Guia da Semana
Arte
Por Redação Guia da Semana

B3 cede obras de grandes nomes do movimento modernista ao MASP

Comodato é um presente cultural da empresa de infraestrutura de mercado financeiro para o Brasil.

Foto: Reprodução/Youtube (frame do vídeo "Acervo B3 no MASP – Sua vez de ver – exposição")

A B3, Brasil, Bolsa, Balcão, empresa de infraestrutura de mercado financeiro, cedeu parte de seu acervo de arte em comodato (por 30 anos) ao acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Dentre as peças, estão nomes de grandes artistas como Anita Malfatti (1889-1964) e Di Cavalcanti (1897-1976), ícones do Movimento Modernista Brasileiro de 1922.

“O comodato com o MASP é um momento histórico para a B3, o MASP e a sociedade. Estamos presenteando os brasileiros e homenageando nossos antigos conselheiros com um acervo importantíssimo para o Brasil. A campanha é do tamanho dessa parceria e desse momento. Buscamos a melhor estratégia para atrair a atenção que essa parceria merece, e acho que conseguimos”, afirma Ana Buchaim, diretora de pessoas e marca da B3.

As obras cedidas farão parte da exposição inédita "Acervo em Transformação - Comodato MASP B3", que fica em cartaz no mezanino do MASP de 14 de junho a 29 de julho. Depois, as peças serão alocadas em outras exposições em sistema de rodízio.


Foto: Reprodução/Youtube (frame do vídeo "Acervo B3 no MASP – Sua vez de ver – exposição")


Segundo a agência de publicidade da B3, o grande desafio foi criar um elo entre mercado financeiro e cultura, dois temas aparentemente distintos. “O insight veio quando pensamos que essas são as obras de arte que mais entendem do mercado financeiro, porque presenciaram tudo o que aconteceu durante tantos anos penduradas nas paredes dos escritórios das Bolsas de São Paulo e do Rio”, explica Celio Salles, diretor de criação da Z+.

Para divulgar a mostra ao público, a Z+ criou algumas ações. No dia do lançamento, a fachada do MASP receberá uma projeção mapeada (de 13 a 17 de junho), se tornando uma verdadeira exposição a céu aberto. Além disso, algumas obras serão expostas nos mobiliários urbanos, como pontos de ônibus e painéis internos em algumas linhas de trem, com um código que, ao ser escaneado, abre o app do Spotify e permite que as pessoas escutem um audioguia sobre aquela obra e seu artista.

Outra ação interessante para a divulgação da exposição "Acervo em Transformação - Comodato MASP B3" é o filme com passagens de diferentes décadas feito através de um timelapse.

A exposição Acervo em Transformação - Comodato MASP B3 fica em cartaz no Museu de Arte de São Paulo (Avenida Paulista, 1.578) de 14 de junho a 29 de julho. Os ingressos custam R$35 (inteira) e podem ser adquiridos na bilheteria do museu – vale lembrar que o MASP tem entrada gratuita às terças-feiras, durante o dia todo.


Atualizado em 13 Jun 2018.

Mais notícias

Conheça a 'Transe', plataforma digital que promove e conecta agentes das artes visuais no Brasil

Arte

Cirque du Soleil lança site especial durante a quarentena; saiba tudo!

Arte

15 museus brasileiros para visitar online

Arte

8 lives de galerias e museus para você curtir arte em casa

Arte

Curitiba recebe visita de museu egípcio itinerante; saiba mais!

Arte

Google Arts & Culture disponibiliza tour virtual e coleções digitais do acervo do Museu Nacional

Arte