinas ministradas pela escritora e jornalista Cíntia Moscovich. No trimestre que se inicia no dia 4 de abril, serão oferecidos os módulos 1 e 2 da Oficina do Subtexto: As Virtudes da Casa. A oficina dedica-se à criação de textos ficcionais, com ênfase no conto. Inscrições podem ser feitas pelo email [email protected] ou pelo telefone (51) 3346-6340. Mais informações: www.cintiamoscovich.com


Iniciação à Criação Literária

Tem início no dia 26 de março a Oficina de Iniciação à Criação Literária com o escritor, tradutor, revisor e professor Robertson Frizero. Os encontros ocorrerão aos sábados, na Sapere Aude! Livros (Rua Lopo Gonçalves, 33). Informações: [email protected]


OFICINAS DE TEATRO


A Caixa do Elefante Teatro de Bonecos

Dentro das comemorações dos 20 anos da companhia A Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, será realizado o workshop O Ator e o Objeto, no dia 31 de março, quinta-feira, das 18h30min às 21h30min, no Teatro do Museu do Trabalho, em Porto Alegre. O workshop é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo site www.caixadoelefante.com.br.


Depósito de Teatro

Estão abertas as inscrições para diversos cursos de formação teatral no Depósito de Teatro, em Porto Alegre. Entre os cursos estão Oficina de Teatro para Pré-Adolescentes (9 a 13 anos), Oficina de Formação de Atores (iniciante), Formação de Atores (avançado) e Oficina Livre de Teatro.

Informações pelo site http://www.depositodeteatro.com.br, pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (51) 3026-4468 e 9622-8561.


Foto: Divulgação



AULA DE GASTRONOMIA

A Confraria União Cooks e o chef Marcelo Jacobi trazem a Porto Alegre um dos maiores chefs da alta gastronomia, em palestra no Grêmio Náutico União. Alex Atala (foto) ministrará uma Aula Show no dia 30 de março, para cozinheiros, gourmets e interessados na arte de cozinhar. Informações: (51) 3025-3860.


GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL

Partindo de um panorama do mercado cultural atual, a professora Dedé Ribeiro divide sua experiência com os alunos e aborda as principais técnicas de gestão de espaços e projetos culturais. O curso, que começa no dia 25 de abril e será ministrado no StudioClio (Rua José do Patrocínio, 698), ensina como produzir eventos culturais, da concepção estratégica até a finalização, passando por formatação de projetos, leis de incentivo à cultura, orçamentos, mídia e divulgação. Participação de Bebê Baumgarten e Luiza Pires.

As inscrições podem ser feitas através da página www.studioclio.com.br. Mais informações pelo telefone (51) 3254-7200.


ECONOMIA DA CULTURA

A Casa Ethos promove, em parceria com o Sebrae, o curso Economia da Cultura e Empreendedorismo, que será realizado no dia 25 de março no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS). O curso gratuito tem carga horária total de oito horas e vai abordar temas como os Direitos Culturais na Economia da Cultura, Economia da Criatividade e casos locais de empreendedorismo cultural. Inscrições gratuitas através do email [email protected].

Outras informações: http://culturaempreendedorismo.wordpress.com/


OFICINA DE MÚSICA


Sambalelê - Oficina com o músico Zé Evandro


Zé Evandro é um artista multimídia; músico, compositor, ator e produtor. Com 29 anos de carreira, já realizou mais de 2 mil apresentações, algumas ao lado de nomes consagrados como Gilberto Gil e Hermeto Pascoal. Sambalelê é uma oficina com base na história, nos ritmos, usos e costumes da percussão brasileira, dando ênfase ao pandeiro brasileiro em suas diversas nuances. Uma oficina divertida e contagiante aberta a pessoas de todas as idades. A partir de 24 de março, na sala 505 da Usina do Gasômetro. Inscrições pelo fone: (51) 8422-0357.


Foto: Vilmar Carvalho



OFICINA DE CIRCO


Circo Girassol

E
stão abertas as inscrições para as oficinas de Tecido Aéreo, Trapézio e Duos Acrobáticos no Circo Girassol. As aulas são ministradas pela professora Débora Rodrigues (foto), especialista nestes aparelhos. Os encontros ocorrem sempre às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h. As matrículas podem ser feitas no local (Rua Sinval Saldanha, 286, Bairro Bom Jesus). Informações pelo fone (51) 3387-8595, no turno da tarde ou pelo e-mail [email protected]. O público alvo são jovens (homens e mulheres), com idade entre 18 e 25 anos, com alguma experiência nas áreas de dança, ginástica, teatro e circo.

Atualizado em 6 Set 2011.