Guia da Semana
Arte
Por Redação Guia da Semana

Bodas de Prata

O grupo Exaltasamba completa 25 anos de carreira, com a gravação de um DVD em São Paulo.

"No Pagode é!". Quem conhece o grupo Exaltasamba, já ouviu esse pequeno verso e saiu sambando ao longo da música. A banda possui fãs em todo o país e lota todos os espaços por onde se apresenta. Não por menos. O grupo completa 25 anos de carreira em 2010 e comemorou com a gravação do DVD Exalta 25 anos, no Estádio do Palmeiras, em São Paulo, no último 5 de junho. Nem o frio que fez na capital no dia da gravação desanimou as 35 mil pessoas que foram prestigiar a banda, que apresentou músicas inéditas, sucessos e também canções de outros artistas.

Em São Paulo mesmo!

Considerado um dos principais grupos de pagode dos anos 90, o Exalta formou-se em São Bernardo do Campo, São Paulo. Hoje, o grupo possui mais de dez discos no currículo e esse é o quarto DVD gravado, sendo referência para novos grupos que surgiram nos últimos anos. A formação atual conta com Péricles (banjo e vocal), Pinha (repique de mão), Thiaguinho (vocal e banjo), Brilhantina (cavaco) e Thell (tantã).

O cantor Chrigor fez parte do grupo até 2006, quando Thiaguinho assumiu os vocais, no lançamento do disco Alegrando a Massa. "Eu participei do FAMA (reality  exibido na Rede Globo) e tive a oportunidade de conhecer o Exalta em um show que fui em São Paulo, logo depois da minha saída do programa. Em dezembro daquele ano, o Chrigor saiu e eles precisavam de alguém para cantar. Foi aí que me convidaram para fazer uma participação especial e, desde então, eu não saí mais", conta Thiaguinho.

Na época, o cantor tinha apenas 19 anos e disse que foi muito bem recebido pelos integrantes. "Eles me ajudaram muito musicalmente para aprender a fazer tudo e também tiveram muita paciência comigo, porque estava praticamente iniciando em minha carreira, enquanto eles tinham mais de 20 anos de estrada. O Pinha, por exemplo, é o integrante mais antigo do grupo. Está desde sua formação", ressalta.

Foto: Fabio Nunes/Sérgio Jeronymo
O vocalista Thiaguinho durante as gravações do DVD - Exalta 25 anos

"Temos muita história para contar, mas acho que a minha entrada foi um momento muito importante para o grupo, porque foi um divisor de águas e também uma renovação para a banda. Quando entrei, começou um novo capítulo para o Exalta".

Mesmo enraizados no samba, o grupo gosta de inovar e arriscar novos ritmos e instrumentos. "Sempre estamos evoluindo musicalmente e não temos medo de ousar. Somente não deixamos de lado a nossa raíz, ela sempre estará ali, fazendo parte de todos os trabalhos que realizamos", diz.

Momento único

A gravação do DVD contou com participações para lá de especiais. Regina Casé deu o ar da graça fazendo a apresentação do grupo, que subiu ao imenso palco junto com a Orquestra Bachiana, sob a regência do Maestro José Carlos Martins, que tocou algumas canções de sucesso da banda. A emoção de Thiaguinho ao ver aquele mar de gente foi imensa, a ponto de chorar de felicidade. "Gravar um DVD em um estádio de futebol é algo muito diferente de tudo o que já fizemos antes e é uma responsabilidade muito grande. Estamos muito felizes com isso e corremos bastante para que tudo saísse perfeito".

Além de gravarem sucessos da carreira, o Exaltasamba fez regravações de canções que fizeram sucesso na voz de outros cantores. "A escolha das músicas para o nosso repertório foi muito bem estudada e regravamos o sucesso É no Pagode e Falando Segredo, ambas do Art Popular, Tô Dentro e Tô Fora, do Os Morenos, e também um sucesso da MPB, Bem Que Se Quis, gravada por Marisa Monte", conta Thiaguinho.

Grande parte das canções inéditas do novo trabalho é de autoria de Thiaguinho. Entre elas Viver sem Ti, Não Seria Justo, Caminho Sem Amor (com parceria de Cláudio Bonfim), Não Dá Mais (escrita com Pezinho e Carica), Para De Falar Tanta Besteira (ao lado do cantor Rodriguinho) e Aceita, Paixão (com Gabriel Barriga). "Eu não posso dizer que tenho um ou dois artistas para exemplificar quais as minhas influências, porque cresci escutando samba e acho que, em minhas letras, há um pouquinho de cada cantor do gênero", conta.

Além da participação do ex-vocalista do grupo Os Travessos, Rodriguinho em Para de Falar Tanta Besteira, o Padre Reginaldo Manzotti e o MC Catra também estiveram presentes.

Mas as surpresas da noite foram as participações da dupla Chitãozinho e Xororó e da cantora Mariana Rios, que dividiram o palco para comemorar as bodas de prata do grupo, cantando Minha Razão e Viver sem Ti respectivamente. O DVD tem previsão de lançamento em setembro de 2010, época que sairão em turnê para celebrar essa data com todos os fãs.

Fotos: Fábio Nunes e Sérgio Jeronymo


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Google Arts & Culture disponibiliza tour virtual e coleções digitais do acervo do Museu Nacional

Arte

Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro disponibiliza online seu acervo de pintura com mais de 400 itens

Arte

B3 cede obras de grandes nomes do movimento modernista ao MASP

Arte

Inhotim lança duas novas exposições virtuais no Google Arts & Culture

Arte

Google Arts&Culture disponibiliza obras do artista plástico e militante político Antonio Benetazzo; saiba mais!

Arte

Agora você pode visitar a exposição dos 20 anos de Harry Potter em uma plataforma online do Google; saiba mais!

Arte