Guia da Semana

Reprodução
Fernando de Noronha, um dos melhores lugares do mundo para a prática do mergulho

Corais, barcos naufragados, fauna e tesouros naturais. São apenas algumas das razões pelas quais o Brasil é procurado por mergulhadores de todo o mundo. Com dimensões continentais e banhada pelo Atlântico, a costa nacional possui uma extensão de mais de oito mil quilômetros. Além disso, também estão presentes rios, lagoas e cachoeiras. Todos eles de tirar o fôlego.

Para facilitar a sua escolha, selecionamos os cinco pontos de mergulho mais procurados de todo o território nacional, entre praias, lagos e até cavernas, em diversas regiões de país, para todos os gostos. Faça a sua escolha e caia de cabeça.

Fernando de Noronha (PE)

O arquipélago de Fernando de Noronha é considerado um dos melhores pontos de mergulho do mundo, onde é possível visitar naufrágios, corais e uma fauna marítima riquíssima, que reúne tubarões, tartarugas e uma grande diversidade de peixes. As águas podem chegar a uma visibilidade de até 50 metros e a temperatura média fica em torno dos 28ºC.

Para amadores e iniciantes, a Baía do Sudeste é a mais protegida do arquipélago e apresenta diversos ambientes subaquáticos, a uma profundidade de cinco metros. Ideal para o mergulho livre (snorkel), é repleta de corais de fogo e peixes coloridos.

Bonito (MS)

Reprodução
Uma das lagoas em Bonito

Desde o início da década de 90, Bonito despontou como um dos principais destinos do ecoturismo mundial. Localizada na região da Serra da Bodoquena, a menos de três horas de Campo Grande, possui uma grande concentração de calcário no solo, motivo da transparência da água dos rios, que pode chegar até 30 metros.

O local oferece pontos de mergulho em cavernas e rios de águas cristalinas e mornas, com temperatura média de 24º C, repletos de inúmeras espécies de peixes e vegetação aquática.

A gruta do Mimoso, um dos principais pontos turísticos de Bonito, está localizada a 35 quilômetros do centro da cidade. É considerada uma das cavernas mais bonitas do mundo para o mergulho. Ao turista com certificado, é permitido entrar em linha horizontal a quase 70 metros no seu interior e atingir uma profundidade máxima de 20 metros. Além de várias formações no teto e nas paredes, o mergulhador poderá ver o Salão dos Cones, uma câmara imensa com formações calcáreas, de quase oito metros de altura.

Abrolhos (BA)

Reprodução
Vista panorâmica do arquipélago de Abrolhos

O arquipélago de Abrolhos é formado por um conjunto maciço de corais de origem vulcânica, distribuídos por 490Km². Eles fazem parte da Dorsal Mediana do Atlântico, uma cadeia de montanhas submersas que dividem ao meio o Oceano Atlântico, em uma extensão de mais de 15 mil metros e uma base de 4 mil metros de profundidade.

O lugar oferece uma grande variedade de peixes, chapeirões, e outros seres marinhos, encontrados em naufrágios como Rosalinda,o Guadiana e o Santa Catharina, além dos corais cérebros Mussimilia brasiliensis, totalizando 95 tipos de peixes, em um clima sempre quente, que oscila dos 20 aos 28ºC.

Abrolhos ainda reserva o espetáculo das baleias Jubarte, que chegam da Antártida a procura de águas mais quentes para o acasalamento e amamentação de seus filhotes, nos meses de julho à novembro. Os mergulhos são realizados a uma profundidade entre três e 40 metros, com visibilidade que varia entre os 10 e 30 metros.

Ilha Grande (RJ)

Reprodução
A diversidade marítima em Ilha Grande é garantida pela quantidade de naufrágios

A ilha que abriga o presídio, desativado desde 1994, já foi esconderijo de piratas europeus no século XVIII. Hoje é refúgio de ecoturistas brasileiros e estrangeiros, em busca das águas tranqüilas, das praias desertas e de seu mar cristalino, ideal para sessões de mergulho. O local abriga uma das maiores concentrações de naufrágios do mundo - são dezesseis navios afundados, atualmente pesquisados pela SAMPESUB (Sociedade Angrense de Pesquisas subaquáticas).

A visibilidade varia de cinco a 25 metros, com temperatura média da água de 20ºC. Os três pontos mais visitados são Aquidabã, Pinguino e Califórnia. Para o mergulho noturno, os melhores lugares são a Gruta do Acaiá e as ilhas dos Meros, das Palmas, Guriri, do Pau a Pino e Jorge Grego, além das lajes Matariz e Branca.

Ilha do Arvoredo (SC) (BA)

Reprodução
A Ilha do Arvoredo é conhecida pela quantidade de fauna exótica em suas águas

Situada a 11 quilômetros ao Norte de Florianópolis, é uma das três reservas biológicas marinhas brasileira. Suas águas marcam o encontro de águas provenientes das correntes Tropical e Subtropical, reunindo peixes típicos tanto das águas quentes, como das frias. O acesso à ilha é controlado pelo IBAMA, que fiscaliza a atividade pesqueira, o que conserva suas águas translúcidas - perfeitas para ver e fotografar as diversas espécies de peixes no mar.

Debaixo da superfície marítima, além de cavernas subterrâneas é possível encontrar animais raros (ou até em risco de extinção), como arraias-prego, focas-leopardo, arraias-manteiga, tartarugas marinhas e golfinhos. A profundidade da água varia de cinco a 20 metros, com uma visibilidade que pode chegar a 18 metros.

Atualizado em 6 Set 2011.