Guia da Semana
Arte
Por Redação Guia da Semana

Bodas de Prata

O grupo Exaltasamba completa 25 anos de carreira, com a gravação de um DVD em São Paulo.

"No Pagode é!". Quem conhece o grupo Exaltasamba, já ouviu esse pequeno verso e saiu sambando ao longo da música. A banda possui fãs em todo o país e lota todos os espaços por onde se apresenta. Não por menos. O grupo completa 25 anos de carreira em 2010 e comemorou com a gravação do DVD Exalta 25 anos, no Estádio do Palmeiras, em São Paulo, no último 5 de junho. Nem o frio que fez na capital no dia da gravação desanimou as 35 mil pessoas que foram prestigiar a banda, que apresentou músicas inéditas, sucessos e também canções de outros artistas.

Em São Paulo mesmo!

Considerado um dos principais grupos de pagode dos anos 90, o Exalta formou-se em São Bernardo do Campo, São Paulo. Hoje, o grupo possui mais de dez discos no currículo e esse é o quarto DVD gravado, sendo referência para novos grupos que surgiram nos últimos anos. A formação atual conta com Péricles (banjo e vocal), Pinha (repique de mão), Thiaguinho (vocal e banjo), Brilhantina (cavaco) e Thell (tantã).

O cantor Chrigor fez parte do grupo até 2006, quando Thiaguinho assumiu os vocais, no lançamento do disco Alegrando a Massa. "Eu participei do FAMA (reality exibido na Rede Globo) e tive a oportunidade de conhecer o Exalta em um show que fui em São Paulo, logo depois da minha saída do programa. Em dezembro daquele ano, o Chrigor saiu e eles precisavam de alguém para cantar. Foi aí que me convidaram para fazer uma participação especial e, desde então, eu não saí mais", conta Thiaguinho.

Na época, o cantor tinha apenas 19 anos e disse que foi muito bem recebido pelos integrantes. "Eles me ajudaram muito musicalmente para aprender a fazer tudo e também tiveram muita paciência comigo, porque estava praticamente iniciando em minha carreira, enquanto eles tinham mais de 20 anos de estrada. O Pinha, por exemplo, é o integrante mais antigo do grupo. Está desde sua formação", ressalta.

Foto: Fabio Nunes/Sérgio Jeronymo
O vocalista Thiaguinho durante as gravações do DVD - Exalta 25 anos

"Temos muita história para contar, mas acho que a minha entrada foi um momento muito importante para o grupo, porque foi um divisor de águas e também uma renovação para a banda. Quando entrei, começou um novo capítulo para o Exalta".

Mesmo enraizados no samba, o grupo gosta de inovar e arriscar novos ritmos e instrumentos. "Sempre estamos evoluindo musicalmente e não temos medo de ousar. Somente não deixamos de lado a nossa raíz, ela sempre estará ali, fazendo parte de todos os trabalhos que realizamos", diz.

Momento único

A gravação do DVD contou com participações para lá de especiais. Regina Casé deu o ar da graça fazendo a apresentação do grupo, que subiu ao imenso palco junto com a Orquestra Bachiana, sob a regência do Maestro José Carlos Martins, que tocou algumas canções de sucesso da banda. A emoção de Thiaguinho ao ver aquele mar de gente foi imensa, a ponto de chorar de felicidade. "Gravar um DVD em um estádio de futebol é algo muito diferente de tudo o que já fizemos antes e é uma responsabilidade muito grande. Estamos muito felizes com isso e corremos bastante para que tudo saísse perfeito".

Além de gravarem sucessos da carreira, o Exaltasamba fez regravações de canções que fizeram sucesso na voz de outros cantores. "A escolha das músicas para o nosso repertório foi muito bem estudada e regravamos o sucesso É no Pagode e Falando Segredo, ambas do Art Popular, Tô Dentro e Tô Fora, do Os Morenos, e também um sucesso da MPB, Bem Que Se Quis, gravada por Marisa Monte", conta Thiaguinho.

Grande parte das canções inéditas do novo trabalho é de autoria de Thiaguinho. Entre elas Viver sem Ti, Não Seria Justo, Caminho Sem Amor (com parceria de Cláudio Bonfim), Não Dá Mais (escrita com Pezinho e Carica), Para De Falar Tanta Besteira (ao lado do cantor Rodriguinho) e Aceita, Paixão (com Gabriel Barriga). "Eu não posso dizer que tenho um ou dois artistas para exemplificar quais as minhas influências, porque cresci escutando samba e acho que, em minhas letras, há um pouquinho de cada cantor do gênero", conta.

Além da participação do ex-vocalista do grupo Os Travessos, Rodriguinho em Para de Falar Tanta Besteira, o Padre Reginaldo Manzotti e o MC Catra também estiveram presentes.

Mas as surpresas da noite foram as participações da dupla Chitãozinho e Xororó e da cantora Mariana Rios, que dividiram o palco para comemorar as bodas de prata do grupo, cantando Minha Razão e Viver sem Ti respectivamente. O DVD tem previsão de lançamento em setembro de 2010, época que sairão em turnê para celebrar essa data com todos os fãs.

Fotos: Fábio Nunes e Sérgio Jeronymo


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Conheça a 'Transe', plataforma digital que promove e conecta agentes das artes visuais no Brasil

Arte

Cirque du Soleil lança site especial durante a quarentena; saiba tudo!

Arte

15 museus brasileiros para visitar online

Arte

8 lives de galerias e museus para você curtir arte em casa

Arte

Curitiba recebe visita de museu egípcio itinerante; saiba mais!

Arte

Google Arts & Culture disponibiliza tour virtual e coleções digitais do acervo do Museu Nacional

Arte